Startups + Marketing de conteúdo: Uma dupla perfeita

O crescimento das Startups no Brasil e no mundo é inegável. A intenção de montar uma empresa pequena, com ideias fora dos grandes empreendimentos do mercado com o objetivo de trazer novas ideias de produtos, serviços e até mesmo maneiras de trabalhar são um chamariz para novos profissionais de qualquer setor.

 

Entre os maiores aliados no posicionamento de uma Startup é o Marketing de Conteúdo. Através de estratégias a curto, médio e longo prazo para a produção de conteúdos dos mais variados tipos – de infográficos a artigos de textos –, uma empresa pode conseguir o desejado crescimento.

 

Mas como utilizar o Marketing de Conteúdo de maneira satisfatória, a ponto de ajudar na divulgação e ampliamento de uma Startup? É o que vamos apresentar aqui.

 

As vantagens de marketing de conteúdo 

 

A principal vantagem do Marketing de Conteúdo em Startups é o custo-benefício. Enquanto empresas de grande ou mesmo pequeno porte se preocupam com campanhas de marketing completas para atrair o público-alvo, o Marketing de Conteúdo é mais conciso, apresentando o que uma Startup sabe e deseja fazer para seu público-alvo.

 

Outra vantagem é a praticidade com a qual os produtores de conteúdo podem testar novas técnicas de divulgação do material. Em sua forma mais básica, lida com a produção de textos, o que dá certa facilidade em apresentar novas maneiras de divulgar o conteúdo para os usuários.

 

Por fim, é uma das formas mais simples de captar e manter clientes, além de criar a viralização de sua Startup pela web. Quando o conteúdo é bem produzido e divulgado, os próprios clientes cumprem a tarefa de ampliar o alcance da empresa.

 

Mas para que todas estas vantagens sejam realmente sentidas, é preciso adaptar o conteúdo para sua proposta de negócio, pois não basta simplesmente produzir materiais com o mesmo viés de um amador ou um portal mais informativo; assim como sua empresa precisa de um diferencial para se destacar no mercado, o seu material precisa seguir a mesma linha.

Veja também mais algumas estratégias simples de Marketing de Conteúdo para o seu negócio.  

 

Conteúdo para startups

 

A produção de conteúdos para Startups normalmente se relaciona com os produtos e/ou serviços que ela oferece ao seu público-alvo. Mas o que chamará atenção para os mesmos, além da qualidade e da profundidade do conteúdo em si, são as maneiras nas quais eles são apresentados.

 

Vamos a um exemplo: suponhamos que uma das técnicas utilizadas na sua startup seja a gamificação na metodologia de trabalho. A gamificação consiste em utilizar conceitos de game design em ambientes fora dos mesmos, com progressões em nível de dificuldade crescente, recursos para ajudar na superação de obstáculos, recompensas, etc. O conteúdo poderia seguir na mesma linha, com dicas e recursos progressivos que dariam ao leitor a noção de estar em um game, ou ao menos aplicar o mesmo conceito em suas rotinas.

 

Outro fator que necessita de um diferencial no Marketing de Conteúdo, e isso é válido para qualquer tipo de empresa, é a plataforma onde ele será divulgado. Para Startups, os mais recomendados são redes sociais, com o chamado Social Commerce (baixe já o nosso E-book e descubra essa modalidade) cujas possibilidades de viralização são maiores; e-mail marketing, em que é possível manter um público fiel com conteúdos exclusivos ou em primeira mão; e blogs corporativos, onde a matriz do seu conteúdo será registrado para consulta quando os leitores desejarem.

 

Todas estas plataformas possuem lugares aonde Startups devem se adaptar para manter seu público ativo e interessado em suas propostas. Seguindo com o exemplo acima, a empresa poderia utilizar a gamificação como forma de engajamento nas redes sociais; com novos desafios e dicas no e-mail marketing; e por fim, como um “guia de jogo” nos blogs corporativos. Tudo vai depender da criatividade dos produtores de conteúdo.

 

Quando utilizar o marketing 

 

Assim como qualquer outra campanha publicitária, deve ser constante e seguir ciclos pré-determinados. Mas neste caso, nem sempre seguem abordagens ortodoxas de negócios, esses ciclos de produção podem não ser muito claros. O ideal para estes casos é um planejamento a curto, médio e longo prazo.

 

Durante o tempo de produção destes materiais, as estretégias poderiam focar nos detalhes que o projeto proporcionarão ao público-alvo, bem como prepará-los para o que está por vir. Outra saída seria mostrar as vantagens que estes projetos ofereciam ao público, com ele lançado ou não. A criação de expectativa, ou mesmo a curiosidade dos seus leitores, farão o resto.

 

Uma boa pesquisa de mercado e público também influenciará na maneira e na frequência de divulgação dos seus conteúdos. Lembre-se que ele carrega a ideologia da Startup, e seu único objetivo é captar a atenção e o retorno dos leitores. Com boa criatividade e direcionamento, o Marketing de Conteúdo será o seu maior aliado seu posicionamento.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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