Métricas financeiras que toda Startup deve acompanhar de perto

 

Abrir uma empresa é um desafio estimulante para qualquer empreendedor, por mais experiente que ele seja. Tirar um projeto inovador do papel para o plano físico, não é algo tão fácil e simples, há muitas coisas em jogo além do sonho, criatividade e perspectiva que tudo dará certo. É preciso saber investir bem para que sua startup tenha futuro.

 

Entre os anos de 1996 e 2001 houve a chamada “bolha da internet”, quando várias empresas ”ponto.com” estavam aparecendo e fazendo milhões, porém não tinham raiz nem estrutura para se manterem em pé, e na primeira quebra da bolsa, elas quebraram também. Isso por que não sabiam sobre alguns erros, fique por dentro de alguns erros do e-commerce. Se você está abrindo ou já lançou uma empresa na internet e está começando a caminhar, saiba que hoje as coisas mudaram bastante em relação aquela época, porém os cuidados com sua empresa devem ser até maiores, principalmente em relação as finanças de sua startup.

 

 

Todo mundo sabe que uma startup de sucesso, não anda com as próprias pernas de um dia para o outro, ainda que ela tenha sido criada ontem e já esteja dando lucro. É preciso amadurecimento e isso é valido para todos os departamentos dessa empresa, inclusive o financeiro. Dê uma olhada em como métricas financeiras podem medir a saúde de sua empresa e dar uma projeção segura e válida, além de corrigir pequenos ´´ruídos`` que você ainda não percebeu.

 

O que são métricas financeiras

 

Toda empresa, por menor que seja, precisa ter medidores que estejam sempre avaliando como ela tem andado e se tem condições de encarar um futuro promissor ou não. As Métricas financeiras nada mais são que o saldo existente, os débitos necessários, o lucro esperado, o faturamento, a liquidez, ou seja, a projeção para o futuro.

 

As métricas financeiras são uma ótima forma de você analisar o quanto sua empresa tem de chances de sobreviver aos percalços do mercado financeiro brasileiro, que é um dos mais instáveis e desacreditados, e esses dois motivos, já são mais do que importantes, para você ficar esperto em manter sua empresa bem e se ela estiver mal, agir o quanto antes em prol de sua permanência no mercado.

 

O animador das métricas financeiras, é que elas não exigem que você faça planilhas gigantescas e confusas,(para qualquer leigo em contabilidade) com um monte de cálculos complexos. Elas fazem parte de um relatório de pesquisa, que pode sim ter  cálculos envolvidos, mas em sua conclusão apenas dados estatísticos com porcentagem e conteúdo para exemplificar como vai sua startup.

 

Lucro e faturamento

 

Toda empresa começa só com um foco: Lucro! Mas não é fácil obter lucro logo de cara, é preciso ter sangue frio e ter um bom planejamento de vendas para começar a ver a cor do dinheiro. Veja algumas dicas de vendas bem simples e que podem fazer o dinheiro chegar mais rápido:

 

#1 -  Nunca coloque o preço muito baixo de seus produtos, pois todo mundo já tem em mente que o muito barato não presta! Se quiser fazer seus produtos e serviços venderem rapidamente, ainda mais no começo da empresa, faça uso de promoções especiais ou ofereça algo gratuito por um dia;

 

#2 - Esteja ligado nos períodos sazonais como dia das mães, dos namorados, Natal e o novíssimo Black Friday, pois são momentos que você pode vender e lucrar muito mais;

 

#3  - Foque em seus clientes, como satisfazê-los e mantê-los. Um cliente fiel permanece contigo e fala muito bem de sua empresa, sendo um propagandista gratuito e muito mais eficiente do que qualquer estratégia de marketing caríssima.

 

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O faturamento é aquilo que você vende e quanto essas vendas tem trazido pra sua empresa. O ideal é que o faturamento esteja sempre acima do que está saindo da empresa, ou seja, o quanto você tem investido em aluguel, pessoal, manutenção, compra de matéria prima ou produtos para revenda entre outros custos. 

 

Burn Rate

 

Se sua empresa gastou R$10.000,00 e seu retorno foi de apenas 6 mil, seu burn rate ou melhor, saldo negativo, é de 4 mil reais e isso não é bom. Uma empresa que já começa assim não tem uma projeção muito grande dentro de 1 ano. No Brasil, a maior parte das empresas tem uma média de 2 anos para começar a dar lucro, então se a ideia é ganhar dinheiro, primeiro gaste o menos possível, para que o que vir seja visto como saldo positivo antes de chegar a ser lucro.

 

Dívidas

 

As dívidas sempre chegam, quando gastamos mais do que podemos pagar ou ter. Pedir empréstimos bancários é um grande perigo, quando a empresa é pequena ou muito jovem. Procure se manter pequeno mas com as contas em dia, poupando mais do que injetando dinheiro, pois assim sua empresa irá ter tempo de amadurecer e crescer bem sem dívidas e dores de cabeça.

 

Quanto custa um cliente

 

Aí está um cálculo que muitas empresas não se preocupam muito. O custo por cliente é importante, pois é por ele que você mede o quanto está gastando com publicidade ou SEO por exemplo, para captar novos clientes, se essas estratégias estão sendo eficientes ou não.

 

Para esse cálculo, basta somar o quanto você tem investido em publicidade, marketing de conteúdo, call center por exemplo e depois dividir o número de clientes convertidos em compra de produtos e serviços de sua empresa. Para você ter um exemplo simples, se você investiu 5000 reais em marketing e obteve 100 novos clientes, logo seu custo por cliente é de 500 reais.

 

Esse cálculo irá influenciar diretamente em sua margem de lucro, por isso esteja sempre atento a novas ferramentas e estratégias de marketing do mercado, pois muitas são gratuitas e geram muitos clientes para seu negócio, aumentando seus lucros e diminuindo seus gastos.

 

Liquidez

 

Um futuro promissor pra você! Depois de tudo isso, chega o momento mais esperado: e agora, será que com todos os números da minha empresa, ela tem chance de sobreviver digamos, uns 10 anos? Se ela não tem nem 5 e já está atolada em dívidas, possivelmente esse futuro é um pouco complicado de se alcançar, porém não é impossível.

 

Com ajustes e ajuda de uma boa consultoria, você consegue fazer sua empresa ganhar um novo fôlego e se manter no mercado, ficando forte e crescendo bem para oferecer o melhor para seus clientes. Esteja sempre em busca de novidades e aprendizado e para obter dicas para seu negócio fluir melhor.      

 

Busque sempre novidades para atriar clientes, leia mais em: Atraindo novos clientes ao seu e-commerce.

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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