Dicas de como escolher um belo design para sua loja na internet

Dicas de como escolher um belo design para sua loja na internet

 

O ABC DO DESIGN

 

Você não precisa ser um expert em design, mas é bom saber o essencial. Os três elementos principais que você precisa conhecer são: cor, fonte e forma. Na prática, quem deve criar a paleta de cores, eleger a família tipográfica e desenvolver os elementos gráficos do seu site é o profissional ou empresa especialista em web design contratada. No entanto, é importante você ter conhecimento sobre esses aspectos para se posicionar e tomar decisões com embasamento, fugindo do critério subjetivo "bonito ou feio". O design da sua loja virtual impacta diretamente na geração de resultados, não é apenas uma questão de beleza ou gosto pessoal, mas sim de funcionalidade e poder de conversão de clientes.

 

Lembre-se de que cada projeto deve se basear no perfil de seu público-alvo e nas necessidades e características do mercado em questão, por isso, não há uma fórmula específica para o layout perfeito.

 

O que existe são conceitos, estudos e pesquisas - que vão desde a psicologia das coresaté os testes de usabilidade super avançados, utilzando eye-tracking- que definem tendências, apontando as soluções visuais mais consistentes e eficazes.

 

NAVEGAR É PRECISO

 

A interface do seu e-commerce deve exigir o mínimo de empenho do usuário, pois ao menor sinal de dificuldade ou ineficiência, a experiência dele pode se tornar negativa. Sua loja deve apresentar uma navegação intuitiva, sem que o usuário necessite de instruções maiores para concluir uma compra. E o design é um grande aliado nesse sentido! Elementos agrupados em caixas, cores que determinam categorias de produtos, informações dispostas de acordo com uma hierarquia visual, ícones e pictogramas que abreviem a comunicação são recursos que contribuem para tornar seu site mais eficiente.

 

Além disso, sua loja deve dar autonomia e liberdade ao cliente, permitindo que ele navegue e explore seu site de acordo com que ele necessita. Cada usuário é um pessoa com expectativas e intenções diferentes, por isso sua loja deve permitir vários níveis de interação. O cliente deve sempre ter a opção de avançar ou voltar, de ampliar ou reduzir (zoom das imagens dos produtos), de incluir ou excluir produtos do carrinho, dentre outras ações básicas. Recursos de personalização do site (como paletas de cores e foto de perfil do usuário logado) também são bem-vindos.

 

O segredo é deixar o cliente à vontade, respeitar seu direito de ir e vir e fazer ele se sentir especial, assim você tem mais chances de conquistá-lo.

 

SUA PÁGINA, SUA IDENTIDADE

 

A página inicial é o cartão de visitas da sua loja, a maior responsável por fazer o usuário permanecer, explorar e até efetuar uma compra em seu site. Por isso, deixe-a bem convidativa: dê destaque para imagens atrativas no centro superior da home (em banners slider - que alternam imagens de forma dinâmica), e uma posição privilegiada para sua marca (no topo da página).

 

LEI DO MENOR ESFORÇO

 

Sua loja virtual deve ser super organizada e facilitar a navegação do usuário. Recursos visuais como ícones, botões, gráficos e textos sucintos tornam a informação mais amigável, fazendo com que o usuário otimize seu tempo e conclua suas ações de modo simples e prático.

 

CONFORTO VISUAL

 

Não utilize pop-ups: animações com movimentos rápidos ou botões que piscam, elas assustam e incomodam o usuário, além de colocarem a credibilidade da sua loja em risco.

 

Menos é mais: Não polua sua loja com imagens, banners, botões e textos em excesso. Disponha somente a informação necessária, da forma mais simplificada possível. Prefira layouts mais limpos e simples

 

Identidade: Sua loja deve promover sua marca, para isso, procure fazer com que todos os elementos do site conversem entre si e tenham características em comum, estabelecendo uma linguagem visual.

 

ACERTE EM CHEIO!

 

A escolha de um belo - e funcional - design para seu ecommerce é uma tarefa importante e que demanda um certo empenho. Porém, se você se atentar aos principais pontos e contratar profissionais competentes, certamente fará um ótimo trabalho.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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