5 Erros de SEO que fazem você parecer amador

 

A sigla SEO - Search Engine Optmization - em tradução livre “Otimização para Mecanismos de Busca” é a otimização de uma página ou site. Anteriormente, quando se pesquisava algo na internet os sites de busca traziam uma lista de resultados em ordem alfabética, hoje esse posicionamento depende da relevância do assunto, por isso a importância em organizar bem as informações dentro do seu site.

 

O trabalho de SEO deve levar em conta fatores internos e externos, desde títulos de páginas e utilização correta das tags até o relacionamento com outros sites. Outro fator muito importante é conhecer bem seus concorrentes e seu público-alvo, não adianta implementar táticas que não atinjam seus objetivos. Por isso a importância de saber com quem você está falando, onde essas pessoas se encontram, o que elas buscam e porque elas vão até seus concorrentes, a partir daí fica bem mais fácil traçar estratégias eficientes.

 

Para te orientar, listamos 5 erros de SEO comuns. Existem etapas básicas na otimização de sites e se você desconhece ou ignora alguma delas, você certamente estará por fora dos resultados.

 

 Não existe um único caminho

 

Primeiramente o SEO não é um conjunto de regras que visam garantir um resultado e sim um emaranhado de estratégias que visam melhorar o posicionamento de um site. Ao implementar essas estratégias devemos ter em mente que este é um processo de tentativas e erros, que merecem atenção e modificações no decorrer do tempo de acordo com os resultados.

 

Duas dicas importantes, quanto mais você conhece seu cliente e mercado, melhor irá atendê-lo e cumprir suas expectativas por isso tenha sempre em mente que o que você faz é para seu cliente e a que opinião dele é muito relevante pois não existe produto sem comprador.

 

 

Outra coisa importante é ficar de olho nos resultados e avaliar o sucesso ou fracasso de suas estratégias, a fim de descobrir o que funciona para seu negócio e o que não funciona.

 

 Títulos pouco atrativos

 

Os títulos são uma das coisas mais importantes e que merecem toda atenção no SEO. Normalmente, os títulos são muito genéricos e óbvios o que leva a uma enorme gama de resultados, tornando difícil se destacar. É usual que o título seja tirado das palavras-chave do texto e essa relação entre os dois é importante, mas existem saídas mais eficientes para destacar o seu texto ou produto.

 

Use títulos específicos, é difícil fazer isso em sites com uma vasta lista de produtos ou serviços, principalmente se forem semelhantes, mas não tente se encaixar no óbvio. Procure a particularidade de cada produto ou serviço e busque fugir de nominações idênticas .Outra saída é buscar reformular a frase mantendo seu significado, mas usando palavras que não vão direto ao ponto.É recomendado que se utilize a palavra chave que mais define a sua página no título e de preferência no início da frase.

 

Não dar devida importância a comentários e descrições 

 

Além do título, é muito importante ter uma descrição atrativa pois  ela irá aparecer no resultado de busca e apesar de não ter muito impacto sobre as palavras-chave, ela chama a atenção para o site e “convence” o internauta a clicar.

 

 

Em sites de compra a descrição é ainda mais importante por isso sempre ofereça uma descrição clara sobre os produtos e um espaço para comentário dos usuários pois a maioria dos compradores online buscam uma resenha sobre o produto antes de finalizar a compra, porque essa prática traz bastante credibilidade além de que as páginas com resenha vão facilmente para o topo no ranking de resultados devido ao alto teor de conteúdo.

 

 

Fique atento também as imagens, ao invés de manter o nome do arquivo coloque o nome do produto, do tema ou o que a imagem representa, isso além de ser útil é uma estratégia de relação com o cliente, isto é, você está contando uma história ou vendendo um produto e não quer que o cliente se sinta enganado então deixe tudo as claras, caso a imagem não abra o texto de apoio pode levar o cliente a buscar outras imagens.

 

A dica é faça descrições claras e eficientes, deixe espaço para o cliente falar e poste conteúdos relevantes e coerentes para que se tornem mais atrativos ao seu consumidor.

 

Mau uso das palavras-chave

 

Esse é o erro mais comum de SEO, algumas pessoas acreditam que quanto mais palavras-chave melhor, outras acham que elas são totalmente representativas e tem gente que ainda pensa que elas não são levadas em conta no ranking de resultado de pesquisas.

 

Não existe verdade absoluta, mas aqui vão algumas dicas, não use palavras que você gostaria de ser encontrado a partir delas e nem palavras que você acredita que as pessoas vão buscar para chegar no seu conteúdo.

 

 

As palavras-chave são únicas por página, ou seja, não fique repetindo as mesmas palavras em todas as páginas, lembre-se : elas devem estar de mãos dadas com seu conteúdo, use palavras que estão presentes em seus tópicos ou são mais relevantes sobre o assunto que está sendo abordados.

 

Use mais não abuse, se você exagerar nas palavras- chave o Google simplesmente vai ignorar sua página pela baixa relevância de conteúdo ou spamming.

 

Hoje em dia é muito comum alguns sites usarem tags populares como palavra-chave em seus posts afim de viralizar na internet, porém, nada é permanente na internet, algo que tem valor positivo hoje pode ser ridicularizado amanhã.

 

URL pouco amigáveis

 

O endereço da página também é um ponto chave, sabe aquelas URLs com vários códigos após o título do site? Não dá pra saber do o que o assunto se trata ao ler o endereço além do Google ter a mesma dificuldade em reconhecer esses links.

 

Mesmo que dê a otimização dê algum trabalho é muito positivo criar URLs de conteúdo, vamos dar um exemplo, ao invés de deixar o endereço do seu conteúdo assim: http://titulodoseusite.com.br/?produto=42 vamos tentar deixar essa URL mais informativa, tanto para o Google quanto para seu consumidor ficando da seguinte maneira : http://titulodoseusite.com.br/livro-culinaria.

 

Resumindo, uma URL amigável descreve o conteúdo da página, ela é importante pois transmite credibilidade e segurança ao consumidor na hora que ele achar seu link nas ferramentas de busca.

 

Portanto, pesquise e leia bastante antes de aplicar as estratégias de SEO na sua página, não existe um caminho correto, mas entre tentativas e análises de concorrentes e resultados você encontra o melhor caminho para posicionar bem seu site, lembre-se sempre de revisar seus conteúdos antes de postá-los, não faça seu usuário esperar, sites que demorar a carregar são penalizados pelo Google, URL, Título, Descrição e Conteúdo trabalham juntos e são os 4 itens principais que o Google irá analisar para entender que seu link atende a pesquisa feita pelo usuário.

 

 

No inicio é bem comum trocar links com blogs e procurar alternativas para receber mais visitantes, em longo prazo essas ações não compensam, pois demandam intensa dedicação e resultados abaixo das expectativas, entenda que tudo que você produz tem em vista seu usuário se ele não vem até você seu trabalho não obteve resultado, estude e ouça seu público ele é sua chave para o sucesso.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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