Por que Segmentar a lista de E-mail Marketing da sua loja virtual

 

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais importantes para a comunicação da empresa com o cliente/público-alvo. Sua utilização com eficácia e objetividade contribui bastante na prospecção da marca e, em muitos casos, fortalece o relacionamento com o público. Dessa forma, é essencial também que a empresa saiba utilizar corretamente a ferramenta, como por exemplo, focar na segmentação da lista de e-mail.

 

Segmentar a lista consiste, basicamente, na escolha de conteúdo próprio a ser divulgado para um público específico. Caso a sua marca/empresa seja voltada a suplementos, é importante que o e-mail seja direcionado a interessados (esportistas, atletas, profissionais de educação física, etc.) no assunto, por exemplo.

 

Em geral, tente evitar o envio de e-mails de forma genérica ou padronizada, não pense que a generalização “economiza tempo e trabalho”, fique atento, segmentar faz com que você foque no público certo. A objetivação é sempre a melhor solução para divulgar e prospectar a imagem do seu negócio. Busque a personalização das mensagens, pense em temas que poderão, de fato, fazer a diferença para aquele público a ser atingido. Nas linhas abaixo, vão algumas dicas importantes que devem ser consideradas na segmentação da lista de e-mail marketing. Faça uso delas e veja a sua conversão almentar! 

 

Agrupar e Segmentar

 

Um dos primeiros passos para iniciar a segmentação da sua lista de contatos é avaliar características importantes do cliente/público e agrupar esse público, por exemplo, em listas específicas. Você pode inicialmente criar grupos classificados por idade, gênero, estado civil, formação, área profissional ou mesmo região demográfica. Com esses grupos, é também possível começar a direcionar as mensagens específicas para cada público, de acordo com a segmentação. Leve em consideração que campanhas de cremes hidrantes femininos ou até tipos de maquiagens serão melhor aproveitadas para mulheres.

 

Bom, novidades em acessórios masculinos ou roupas, de modo geral, são mais interessantes para os homens. Em uma lista com contatos de profissionais que atuam no setor de saúde (hospitais, clínicas, etc.), você pode direcionar e-mails com informações sobre profissão, cursos, produtos, feiras e demais dicas.

 

Para obter essas informações básicas (gênero, idade, profissão, etc.) mencionadas, as quais são úteis para estabelecer os agrupamentos, você pode observar os dados fornecidos pelos clientes no cadastro. Com esses dados, você estabelece o perfil de cada agrupamento e já começa a pincelar os interesses de cada um, por isso tenha um boa landing page

 

Fidelizar

 

O cliente realmente gosta de ser tratado como rei, isso é fato. Sinta-se privilegiado, caso consiga chamar a atenção dele, pois clientes felizes, de alguma forma, sempre voltam. Bom, se não retornam, ao menos, podem indicar a sua marca (essa é uma estratégia que deve ser levada em conta, a divulgação boca a boca).

 

Observe o comportamento do cliente, como quais itens adquiriu em campanhas anteriores. Bom, tente sempre demonstrar interesse em ajudá-lo com indicações, dicas especiais de produtos ou serviços que podem interessá-lo.

 

Uma das premissas básicas no processo de fidelização é personalizar a comunicação: dê oportunidade para que o cliente expresse a sua opinião. Fidelizar é cativar e mostrar ao seu cliente o quanto ele é importante para a marca.

 

Em resumo, o uso do recurso de fidelização precisa propor o fortalecimento da relação entre empresa e cliente. Bom, nesse contexto específico, é preciso demonstrar ao público a sua importância e, de certa forma, fazer com que ele se sinta, de fato, essencial e “querido”. Realize um atendimento personalizado e exclusivo.

 

Sobre a mensagem a ser divulgada, tente fugir do tradicional “arroz com feijão”, pense em temas interessantes e relevantes para o seu cliente, também invista numa comunicação criativa, leve, informal (sem excessos, com base no bom senso, claro!). Ah, outra coisa: evite o uso de linguagem robótica e extremamente formal.

 

Segmentar sempre

 

Na prática, a segmentação da lista de e-mail marketing deve ser encarada como uma atividade constante. Bom, talvez seja uma espécie de apuração e pesquisa frequente do público-alvo, com foco, sobretudo, nas preferências do seu cliente.

 

Saiba que, basicamente, há dois tipos de segmentação para listas de e-mail marketing. As divisões são feitas por dados (idade, gênero, etc) e também por comportamento (categoria mais específica, a qual leva em consideração a interação obtida com o cliente após o envio do e-mail marketing).

 

O ato de segmentar precisa ser aperfeiçoado, o que significa a aplicação de estratégias para conhecer melhor esse público-alvo. Você pode, por exemplo, criar ações ou promoções que façam com que o cliente preencha um formulário com mais informações pessoais e preferências (tipos de música, estilo de roupas, filmes, etc).

 

Dessa forma, faz-se necessário observar os retornos quanto às métricas e acessos às mensagens, como cliques, quais clientes abriram os e-mails, além de outras questões pertinentes. Com esses dados, fica mais fácil definir quais os clientes mais interessados no conteúdo divulgado. Neste caso, você pode definir os clientes potenciais, aqueles que podem estar mais interessados na sua marca e investir em conteúdo que pode realmente cativá-los, hein?

 

Dê uma olhada no nosso post de ferramentas de marketing e faça um trabalho mais detalhado sobre esses itens citados. 

 

Conteúdo relevante e segmentado

 

É extremamente redundante mencionar que um conteúdo atraente e objetivo pode fazer “mágicas” e aumentar a audiência e adesão ao seu produto ou marca. Aliado ao conteúdo bem elaborado e direcionado ao público correto, claro, as chances de sucesso do e-mail marketing são potencializadas, obviamente.

 

Entretanto, além de focar nessas questões citadas anteriormente, também é necessário ter em mente que a segmentação é um campo demasiadamente complexo. É óbvio que segmentar a sua lista de e-mail marketing requer trabalho, dedicação, dinamismo e, de certa forma, planejamento. Caso queira e seja possível, você pode disponibilizar profissionais, dedicados a essa tarefa. Todavia, um trabalho bem implementado é compensado com resultados que fazem a diferença para o seu negócio. Bom, o sucesso pode estar próximo, por acaso, você já pensou nessa possibilidade? Acesse nosso site e solicite a sua plataforma com E-mail Marketing!

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

Siga-nos também!

Assine nossa newsletter

Quer saber como fazer marketing de conteúdo?