Fique atento as 15 datas mais importantes para o e commerce

 

Fique atento as 15 datas mais importantes para o seu ecommerce

 

Como agarrar a sua fatia de mercado e garantir mais faturamento para seu negócio? Basta ficar atento às datas mais importantes do e commerce brasileiro! Fique de olho no calendário e planeje ações promocionais para cada data. Para te ajudar a identificar quais datas são essas, nós fizemos a lista a seguir. Confira!

 


04/05 - Carnaval 

 

O Carnaval é sem dúvidas uma das datas mais esperadas do ano. Cada região tem sua forma de comemorar, propositadamente extravagante sem fugir dos seus costumes.


É importante planejar antecipadamente tudo o que você deseja negociar para estabelecer promoções e divulgação nessa data.

 

20/04 - Páscoa

 

Falar em páscoa é se lembrar da correria para garantir os tão desejados ovos de chocolate.


É possível identificar consumidores que para evitar as lojas lotadas e economizar tempo e dinheiro optam pela compra na internet.
Em 2014 houve aumento de 5% comparando com o ano anterior.


Algumas vantagens como o funcionamento 24 horas por dia e evitar filas, faz com que o varejista online tire maior proveito nessa época.

 

19/03 - Dia do Consumidor

 

O buscapé Company criou uma data sanzional em formato similar a Black Friday, com o intuito de promover ofertas especiais, com descontos expressivos.


Segundo a E-Bit , empresa especialista em informações do comércio eletrônico em 2014 movimentou cerca de R$ 174 milhões para o e commerce brasileiro.

 

25/04 - Dia do Frete Grátis

 

Inspirado no Free Shipping Day dos EUA, desde de 2012 o dia do frete gráts é um evento coordenado pelo site Busca de descontos que trás produtos de várias categorias com frete gratuito por 24 horas.

 

11/05 - Dia das Mães

 

A segunda data de maior faturamento para o e commerce no ano é o dia das mães.
Em 2013, o Dia das Mães teve um faturamento de mais de R$1 bilhão. Neste ano o mesmo número cresceu para R$1,6 bilhões e a tendência é continuar aumentando.

 

Nesta data é importante fazer quatro passos, são eles:

 

1- Preparar o seu estoque com antecedência, garantindo os produtos mais procurados nessa época.

 

2 - Planejar a logística para atender a demanda.

 

3 - Com o aumento da procura surgem as dúvidas e é importante atender com agilidade e sem perder a qualidade do atendimento.

 

4 - Investir em divulgação, e-mail marketing e nas redes sociais.

 

12/06/2014 - Copa do mundo

 

Vender mais durante a Copa é uma oportunidade que só aparece de 4 em 4 anos. Desta vez é ainda mais especial, pois a Copa vai acontecer dentro da nossa casa! Ou seja, todo mundo está ainda mais atento ao mundial e você pode aproveitar essa data para faturar mais. Invista em ações especiais e você estará no caminho certo.

 

12/06 - Dia dos Namorados

 

Esse ano o dia dos namorados coincide com o inicio da Copa do mundo, inicialmente esse fato era visto como algo que tenderia a atrapalhar as vendas da data, isso é importante e deve ser usado com sabedoria pelas lojas virtuais, com o intuito de aumentar a chance de conversão nesse período.


Em 2012, a data movimentou R$ 784,5 milhões e em 2014 a tendência é continuar crescendo. Mais de 30 milhões de internautas pretendem comprar o presente do dia dos namorados online. Esteja a postos para vender mais na hora que o procurarem por você. Outra dica é investir no layout específico para esse período.

 

10/08 - Dia dos Pais

 

Investir em divulgação é sempre uma ação essencial para o sucesso do e commerce. É possivel perceber pelos resultados do faturamento desse setor no dia dos pais. Segundo a Braspag, plataforma de pagamento eletrônico da Cielo, nos dez dias úteis que antecedem o Dia dos Pais, o faturamento do e-commerce no Brasil cresceu 33%, tudo isso só em 2013.

 

12/10 - Dia das Crianças

 

O dia das crianças é a terceira data de maior importância, atrás apenas do dia das mães e natal. Teve um crescimento nominal de 28% em 2013, comparando com o mesmo período no ano anterior.


Em datas comemorativas o consumidor fica muito mais exigente. É importante redobrar a atenção e os esforços na forma que os produtos serão apresentados. Use linguagem simples na descrição do produto , verifique a acessibilidade de sua loja, faça teste de compra diminuindo ao máximo o número de cliques. Aposte na criatividade para cativar pais e filhos.

 

31/10 - Dia das Bruxas

 

Um fato curioso é a importação de datas estrangeiras como o dia das bruxas, que também vem criando seu espaço no e commerce brasileiro. 


É importante investir em mídias sociais e na própria criatividade.

 

28/11 - Black Friday

 

Todo o e-commerce brasileiro se mobilizapara oferece durante 24 hora uma série de produtos com descontos realmente atrativos.


A oferta é a propaganda da loja virtual. Na maioria das vezes a oportunidade de vender grandes quantidades e variedades é desperdiçada porque o varejista não pensa na data como um todo. Isto é, um ou vários produtos com ofertas chamativas que irão direcionar o usuário para site da loja.


Produtos com grandes ofertas e de vendas em grandes volumes são ótimas ferramentas para aumentar consideravelmente sua base de clientes.

 

01/12 - Cyber Monday

 

É uma data tradicional dos EUA e acontece logo depois do Black Friday. Trata-se de um dia que reúne todas as promoções e o melhores descontos exclusivos da internet.

É a chance do consumidor comprar o produto desejado com com preço abaixo do mercado, mesmo depois do Black Friday e antes do Natal.

 

25/12 - Natal

 

O Natal é uma das épocas mais importantes para o varejo, por dois motivos: é quando se tem o melhor período de vendas e também é possível fortalecer o fluxo de caixa para o começo do ano seguinte. Em 2013, o natal movimentou R$4,3 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro. 


É importante adaptar o design da sua loja virtual,criar estratégias promocionais e o mais importante, ter atenção com os prazos de entrega.

 

26/12 - Boxing Week

 

O Boxing Week foi iniciado no Canadá, quando uma grande rede varejista do país quis aproveitar a chance para aumentar suas vendas, enquanto conciliava a abertura do seu estoque para os produtos do ano seguinte. 


No Brasil acontece entre o Natal e o Ano Novo,ou seja, são pelo menos mais 6 dias de muitas ofertas e grandes possibilidades de compras, contando com a presença de varejistas de diversas áreas do comércio.
É importante investir em divulgação.

 

31/12- Reveillon

 

O comércio sempre aposta nas vendas de fim de ano. É importante investir em divulgação, além de promover ofertas especiais com descontos expressivos.

 

Procure a data que mais tem a ver com seu negócio

 

Além das datas mais conhecidas do calendário de varejo, você pode procurar alguma data específica que se relacione com seu produto e criar uma promoção exclusiva. Por exemplo, se você vende camisetas de rock, abuse do dia 13 de julho. Seja criativo e você pode até inventar uma data especial de e-commerce exclusiva. Existem plataformas, como a plataforma s3commerce que gerenciam essas datas e auxiliam você a administrar as campanhas sazonais. Clique aqui para conferir todas as datas comemorativas de 2014 e descubra qual delas você pode usar!


Sua loja online já cria estratégias especiais, de acordo com as datas comemorativas do ano? Qual delas lhe trouxe mais retorno? Compartilhe seus truques e sugestões nos comentários abaixo!

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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