5 fatores pouco conhecidos sobre o E-Commerce

 

Quando se pensa em internet, a primeira coisa que imaginamos é o quanto ela pode ser importante para nossos estudos e entretenimento. Mas a internet, desde os seus primórdios, sempre foi uma interessante forma de ganhar dinheiro, e hoje, muito mais madura e preparada para o mercado. Atualmente a internet tem se tornado o trabalho único e muito mais rentável, para muitos empresários da web.

 

Imagine você com uma empresa na internet, além de alguns custos a menos, o dinheiro pode ser muito mais rápido de se obter, além de conquistar e saber exatamente quem são seus clientes. A forma mais eficaz de conquistar essas pessoas é através do ecommerce.

 

 

O ecommerce é o mesmo que montar uma loja com produtos e serviços a serem vendidos. Com a demanda de estoque, qualidade em atendimento do consumidor e entrega garantida, porém, tudo online. Mas investir em Ecommerce é muito mais vantajoso do que você pode pensar. Veja 5 dicas de como investir em sua loja online e ver sua rentabilidade aumentar.

 

Crescimento do ecommerce no Brasil

 

A economia brasileira melhorou muito nos últimos 10 anos, com um impulso bastante animador e promissor, sendo hoje a sétima maior economia do mundo.  Além de estar entre os 10 países mais ricos e economicamente estáveis na internet, o Brasil tem ido muito bem. Todos os dias, há o lançamento de novas empresas de ecommerce, além de um trabalho de marketing bastante eficiente oferecendo qualidade, segurança e preços mais amigáveis do que nas lojas físicas.



Só pra você ter uma ideia de como vale a pena investir no ecommerce no Brasil, em 2013, o crescimento de compras online superou os 25% previstos para aquele ano. Para 2014 a estimativa de 20% de crescimento já foi superado só no primeiro semestre. Outro dado animador, é que os ganhos das lojas virtuais em nosso país em 2013, foi de 29 bilhões de reais e para esse ano, impulsionado pela Copa do Mundo em nosso país, a estimativa é que ultrapassemos os 34 milhões de reais.

 

Para montar um ecommerce hoje no país, além de você ter que possuir CNPJ, é necessário ter um site próprio em um bom servidor e saber fazer uma boa propaganda, investindo em marketing. O que era muito caro a alguns anos, hoje está muito acessível e de forma muito mais facilitada para seu gerenciamento, mesmo se você não entender nada de informática ou internet.



O custo de manutenção de um site de ecommerce também é baixo e se você não tem uma loja física e nem nenhum tipo de custo fora do ambiente virtual, sua rentabilidade será ainda maior e os custos muito pequenos. Mas esteja atento que a lucratividade pode demorar um pouco como em qualquer negócio novo, mas com paciência e trabalho você chega lá.

 

Alta comodidade

 

As pessoas estão muito mais interessadas em ganhar tempo e em economizar. Portanto ofereça para seus clientes a maior praticidade possível, garantindo para eles segurança e tranquilidade ao efetuarem suas compras.

 

Por isso abra uma loja que nunca fecha e que está sempre apresentando boas promoções e com atendimento de qualidade para o consumidor. Se você investir bem em e-commerce, sua loja estará sempre apta a oferecer o melhor para seus clientes na hora em que eles desejarem. O consumidor está mais seguro quanto a compras online.

 

Houve um tempo, em que raramente víamos pessoas comprando algo pela internet. O principal fator desse medo, era de que havia muita insegurança na web, já que as empresas não investiam no ecommerce de forma abrangente, não dando muita atenção para a segurança de seus clientes e por isso, os estelionatários viviam roubando dados de consumidores, e usando esses dados para cometer crimes.

 

Atualmente, vemos um cuidado muito maior em relação a segurança na internet, tanto que com a vigência da nova lei do Marco Civil da Internet, a web brasileira tende a ficar ainda mais privada para os dados pessoais de terceiros e consequentemente, você terá mais garantia de navegação tranquila. Apesar dos esforços em segurança, que aumentaram mais de 50% nos últimos 2 anos, ainda necessitamos de mais investimentos, para que possamos realmente comprar e vender produtos e serviços na internet sem dores de cabeça para o consumidor.

 

Fidelização dos clientes

 

Enquanto em uma loja física você pode até fidelizar alguns clientes, mas não ter acesso a eles, em um ecommerce você tem esse acesso muito melhor e maior. Maior por que saberá exatamente quantas pessoas tem visitado sua loja, quais produtos ele conferiu e se chegou a colocar o produto no carrinho e até mesmo se desistiu.



Conforme você tem esses dados e sabe que este cliente por muito pouco não chegou a comprar em sua loja, terá a chance de oferecer pra ele descontos, promoções e opinar no que falta na sua loja para ele converter essa compra. 

 

São três formas de conquistar esses clientes:

 

E-mail marketing: Ao entrar no site, seu cliente pode se cadastrar com um e-mail e nome, a partir dai, você enviar periodicamente alguns e-mails para ele, falando de novos produtos, promoções e eventos em sua loja online;

 

Redes Sociais: Com uma fanpage no Facebook por exemplo, você pode conseguir o comentário de seus clientes e potenciais consumidores, sabendo exatamente o que eles querem, precisam e também do que reclamam ou sugerem. Esta tem sido uma das formas mais eficazes de conquistar clientes atualmente;

 

Deixando seus dados visíveis: Se sua loja é nova no mercado e seu nome ainda não é conhecido, é importante que além de publicidade, você deixe bem visível seu CNPJ, endereço físico de seu escritório e telefones para contato, em especial do SAC. Esses dados dão mais credibilidade ao seu negócio e os clientes não irão fugir achando que você é um estelionatário,deixe claro também formas de pagamento e custo e tempo de frete.

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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