As 5 maneiras mais eficientes de direcionar o tráfego para sua loja virtual

As 5 maneiras mais eficientes de direcionar o tráfego para sua loja virtual

 

O sucesso do seu e-commerce depende diretamente da quantidade de tráfego que você consegue direcionar para seu endereço. Este capítulo, porém, não pode ser aprendido em poucas lições: você irá entender apenas na prática aquilo que funciona melhor para o seu caso. Mas se você está começando, separamos aqui as 5 melhores maneiras gerais de direcionar o tráfego que você precisa para alcançar o sucesso.


Não podemos esquecer que cada segmento ou nicho terá estratégias diferentes ou até mesmo parecidas para conseguir mais tráfego para seu e-commerce.



O tráfego é um dos pontos mais importantes no negócio online sem ele você não consegue vender, e gerar tráfego qualificado é ainda mais difícil e necessário, sua audiência online é o pulmão do seu e-commerce, o trabalho é feito dia a dia, passo a passo e atraindo a cada dia mais visitantes para sua loja virtual.

Aprenda, utilize e invista em SEO



SEO (Search Engine Optimization) é a otimização do seu site para que ele seja encontrado de maneira mais fácil pelos internautas através dos buscadores. Mais do que saber o que é esta sigla, você precisa saber como ela funciona e o que pode lhe oferecer. Quando falamos em lojas virtuais, esta sigla é ainda mais importante porque é principalmente através dos buscadores que seus clientes conseguirão chegar até sua loja e seus produtos. Depois de entender e praticar os principais conceitos e técnicas de SEO você pode ir mais além, contratando um profissional que será responsável por melhorar sua colocação no ranking dos buscadores.

Algumas das técnicas de SEO são bastante técnicas e demandam algum tempo para serem implementadas e é sua plataforma que irá definir e determinar qual o nível de implementação de SEO que será necessária para seu e-commecerce. 

Invista nos buscadores

 

Se sua loja é nova, levará um tempo até ela ganhar destaque nos buscadores. Se você precisa de um tráfego rápido para alavancar seu e-commerce em um pequeno espaço de tempo, pode apostar em investir em Adwords e Facebook Ads. O investimento pode variar de acordo com sua necessidade, abrangendo desde grandes valores até pequenas quantias.

 

Fazer uso de links patrocinados como a ferramenta Google AdWords pode aumentar com rapidez o número de visitas à sua loja. É bastante vantajoso contar com um destaque a mais para sua loja nos motores de busca.



Os links patrocinados tem ganhado mais visibilidade nos motores de busca e a tendência é que esses links passem a ficar menos desapercebidos pelo público, sendo assim uma ótima escolha tanto pelo preço dos anúncios e das palavras-chave quanto pelo impacto sobre os clientes. 

 

Veja mais sobre links patrocionados no nosso post 10 termos técnicos que envolvem eCommerce que você precisa dominar.

 

Outro ponto a ser abordado, ao se falar em buscas, é a possibilidade de sua marca aparecer entre os buscadores de preço como o Buscapé, Bondfaro, Muccashop, ZaionShop, Google Shopping e muitos outros espalhados na internet. Clientes costumam realizar pesquisas comparativas com frequência e naturalmente se animam com preços menores.


Uma boa referência sobre este fenômeno é o e-book escrito por Jim Lecinski em 2011, ZMOT (O momento zero da verdade) aponta que 70% dos americanos dizem ler análises de produtos antes de fazer uma compra. E você faz algum tipo de comparação antes de comprar?


Caso tenha interesse conseguirá baixar o e-book em nossos materiais clicando aqui.



Leia mais sobre Buscapé no nosso post: Buscapé, uma boa dica para aumentar minhas vendas

 

Aposte em e-mail marketing

 

Um dos maiores patrimônios de uma loja virtual é seu mailing – cadastro de e-mails de clientes e prospectos. Com esses nomes em mãos você pode lembra-los da existência de sua loja através de e-mail marketing, uma poderosa ferramenta. Como conseguir este mailing? Apesar de muitas empresas comercializarem este tipo de informação, ela nem sempre irá ter o efeito que você espera. Isto porque um mailing conseguido no dia a dia, feito de clientes e de pessoas que estão realmente interessadas no seu produto é a melhor maneira de conseguir um bom resultado com o e-mail marketing – pois diz respeito a um público qualificado. Tenha em sua loja um espaço para coletar os e-mails de seus clientes e prospectos. Tenha paciência. Quanto mais tempo de atuação tiver sua loja, maior será seu mailing e melhor será o efeito sobre o tráfego causado pelo envio de e-mail marketing.

 

Criar uma Newsletter pode ser um caminho interessante para gerar um tráfego para sua loja. Ao invés de um e-mail marketing simples, que gira em torno de ofertas e promoções, a Newsletter tem um conteúdo informativo, geralmente dentro do interesse do seu público e relativo com sua área de atuação. É uma maneira de tornar sua empresa parte do cotidiano do cliente de uma maneira interessante e pouco apelativa – mas que também gera tráfego. Quando bem realizada, a Newsletter ainda tem o poder de melhorar o conceito da sua marca, garantindo um trabalho que se estende a médio e longo prazo.

Conteúdo


O conteúdo será o responsável por posicioná-lo nas buscas orgânicas ele será o maior responsável por gerar sua demanda porém isto não será suficiente se você não criar motivos para as pessoas voltarem e interagir com o site ou criar meios de fidelizar o cliente ou fazer com ele tenha interesse sempre de interagir em sua loja virtual, não esqueça vender é relacionar e neste momento é que entra o conceito de “comércio social”.



Uma loja virtual deve conter descrições de produtos completas e suas imagens tem que serem bem trabalhadas para melhor visualização do seu produto, para que as minimize todas as dúvidas dos clientes ao acessar sua loja e lhes deem maior poder de decisão na hora da compra.



Além disso, ter um espaço para responder às perguntas frequentes dos clientes, deixar os comentários dos consumidores visível na página de produto podendo usar por exemplo facebook comments está é uma das características mais importantes em sua página de produto, disponibilizando não somente descrição dos seus produtos como opiniões seja elas positivas ou negativas pois este é o modelo atual de comportamento dos consumidores da internet. isto faz com que o seu e-commerce seja, além de uma loja virtual, uma fonte de informação e referência na internet.



Poderá também conferir um de nossos posts que retrata sobre este assunto na integra em: como atrair clientes para sua loja virtual?

Integração com redes sociais

 

As redes sociais possuem um papel importante atualmente quando falamos em geração de tráfego. Elas conseguem inserir sua loja virtual na rotina de seus clientes e prospectos de uma maneira fácil e sutil, sem tornar esta relação forçada. É importante que nesta rede social haja um conteúdo de interesse do seu público – e não apenas um apelo comercial. Postagens promocionais em excesso podem ter o efeito inverso, causando um incômodo em seu cliente e uma consequente antipatia por sua loja.

 

Como você pode ver, não existe uma receita única e infalível para aumentar o tráfego de sua loja virtual. O ideal é investir nas várias soluções disponíveis e usar a criatividade para pensar em tantas outras opções. A experiência irá mostrar qual é a melhor estratégia de acordo com seu público e o seu mercado. Seu papel, como empreendedor, é ter o feeling necessário para reconhecer as oportunidades que irão surgir e as melhores maneiras de aproveitá-las.



Existe um post que indicamos a leitura para complementar ainda mais sobre este tópico: 10 funcionalidades essenciais para o sucesso do seu e-commerce.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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