Planejamento: O ponto principal para montar um e-commerce

 

O e-commerce surgiu em 1970 com a finalidade de fazer transferência de valores entre pessoas e empresas. Mas foi depois da popularização da internet que este tipo de comércio ganhou força e ficou disponível para qualquer pessoa.

 

Tipos de E-Commerce

 

Primeiro é importante selecionar o tipo de e-commerce que se quer iniciar. Pois os tipos são variados. Tais como:

 

B2BBusiness to Business – comércio eletrônico feito entre empresas. Este comércio se desenvolve em três áreas: e-Marketplace: as empresas assumem o papel de comprador e vendedor com o objetivo de estabelecer laços comerciais entre si. e- Procurement: são plataformas eletrônicas especificas, têm por objetivo dar suporte ao abastecimento das organizações. e-Distribution: entregam as empresas com os seus distribuidores, filiais e representantes.

- B2C- Business to Consumer – a venda que uma loja faz diretamente para o seu cliente final.

 

 

- B2GBusiness to Government – é quando uma empresa vende para o governo.

 

- B2EBusiness to employee – é quando uma empresa faz a venda para os seus próprios funcionários.

 

 

C2C Consumer to Consumer – é quando um site serve de intermediário entre um cliente e outro.

 

- B2B2CBusiness to Business to Consumers – quando uma empresa faz negócio com outra empresa visando uma venda para um cliente final.

 

Cada tipo de e-commerce exige um perfil de público diferenciado. É preciso definir qual o público alvo que se quer atingir. Conhecer melhor os futuros clientes e pesquisar sobre o nicho de mercado potencial.

 

Desta forma a garantia do sucesso do empreendimento é mais certa. Conhecendo melhor os clientes, pesquisando o produto que se quer negociar. Aproveitando da melhor forma as oportunidades que o mercado pode oferecer.

 

Montando um E-Commerce

 

O primeiro ponto importante é o planejamento. De nada vale montar um comércio eletrônico sem antes pesquisar e planejar corretamente o que se deseja montar.  Se não for desta forma, o fracasso é certo.

 

Lembre-se que este post é apenas um resumo, para saber mais baixe o nosso e-book: "Quanto custa montar um e-commerce"!

 

Segundo passo importante é se criar um projeto. Analisar cuidadosamente o que se deseja montar, fazer um levantamento dos recursos que irá precisar. O quanto o projeto irá custar e o tempo que irá levar para ficar pronto. Tem que se pensar em tudo. Cada detalhe deve ser estudado minuciosamente. Caso contrário, o projeto se torna inviável.

 

Outro fator importante é definir o conceito. Principalmente quando se fala em lojas virtuais que se vendem artigos da moda. Um cliente que quer comprar uma roupa ou qualquer outro acessório, não pensa apenas no produto em si. Ele quer saber se o estilo da loja se adequa ao dele.

 

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é o nicho de mercado. Selecionar os produtos ideais. Não é muito eficiente vender de tudo um pouco. Busque se especializar em apenas um ou poucos produtos. As vantagens são inúmeras. Além de minimizar os custos da criação da loja virtual, da sua divulgação, a probabilidade de se ganhar clientes fiéis é muito maior.

 

Também se faz necessário criar uma plataforma de e-commerce, ou seja, um sistema de criação do site e da parte administrativa da loja. 

 

Utilize também ferramentas de marketing para uma boa divulgação!

 

Entre em contato com a S3Commerce e fale com um de nossos consultores para saber mais sobre a nossa plataforma!

 

Começando a lucrar

 

Ultimamente as pessoas têm cada vez menos tempo para disponibilizar. Cada vez mais é comum o uso da internet para resolver questões pessoais. Sejam elas quais forem. A comodidade que a internet oferece e as possibilidades são inúmeras. Com um cartão de crédito em mãos e apenas alguns clicks pode-se comprar de tudo o que se quiser.

 

Com essas mudanças cotidianas as empresas têm investido cada vez mais em lojas virtuais. No entanto, muitas empresas acabam não tendo o sucesso esperado e nem o lucro desejado com suas lojas online. O problema é óbvio, muitas empresas ainda não sabem como montar adequadamente um comércio eletrônico e não procuram profissionais especializados na área. Ele dará dicas importantes e solucionará problemas que leigos no assunto não saberiam.

 

Ser criativo também ajuda no sucesso do empreendimento. Crie promoções e estratégias que atraiam e façam o cliente se sentir especial. Respeitar os prazos de entrega e sempre manter um bom diálogo com os clientes.

 

A rapidez

 

As pessoas ultimamente levam uma vida bastante atribulada. São muitos compromissos, cargas de trabalho excessivas. O tempo que lhe são livres, normalmente são reservados para o lazer e o convívio familiar e com os amigos. É cada vez mais comum, não querer se perder tempo em filas de supermercado, casas lotéricas, compras. Principalmente nas compras de final de ano. Onde as lojas físicas lotam. É praticamente impossível circular livremente. Por estas e outras questões, muita gente vêm preferindo otimizar o seu tempo e comprar pela internet. É mais cômodo, mais rápido e também seguro.

 

Alguns podem reclamar e falar do frete que se paga para receber sua compra em casa, mas se formos calcular a nossa saída de casa, o deslocamento, o gasto com transporte, os perigos que as grandes cidades exercem. Fora o tempo que se leva pra ir e vir.  Comprar em casa pode ser sim um diferencial vantajoso. As opções são as mais diversas. O processo é rápido e o tempo que sobra poderá ser aproveitado para ler um livro, ir a praia, dormir até mais tarde. Cada um ao seu critério. Cada um a sua escolha. Lucra o consumidor, lucra o empreendedor.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

Siga-nos também!

Assine nossa newsletter

Quer saber como fazer marketing de conteúdo?