7 motivos importantes para você investir em Social Commerce

 

O comércio via mídias sociais, ou o Social Commerce, é uma forma de comercializar produtos e serviços via plataformas digitais como Facebook, Instagram, Youtube e outras redes. A grande vantagem dessa modalidade é concentrar em um único espaço as informações sobre o produto, as opiniões de outros usuários sobre ele e o canal de vendas. A modalidade deve ser elaborada pensando nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda. O E-commerce possui várias ferramentas para expandir sua influência pela web.

 

Com o crescimento de usuários ativos nas compras online, e com o apoio de redes sociais como o Twitter e Facebook para filtrar quais redes são as melhores, um tipo especial de investimento passou a ser visado pelas empresas de comércio virtual: o Social commerce.

 

As novas táticas para conquistar o público cresceram numa importância suficiente para que os investidores saibam como agir dentro das redes sociais. Caso ainda tenha dúvidas quanto a isso, veja alguns motivos para mudar de ideia quanto ao social commerce.

 

O importante é estar atento às regras de promoções de cada plataforma. O Facebook é reconhecido por ter uma política super-rigorosa para promoções. Não é permitido usar as funcionalidades do Facebook como um mecanismo de registro ou entrada na promoção. O ato de curtir uma página ou dar check-in em um local não pode registrar automaticamente o participante. As promoções devem ser realizadas em aplicativos, por meio das abas. É importante observar essas regras por que a Fan Page pode ser até mesmo penalizada – tendo o número de fãs cancelados, por exemplo – caso elas não sejam cumpridas.

 

Conheça o perfil dos clientes

 

O Social Commerce é uma excelente maneira de pesquisa e avaliação do perfil ideal de seus clientes. Uma vez que a troca é benéfica para ambas as partes (facilidade oferecida pela marca informações fornecidas pelo cliente), os profissionais podem avaliar com maior exatidão como chegar ao público com mais eficácia. Entretanto, assim como toda campanha de marketing virtual – e marketing em geral –, é preciso planejamento e cautela, para que os recursos oferecidos acabem por atrapalhar o processo de avaliação do que auxiliar.

 

Marketing Digital

 

O investimento em redes sociais como ferramenta de captação e fidelização de novos clientes ainda é muito recente no Brasil, e poucas empresas a realizam de fato. Essa é uma oportunidade de ouro para novos empreendedores, que podem investir no Social Commerce de maneiras inovadoras, e se tornar uma referência e diferencial no mercado tanto para os clientes como para concorrência.

 

Melhore o atendimento

 

Redes Sociais como Facebook e Twitter se tornaram palcos e plataformas de comunicação diretas entre o público e as empresas. E as marcas que têm se destacado no mercado são justamente as que fazem bom uso das mídias digitais. O Social Commerce entra nessa iniciativa como uma ferramenta para personalizar o atendimento ao consumidor antes, durante e após o processo de compra, já que é possível entregar um serviço personalizado para o cliente.

 

Melhor avaliação de resultados

 
 

O Social Commerce permite uma análise melhor dos resultados de sua marca na web. Isso é possível porque suas práticas não avaliam apenas as vendas da empresa, mas sua reputação dentro das redes sociais, criando um cenário mais verossímil e além dos gráficos e tabelas. Mas vale ressaltar: saber a popularidade de sua marca não invalida os números. Eles o complementam. E afinal, até mesmo a reputação pode ser vista em gráficos.

 

Criação de Parcerias e Colaboradores

 

A popularidade da marca nas redes sociais oferece benefícios além dos clientes. Com sua importância em evidências nas redes, é possível chamar atenção de parceiros e colaboradores para ajudar na expansão de seus negócios. Mas tenha cuidado: da mesma forma que muitos colaboradores em potencial podem oferecer vantagens – assim como você também deve oferecer a eles, outros podem apenas se aproveitar de sua popularidade. Em ambos os casos, faça uma boa pesquisa e avalie bem as propostas.

 

Redes Sociais como fonte primária de informações

 

As redes sociais são um canal excelente para viralização de notícias e informações oferecidas por sua marca. Sites e blogs são importantes e seus investimentos valem a pena, mas sua eficácia real é comprovada através do bom uso das mídias digitais. Logo, oferecer conteúdo de qualidade, relevante e condizente com os gostos e anseios do público é fundamental para um bom Social Commerce.

 

Estabeleça um contato humano entre empresa e cliente

 

Há anos que os empresários e marketeiros procuram formas de se tornarem mais próximos do seu público, criando relações mais próximas e individuais. Com todos os motivos listados acima, agora é possível estabelecer contatos mais humanos e pessoais com os clientes, sem invadir sua privacidade, e ao mesmo tempo saber seus gostos e particularidades com o objetivo de oferecer melhores serviços. E assim como os melhores relacionamentos, clientes e marcas estabelecem bons contatos construindo-os com o passar do tempo.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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