Como o Google Analytics pode ajudar a combater o abandono de carrinho

 

 

Quem atua no comércio eletrônico sabe como é gratificante ver que o cliente concluiu o seu processo de compra. Por isso, saiba um pouco mais sobre como o Google Analytics pode ajudar a sua loja virtual na hora do "finalizar compra".

 

Os motivos que levam os e-consumidores a abandonarem uma compra antes da finalização podem ser vários. Sejam os altos custos de frete, formulários complicados ou problemas com a acessibilidade do carrinho, isso vai depender da estrutura particular de cada e-commerce.

 

Ações de Reversão

 

Existem boas alternativas de ações para reverter essas desistências, geralmente através de e-mail marketing.  Isto pode demonstrar que sua loja está atenta ao cliente e estimula uma conversão imediata. É uma boa oferecer produtos parecidos ou cupons de desconto, frete zero, etc.   Isso vai depender de qual etapa seu cliente desistiu da compra. A boa notícia é que existe uma ótima ferramenta para isso – o Google Analytics.

Não esqueça de acomanhar também outras ferramentas de Marketing para o seu e-commerce

 

Veja essa lista com suas várias vantagens:

 

Preço

 

O programa é totalmente gratuito e pode ser usado por qualquer pessoa, basta que sua loja tenha um site ou blog.

 

Fácil de instalar

 

O processo de instalação é muito fácil – não demora mais que alguns minutos. Você faz o seu cadastro utilizando uma conta Gmail.

 

Relatórios

 

O Google Analytics fornece relatórios das estatísticas de acesso e é possível compartilhar com outras pessoas. Isso ajuda bastante a entender como está a recepção dos usuários em relação ao site e trabalhar esses números.

 

Interface Amigável

 

É fácil de usar e não precisa de nenhum curso para começar. As informações ficam muito bem dispostas em um visual limpo com tabelas.

 

 

Gráficos

 

É possível se gerar relatórios pré-definidos que agilizam o acesso a informações gerais – como a quantidade de visitantes e dados sobre fontes de tráfego. Relatório personalizados podem ser também gerados facilmente, através de filtros de dados,  para que as informações mais importantes sejam geradas para determinado departamento.

 

Campaign Tracking

 

Se você utiliza também o Google Adwords você pode mensurar o desempenho das suas campanhas. Basta inserir os parâmetros no link que irão fazer com que a ferramenta agrupe as visitas de acordo com cada campanha, tornando a análise mais rápida e precisa.

 

Metas

 

Metas são sempre fundamentais para o desempenho de qualquer e-commerce. No Google Analytics, você poderá monitorar mais a fundo os seus objetivos.  Essas metas variam de acordo com a demanda da sua empresa. Pode ser conversão de vendas, cliques em determinada área, produto e até mesmo volume de vendas.  Este recurso lhe auxiliará a criar uma análise mais precisa de ROI, identificar quais estratégias estão tendo sucesso e identificar os ajustes necessários para alcançar metas da sua loja.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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