Cupons de desconto: Sua real importância no ecommerce

 

Não é nenhum mistério que o ecommerce brasileiro tem crescido em vendas e importância nos últimos anos, e isso se deve as boas práticas das novas e velhas empresas que estão explorando o novo mercado com mais confiança, agora que conhecem melhor os meios virtuais. E cada vez mais surgem iniciativas para incentivar o público a realizar compras virtuais. Uma delas é o uso de cupons de desconto.

 

No comércio tradicional, é comum tanto para os clientes conseguir aquele “descontinho”, para facilitar suas compras e aumentar as chances de voltar a loja para compras futuras, como para as empresas oferecer as ocasionais promoções, pelos mais diversos motivos: datas comemorativas, queima de estoque, lançamentos, etc. Mas no comércio virtual, com suas novas dinâmicas, os cupons de desconto conseguem agradar a ambos os lados de maneira muito funcional. Veja mais sobre o assunto no nosso post : Como atrair clientes para a sua loja virtual.

 

Como funcionam os Cupons de Desconto?

 

Os Cupons de desconto se mostram eficazes por oferecer vantagens simples para os consumidores sem prejudicar os ganhos da empresa, com descontos em produtos e serviços por um tempo limitado ou permanente, dependendo da forma como ele funciona. As porcentagens de desconto podem variar entre 5% até 50%, de acordo com o produto e o objetivo da promoção.

 

Os cupons de desconto existem no comércio tradicional, mas são poucos utilizados em comparação com o ecommerce. Nos meios virtuais, eles existem de duas formas: através de parcerias entre lojas e sites especializados em cupons, que oferecem periodicamente para qualquer usuário com algumas restrições; ou oferecidos pelas próprias lojas, através de códigos especiais, os vouchers. Mais abaixo, mostramos algumas maneiras de utilizar os cupons de desconto.

 

Quais as Vantagens dos Cupons de Desconto?

 

Apesar de ser um risco no sentido financeiro caso não seja utilizado adequadamente, os cupons de desconto oferecem várias vantagens para os empreendedores no ecommerce, a começar pela oportunidade de captação de novos clientes.

 

Para tanto, uma pesquisa de público é fundamental para saber quantos clientes em potencial podem escolher sua loja como preferência, e direcionar os cupons especialmente para eles, mas sem excluir os clientes já fiéis. Com a possibilidade das compras entrarem no orçamento graças aos descontos, é possível fidelizar novos clientes em sua loja virtual.

 

Outra vantagem para o ecommerce quanto ao uso dos cupons de desconto são nas possibilidades de divulgação de sua marca pelas redes sociais. Promoções são uma das maneiras mais rápidas de divulgação de lojas virtuais, e se bem organizadas e administradas, conseguem angariar novos públicos a longo prazo, e o melhor, sem custos elevados em Marketing, uma vez que não precisarão necessariamente gastar com propaganda.

 

Por fim, a facilidade dos usuários em utilizar os cupons de desconto é outro grande benefício para os donos de lojas virtuais. Além dos exemplos citados acima, outras maneiras interessantes de oferecer cupons de desconto para seus usuários são através de aplicativos para tablets e smartphones (um mercado em enorme crescimento) e gincanas especiais. Confira abaixo mais maneiras de utilizar os cupons.

 

Como Utilizar os Cupons de Desconto?

 

Sazonais – Cupons de desconto podem ser oferecidos em períodos sazonais, como datas comemorativas gerais (dia dos pais, mães, namorados, crianças...), ou por nicho, de acordo com seu mercado (dia da toalha para o público geek/nerd, dia do livro para amantes de literatura, aniversário de celebridades e figuras importantes...). Isso é uma maneira de se comunicar com seu público, mostrando que você conhece mais sobre o mercado e os gostos deles.

 

Parcerias – Sites, blogs e outras lojas parcerias podem oferecer seu público para as lojas virtuais através dos cupons de desconto. Eles também podem ser sazonais, mas o ideal é que ele ofereça benefícios tanto para a loja virtual (aumento de clientes) como para os parceiros (aumento de público visitante).

 

Ticket Médio – Esses são cupons de desconto regulares, tais como os vale-presentes. Eles oferecem valores menores na compra final a partir de determinados valores (por exemplo, 10% de desconto para compras acima de R$ 100,00). Os tickets médios podem ser utilizados como incentivo para que os clientes gastem mais em sua loja virtual, oferecendo a chance de descontos desde que comprem tudo em seu ecommerce. De preferência, garanta que sua loja tenha tudo, ou quase tudo, que o cliente precise, assim você garante a preferência do mesmo a curto e longo prazo.

 

Vouchers – Este é um tipo especial de cupom de desconto. Na verdade, ele funciona mais como um comprovante, que o usuário utiliza através de códigos nas lojas virtuais para garantir o seu desconto nos produtos. Vouchers são mais dinâmicos, pois oferecem descontos de acordo com o comprador e dentro dos limites do ecommerce, servindo ao máximo como via de mão dupla para comerciantes e consumidores. Além disso, os vouchers podem ser combinados com todos os demais usos acima, fazendo com que o público procure de maneira divertida os descontos e conhecer mais sobre sua marca.

 

As possibilidades de uso dos cupons de desconto dependem unicamente de sua criatividade. Criar novas formas de interagir com seu público não só oferecendo descontos, mas criando novos vínculos através deles, é crucial para garantir o sucesso do seu ecommerce. Personalize o uso de seus cupons, variando entre os tipos citados acima, e crie os seus próprios, sempre visando a satisfação do público e o crescimento de sua empresa. No final, mesmo com pequenas reduções de lucro, você garantirá um futuro mais rentável para sua empresa, tanto nas finanças como na popularidade.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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