3 Estratégias para melhorar a taxa de conversão do seu E-commerce

O aumento da taxa de conversão ainda é um grande dilema do comércio eletrônico. A Experian Hitwise em uma de suas pesquisas mostrou que a taxa de conversão no comércio online brasileiro é de apenas 1,65%. Entretanto, existem algumas medidas que podem ajudar. Nesse post trouxemos 3 passos para a melhoria das taxas de conversão em seu ecommerce.

 

Conhecer bem o consumidor

 

O primeiro passo para vender mais em sua loja virtual é conhecer muito bem o perfil do consumidor. Nesse sentido, se faz necessário usar as ferramentas de análise. O Google Analytics é uma boa sugestão. Através dele é possível saber de onde os usuários estão vindo (busca orgânica, redes sociais, links patrocinados, etc.), quanto tempo eles costumam navegar, quais os tipos de conteúdos mais procurados e a média de abandono das páginas.

 

Com essas e outras informações, é possível direcionar o trabalho de sua plataforma às necessidades e expectativas do público alvo. Uma ótima maneira de saber o que seu possível consumidor está buscando é dialogar diretamente com ele. Para isso pode-se usar formulários no próprio site ou enviá-los por e-mail.

 

Mas saiba que é necessário exercer uma abordagem simpática e sutil para não chatear o usuário. Também não tente obter todas as informações de uma só vez e ofereça opções de respostas. Analisar outros sites concorrentes, em que seu cliente costuma comprar, é outra boa maneira de analisar seu perfil.  

 

Marketing de conteúdo

 

A segunda dica é investir em conteúdos altamente relevantes e que agreguem valor à vida dos consumidores. A característica principal do Inbound Marketing é atrair a atenção dos clientes em potencial, ao invés de apenas tentar lhes vender algo. Pense nisso ao produzir e publicar conteúdos para seus clientes. Comece criando um blog e o associe a loja. Se possível, elabore o sistema dentro da própria plataforma, a fim de facilitar a vida dos usuários.

 

Blogs corporativos formam a quarta estratégia de marketing mais efetiva atualmente. O Content Marketing Institute afirma que 77% das empresas americanas e 63% das brasileiras usam o blog corporativo como estratégia de marketing. Então, faça bom uso dele e aumente as taxas de conversão de seu e-commerce, principalmente investindo em conteúdos que façam seus clientes se apaixonarem, e, consequentemente, comprarem mais de seus produtos.

 

Mas como fazer com que o cliente avance no processo de compra através do conteúdo? Que tal incluir ‘Call to Actions’ em seus posts para levar o visitante aos últimos lançamentos de sua loja? Escrever análises de produtos que expliquem como funcionam e como podem resolver os problemas do consumidor é outro método funcional. Essas são apenas algumas das formas, mas existem muitas outras táticas que podem ser utilizadas como ponte entre o conteúdo que você lança e os produtos de seu e-commerce.

 

E-mail Marketing

 

Esta estratégia não poderia faltar em nossa lista! O terceiro passo para aumentar as vendas em seu e-commerce é aplicar esta ferramenta de forma inteligente e profissional. O E-mail Marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação com o público, e entre as demais vantagens estão o baixo custo, o rápido retorno, o alcance amplo, as altas taxas de precisão e a oportunidade de mensurar os resultados. 

 

Mas é preciso que as empresas entendam que para a tática funcionar, é necessário ter uma lista qualificada de contatos. Ou seja, nada de listas compradas, spams e um arrolamento enorme de pessoas que não tenham um relacionamento desejado com seu negócio. 

 

Pode também, com base na dica anterior, oferecer conteúdos como ofertas na intenção de colher os dados dos leads em potencial. Pode ser um e-book, um vídeo, um infográfico, uma promoção exclusiva, enfim, algo que desperte o interesse na pessoa a ponto de lhe recompensar com seus dados. A última consideração sobre as campanhas de e-mail marketing, é que o bom senso seja posto em prática na hora de definir o cronograma de envios.

 

Então, prontos para executarem esses três passos em sua loja virtual? Aplique essas táticas e aumente as vendas em seu e-commerce! Não deixe de interagir com um comentário, e se precisar de ajuda, nossa equipe está disponível para lhe atender. Em breve retornaremos com mais dicas para alavancar ainda mais a sua loja virtual! Aguarde!

 

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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