As cores certas para alavancar sua Loja Virtual

as cores certas para alavancar sua Loja Virtual

 

O ecommerce é esse novo canal de vendas que leva milhares de pessoas diariamente a comercializar seus produtos mundo à fora. As possibilidades são infinitas - mas a concorrência também é alta, por isso, investir num layout profissional e agradável é sua chance de sair na frente e influenciar positivamente seus potenciais consumidores – que são todos aqueles que chegam ao seu endereço virtual.

 

Dentre tantas técnicas utilizadas para criar um ambiente de compra confortável e convidativo, a escolha das cores é uma das mais importantes, e mesmo assim, ela ainda é feita de uma maneira muito leviana. Não sabe por onde começar? Separamos um conteúdo especial pra tirar todas as suas dúvidas e fazer com que o seu e-commerce tenha as cores do sucesso!

 

Entendendo as cores

 

Podemos entender melhor as cores a partir de diferentes classificações. A primeira delas diz respeito a sua essência, que pode ser quente ou fria. Cores quentes estimulam a ação, a energia e a mudança. As cores frias, por outro lado, estimulam a calma, a confiança e a tranqüilidade. Escolher entre estes dois grupos de cores significa escolher a maneira que o cliente irá encarar sua loja – que pode tender para um lado sereno ou para um lado energético. Entendeu agora por que toda promoção utiliza vermelho ou amarelo em sua divulgação? O objetivo é estimular a ação do cliente.


O círculo cromático (abaixo) é uma representação gráfica do espectro de cores. Ele é amplamente utilizado para a moda, decoração, maquiagem, design e tudo que envolve uma criteriosa escolha de cores.

 


 

Os significados individuais de cada tonalidade


Além do estímulo geral promovido por uma cor quente ou fria, cada tonalidade traz em si uma série de sentimentos e reações que mexem com o inconsciente do consumidor. Separamos os principais significados para que você possa escolher estas tonalidades da melhor maneira possível – sempre levando em consideração a imagem que pretende transmitir ao seu cliente através da sua loja e sua marca. 

 

 

Cores primárias, secundárias e terciárias

 

A classificação das cores ainda passa por estas três vertentes. As primárias são aquelas puras e essenciais, que formam todas as outras. As secundárias são formadas por duas cores primárias e são parte da paleta tradicional de cores. Já as terciárias são variações específicas de cores alcançadas através da mistura de uma cor primária com uma secundária.

 

 

Combinando cores

 

Apesar de geralmente ter uma tonalidade de destaque, a maioria das lojas virtuais usa uma combinação de cores.


A principal vantagem de combinar cores é a possibilidade de tornar sua loja única, diferente de todas as outras. Além disso, é através da combinação de diferentes cores que equilibramos os aspectos que são inerentes a cada cor. Uma loja virtual que seja totalmente azul, por exemplo, tem a vantagem de passar confiança e serenidade. Porém, ela não estimula o cliente a apertar o botão de compra, uma vez que ele é levado a um estado de espírito relaxado. Já uma loja toda em vermelho irá incentivar a ação de compra. Porém, o cliente pode sentir-se incomodado e inquieto durante a navegação, que se torna menos agradável.

 

Como combinar as cores

 

Quantas vezes você já olhou para a roupa de alguém e pensou que a combinação de cores não fazia uma composição agradável? Em sua loja virtual isso também pode acontecer. E um cliente incomodado com o visual e as cores da sua loja pode não sentir a simpatia e confiança necessários para que você efetue uma venda.

 

Assim como as cores são amplamente estudadas e discutidas, as possíveis combinações entre elas também são um assunto importante. Na hora de combiná-las, algumas técnicas foram desenvolvidas e têm como objetivo fazer com que a combinação transmita a maior harmonia possível. Separamos as principais técnicas para que você possa escolher com facilidade as cores ideais para seu ecommerce. Graças ao círculo cromático, fica muito mais fácil entender e combinar as cores que o seu negócio precisa.

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

Siga-nos também!

Assine nossa newsletter

Quer saber como fazer marketing de conteúdo?