O sucesso do seu e-commerce depende diretamente da quantidade de tráfego que você consegue direcionar para seu endereço. Este capítulo, porém, não pode ser aprendido em poucas lições: você irá entender apenas na prática aquilo que funciona melhor para o seu caso. Mas se você está começando, separamos aqui as 5 melhores maneiras gerais de direcionar o tráfego que você precisa para alcançar o sucesso.
Aprenda, utilize e invista em SEO
Invista nos buscadores
Se sua loja é nova, levará um tempo até ela ganhar destaque nos buscadores. Se você precisa de um tráfego rápido para alavancar seu e-commerce em um pequeno espaço de tempo, pode apostar em investir em Adwords e Facebook Ads. O investimento pode variar de acordo com sua necessidade, abrangendo desde grandes valores até pequenas quantias.
Fazer uso de links patrocinados como a ferramenta Google AdWords pode aumentar com rapidez o número de visitas à sua loja. É bastante vantajoso contar com um destaque a mais para sua loja nos motores de busca.
Veja mais sobre links patrocionados no nosso post 10 termos técnicos que envolvem eCommerce que você precisa dominar.
Outro ponto a ser abordado, ao se falar em buscas, é a possibilidade de sua marca aparecer entre os buscadores de preço como o Buscapé, Bondfaro, Muccashop, ZaionShop, Google Shopping e muitos outros espalhados na internet. Clientes costumam realizar pesquisas comparativas com frequência e naturalmente se animam com preços menores.
Aposte em e-mail marketing
Um dos maiores patrimônios de uma loja virtual é seu mailing – cadastro de e-mails de clientes e prospectos. Com esses nomes em mãos você pode lembra-los da existência de sua loja através de e-mail marketing, uma poderosa ferramenta. Como conseguir este mailing? Apesar de muitas empresas comercializarem este tipo de informação, ela nem sempre irá ter o efeito que você espera. Isto porque um mailing conseguido no dia a dia, feito de clientes e de pessoas que estão realmente interessadas no seu produto é a melhor maneira de conseguir um bom resultado com o e-mail marketing – pois diz respeito a um público qualificado. Tenha em sua loja um espaço para coletar os e-mails de seus clientes e prospectos. Tenha paciência. Quanto mais tempo de atuação tiver sua loja, maior será seu mailing e melhor será o efeito sobre o tráfego causado pelo envio de e-mail marketing.
Criar uma Newsletter pode ser um caminho interessante para gerar um tráfego para sua loja. Ao invés de um e-mail marketing simples, que gira em torno de ofertas e promoções, a Newsletter tem um conteúdo informativo, geralmente dentro do interesse do seu público e relativo com sua área de atuação. É uma maneira de tornar sua empresa parte do cotidiano do cliente de uma maneira interessante e pouco apelativa – mas que também gera tráfego. Quando bem realizada, a Newsletter ainda tem o poder de melhorar o conceito da sua marca, garantindo um trabalho que se estende a médio e longo prazo. Conteúdo
Integração com redes sociais
As redes sociais possuem um papel importante atualmente quando falamos em geração de tráfego. Elas conseguem inserir sua loja virtual na rotina de seus clientes e prospectos de uma maneira fácil e sutil, sem tornar esta relação forçada. É importante que nesta rede social haja um conteúdo de interesse do seu público – e não apenas um apelo comercial. Postagens promocionais em excesso podem ter o efeito inverso, causando um incômodo em seu cliente e uma consequente antipatia por sua loja.
Como você pode ver, não existe uma receita única e infalível para aumentar o tráfego de sua loja virtual. O ideal é investir nas várias soluções disponíveis e usar a criatividade para pensar em tantas outras opções. A experiência irá mostrar qual é a melhor estratégia de acordo com seu público e o seu mercado. Seu papel, como empreendedor, é ter o feeling necessário para reconhecer as oportunidades que irão surgir e as melhores maneiras de aproveitá-las.
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