Como comprar com segurança na Black Friday

 

Internautas do país inteiro aguardam com tamanha ansiedade cada edição anual da ''Black Friday'', um grande evento do e-commerce. O festival de ofertas teve sua origem nos Estados Unidos, que como o Brasil, realiza o evento sempre na última sexta-feira de novembro, após o Dia de Ação de Graças (que, inclusive, é mais festejado na terra do Tio Sam do que o Natal).

 

As lojas norte-americanas utilizam o evento para liquidar o estoque, enquanto as compras de Natal não chegam. Ah, e claro, o comércio quer lucrar! No Brasil, a Black Friday começou em 2010 e a cada ano apresenta índices atraentes, do ponto de vista das vendas registradas. 

 

Infelizmente, muitas vezes não se trata de um “caminho fácil” que resume apenas na sequência: escolher, comprar e esperar pelo produto. As dores de cabeça para o internauta, infelizmente, são reais e corriqueiras.  As “maquiagens de preços” existem mesmo.

 

Mas o que fazer para realizar o melhor negócio? Será que a empresa vai entregar o produto comprado? Como comprar com segurança? Confira algumas informações e dicas que podem te ajudar bastante durante a maratona pelo preço baixo.

 

Entretanto, mesmo em meio a reclamações por parte dos usuários e clima de incerteza quanto ao evento, conseguir a oferta dos sonhos não é impossível. Você pode sim comprar aquele item tão cobiçado por um preço baixo! Então, mãos à obra!

 

Maquiagem de preços

 

Durante a Black Friday, uma das grandes queixas dos usuários, além da instabilidade nos portais, é a chamada maquiagem de preços (quando um produto apresenta aumento dias antes do evento, para então ser aplicado o desconto).  O evento ganhou  até um apelido por aqui: Black Fraude.

 

De fato, o consumidor se sente enganado quando se depara com aumentos abusivos de um produto que ganha desconto de 70% na Black Friday, para simular uma redução de preço. Dessa forma, os internautas estão mais atentos a essa questão e os organizadores do evento usam cada vez mais ferramentas para barrar ofertas maquiadas.

 

É sempre bom ter cautela e evitar também comprar por impulso. Comparar os preços antes do evento também é uma boa alternativa. Segundo especialistas, o consumidor precisa comparar os preços nas lojas dias antes do Black Friday, para ter uma noção se o negócio será vantajoso.

 

“Confesso que fiquei bem desapontada com a Black Friday na primeira vez que participei, mas nas edições seguintes tive mais cuidado, pesquisei muito antes de comprar e observei bem os preços durante alguns dias antes do evento”, afirma a assistente social Luana Silva.

 

Pesquisa e Planejamento

 

Como mencionado antes, o usuário que não faz uma comparação, obviamente, possui bem mais chance em ter complicações e dores de cabeça durante a Black Friday, se comparado ao usuário “planejador” e “obejtivo”.  Pesquisar e planejar podem deixar a sua experiência de compras menos exaustiva. Algumas regras ajudam muito a planejar sua jornada de ofertas:

 

- Não deixe de acompanhar os preços do produto ao longo dos dias que antecedem a Black Friday.

 

- Compare preços verificados e anote as lojas que pretende pesquisar durante a maratona  de ofertas.

 

- Faça uma pesquisa básica sobre indices de reclamações em relação a determinada empresa não apenas em relação ao período que ocorre a Black Friday, mas nos períodos recentes também. Isso ajuda a filtrar melhor as opções de lojas. Você pode considerar por buscar produtos nos sites com menos reclamações.

 

- Cadastre seu e-mail nos sites participantes para receber informações antecipadas sobre o evento. Algumas lojas oferecem informações bastante úteis. Sem falar que, o site oficial da Black Friday também pode fornecer a você outras orientações

 

“Hoje eu me preparo melhor para a Black Friday. Faço um cronograma mesmo. Separo o que quero comprar e me programo para realizar a compra nos horários fora do pico. Também me cadastro nos sites para receber informações das empresas. Dos e-mails que me mandam, existem temas que são aproveitáveis, sim”, afirma Luana Silva.

 

Os melhores horários para comprar

 

Teoricamente, os horários de mais acessos aos principais sites ocorrem entre 0h e 2h, em tese, os períodos iniciais do evento. Imagine uma multidão afoita que entra em combate munida apenas de um computador e mouse? Uma verdadeira loucura, não é?

 

Bom, a partir de 12h às 14h, o horário do almoço na maior parte das empresas, os acessos também são bem intensos e normalmente chegam a causar instabilidade nas páginas das principais empresas de comércio virtual. Não custa lembrar que a calma e a paciência são sempre recomendáveis nesse periodo.

 

Para ter menos dor de cabeça durante a maratona de promoções, os especialistas sugerem que os internautas acessem os sites fora desses horários de pico, “ Em 2013, eu consegui comprar um iPhone por volta de 5h a 6h da manhã. Até me surpreendi, achei que a página fosse cair. Estava lenta, mas deu para finalizar a compra”, diz Luana Silva.

 

Vale ressaltar também a importância em manter o seu computador, tanto em termos de conexão, como antivirus e navegadores, devidamente atualizados.

 

A vendedora Raissa Teixeira afirma que na edição de 2013, o antivirus bloqueou diversos sites e o acesso foi quase comprometido. “Eu entrei em desespero, precisava muito comprar um notebook naquele dia. A única solução foi acessar os sites no trabalho, durante o almoço. Demorou muito, mas consegui”, afima.

 

Está preparado?

 

Todas as dicas apresentadas podem ser aliadas do internauta para economizar durante um dos eventos mais importantes do e-commerce. Muitas vezes, a falta de informação e, de certa forma, preparo, podem comprometer as compras.

 

Procure se informar, por exemplo, sobre quais são as empresas credenciadas para participar da Black Friday. Consulte também as regras para trocas e devoluções estabelecidas pelas empresas participantes. Não custa nada se prevenir.

 

Tenha em mente que se a empresa agir incorretamente você tem seus direitos plenamente garantidos pelo Código do Consumidor, por isso, guarde todos os e-mails e comprovantes de compras e até mesmo, se quiser, pode dar um print na tela após a compra.   Se houver alguma complicação com a sua compra, entre em contato com o site ou até mesmo com o Procon.

 

Saiba os seus direitos.  Bom, as regras não são impossíveis de serem seguidas, até são bastante simples. Portanto, três mantras a seguir: planejamento, cautela e paciência. Boas compras.

 

Para ter ainda uma melhor compra, leia nossos post sobre: 

 

''As principais fraudes do E-commerce" & "Meios de pagamento, qual escolher?" 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

Siga-nos também!

Assine nossa newsletter

Quer saber como fazer marketing de conteúdo?