O que esperar do Bitcoin no Brasil em 2015?

 

Apesar da incredulidade de muitos, a bitcoin (baixe o nosso ebook e descubra tudo sobre) é uma das mais notáveis criações dos últimos anos e deve permanecer por muito tempo na sociedade moderna. A base para essa afirmação se dá com o fato reunir duas coisas presentes e indispensáveis em nosso cotidiano: dinheiro e internet. A bitcoin é uma tecnologia inovadora que pretende beneficiar desde o cidadão comum aos grandes bancos, passando por todas as áreas de indústria e comércio, bem como qualquer setor em que seja possível realizar transações.

 

Surge a questão: será que o bitcoin irá mesmo se legitimar no Brasil? Nossa imprecisão econômica deixa dúvidas, mas o potencial do empreendedorismo nacional bem como o crescimento do marketing digital clareiam a visão de que, de fato, o bitcoin é uma boa forma de comprar e vender, em potencial. Abaixo temos dados que demonstram o quanto essa nova tecnologia está revolucionando o mercado nacional.  Não esqueça também as outras formas de pagamento do comércio online!

 

Mais lojas podem aceitar a moeda

 

É mesmo um número pouco expressivo do ponto de vista geral, mas levando em consideração ao tempo que o bitcoin foi criado (2009) e o quanto de resistência ainda existe diante dele, ultrapassar a primeira centena é uma vitória.

 

As transferências são semelhantes aos de reais, só que o valor se converte, através do próprio sistema, para a cotação da moeda digital (que ainda é limitado). Além do mais, têm-se a notícia que plataforma internacional PayPal, que gerencia o sistema de pagamento eletrônico, adotou a moeda virtual. A ferramenta chamada “PayPal Payment Hub” já está sendo utilizada e apresenta uma alternativa voltada para apenas para comercializar bens digitais.

 

Caixas Eletrônicos

 

No ano passado, foi divulgado que o primeiro caixa eletrônico de moeda digital da América Latina foi instalado em São Paulo. O modelo, parecido com uma máquina de doces, permite a transação de cédulas de real que são convertidas em bitcoins. O sistema, porém, não permite a conversão oposta, ou seja, de bitcoins para real. 

 

O novo canal para compra da moeda criptográfica é operado pelo Mercado Bitcoin, site brasileiro que administra o sistema de bitcoin. O caixa eletrônico custou cerca de 10.000 dólares, sendo encomendado à fabricante americana Lamassu. A companhia Coinverse instalou a máquina no Shopping Nações Unidas, Zona Sul da capital de São Paulo. O plano é instalar uma parecida no Rio de Janeiro e em todas as capitais brasileiras e da América do Sul.

 

O que esperar?

 

A Receita Federal conclui que a moeda deve ser tributada, mas os tributos não são nada virtuais. Para o governo o bitcoin é um ativo financeiro para fins tributários. Mas como forma de pagamento ainda é pouco relevante, por isso não ainda não se utilizam as regras do banco central. Olhando por outro ângulo, o bitcoin não tem características suficientes para ser uma moeda, por isso não pode ser considerado um concorrente direto da moeda real.

 

O cartão de crédito, criado na década de 1920, é considerado um grande avanço na história da economia. A criação demorou décadas para se estabilizar, mas passou a ser usado em todo o mundo. E isso numa época em que a informação não era tão rápida e precisa como hoje. Apesar das especulações, das fraudes e de golpes de hackers, o bitcoin cada vez mais ganha força no mundo. Não é preciso muita teoria para entender que daqui algum tempo, a moeda criptográfica será mais uma opção nacional de transações, sejam elas online ou físicas.

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

Siga-nos também!

Assine nossa newsletter

Quer saber como fazer marketing de conteúdo?