7 dicas de como gerar tráfego na sua loja online

 7 dicas de como gerar tráfego na sua loja online

 

O e-commerce está crescendo e ainda irá se expandir muito nos próximos anos, tanto no Brasil, quanto no mundo. Cada vez será mais fácil acessar à internet e efetuar compras através dela. O número de pessoas com acesso à rede vem aumentando ano após ano e com isso sobe também o volume de pessoas que comprarão nas lojas online.

 

 

Apesar da elevação do volume de pessoas online, aumenta gradativamente o nível de dificuldade de ser acessado por possíveis clientes. Afinal, o número de empresas que estão entrando na onda de vender pela internet também é crescente. Elencamos 10 dicas que vão te ajudar a aumentar o tráfego de sua loja e o faturamento em suas vendas. Siga-as e deixe a concorrência para trás!

 

Posicione-se bem

 

Tenha um blog. Não perca a oportunidade de se mostrar relevante para seu público-alvo. Na internet, você só reúne pessoas em volta de sua marca quando tem uma boa estratégia de marketing. Quando você divulga o que as pessoas estão buscando através de um blog bem estruturado, com uma linha de criação de conteúdo traçada, você consegue se posicionar na web.

 

 

Se você vende alimentos, deve fornecer informações para pessoas que pretendem comprá-los. Dicas de receitas, benefícios dos alimentos em questão, formas de usá-los e adaptá-los à dieta tradicional, enfim, são inúmeras as ideias. Vídeos, posts, e-books, infográficos e vários outros tipos de conteúdo podem ser compartilhados. Uma estratégia válida é o chamado Guest Posting, que significa criar bons textos para que estes sejam publicados em outros blogs ou portais de considerável fluxo de visitas. Isso possibilita que o grupo de pessoas que visitam esses endereços para se informar conheçam seu conteúdo e também sua empresa. Isso lhe trará mais visitantes e, consequentemente, mais compradores.

 

SEO

 

Estar bem posicionado nos resultados das buscas é primordial. Assim, quando seu futuro cliente procurar informações sobre os produtos que você vende, ele irá encontrar sua página. Google, Bing e Yahoo são os mais utilizados e os sites que estão fora das primeiras páginas dos resultados dificilmente são visualizados por quem pesquisou. O Search Engine Optimization, ou SEO, é uma técnica específica para lhe ajudar a ser encontrado com mais facilidade nos mecanismos de busca.

 

De forma breve, listamos aqui alguns itens que são bases para não errar em SEO:

 

Use o Google Analytics: Além do Google concentrar grande parte das buscas online, essa ferramenta te ajudará a entender o que está sendo buscado. Com ela é possível aprender e escolher as palavras-chave mais adequadas.

 

Tenha boas URLs: Links enormes com muitos números e hashs infindáveis são péssimos para o SEO. Fique atento à sua estrutura de dados e arquitetura de informação.

 

Use meta tags nos produtos: Elas te ajudarão, junto com títulos e imagens otimizadas nas páginas dos produtos, a ter seu e-commerce facilmente indexado nos buscadores.

 

Programa de afiliados

 

É normal que sites peçam para que outros sites parceiros troquem banners, criando assim uma rede de sites que se interligam, conectando seus usuários entre si. Um programa de afiliados aproveita o grande número de sites e blogs com temáticas similares que desejam ser remunerados por suas atividades de divulgação. Vários deles podem vir a ser bons parceiros para que seus produtos sejam comprados.

 

Um bom parceiro deve fazer diferença nas vendas. Claro que você deve conhecer seu público-alvo para buscar parcerias e não divulgar em canais errados. Alguns serviços online como Boobox e Lomadee são boas ferramentas para começar a explorar essa possibilidade. Seja através de soluções prontas ou desenvolvendo a sua, capriche ao desenvolver seu programa de afiliados. Não deixe de:

 

Selecione criteriosamente seu grupo de afiliados: Sites que não lhe ajudam a vender ou a se posicionar corretamente para seu público, podem ser verdadeiros tiros no pé. Ou você quer que seu site seja ligado a um outro com pouca credibilidade? Claro que não.

 

Remunerar seus parceiros: Afinal, eles lhe trarão visitas e vendas. Eles merecem ser bem remunerados mas tenha em mente quanto você pode gastar e conheça os preços do mercado.

 

Datas comemorativas: Campanhas sazonais são uma ótima maneira de acelerar as vendas. Fique atento as principais datas do varejo nacional.

 

Comparadores de preço

 

Os sites que comparam preço são uma forma fácil para que pessoas encontrem o que querem a um preço menor. Eles catalogam diversos produtos e quando usados, produzem uma lista de lojas que vendem o mesmo produto ou similares. Organizando essa listagem por preços e outros itens, como formas de pagamento, certificações de segurança, review de usuários e outros.

 

Os principais exemplos desse conceito são o Buscapé, o Bondfaro e o Zoom. Os três têm ótimas opções e facilidades para quem quer vincular sua loja online nas buscas. Alguns são gratuitos para começar a anunciar. Contudo, não basta se cadastrar, é preciso saber obter o melhor resultado dos comparadores. Para isso:

 

Tenha uma estratégia de preço: Escolha produtos específicos ou linhas de produtos que farão você subir nas buscas e reduza valores, quando possível. Assim eles serão melhores relacionados nos comparadores. Use esse mecanismo ao seu favor para aumentar a atração de visitantes.

 

Acompanhe os preços dos concorrentes e avalie de perto como o mercado está se comportando: Assim poderá criar vantagens quando um preço varia em um site que disputa o mesmo comprador que você.

 

Cadastre promoções: Principalmente em datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados ou Natal, por exemplo. Isso pode lhe dar ótimas vantagens na classificação de sua loja.

 

Nunca se esqueça dos anúncios

 

Anuncie. Invista em anúncios relevantes para sua loja. Sejam banners, links patrocinados ou posts patrocinados em mídias sociais, apesar de mais caros, eles podem ser uma excelente alternativa para conseguir consumidores. Com uma campanha de marketing bem planejada, a despesa será pequena comparada ao retorno do investimento. Para isso, buscar uma consultoria especializada pode ser o melhor caminho. Técnicas de SEM (Search Engine Marketing) também são muito bem-vindas. Com elas,campanhas de Adwords ou Bing Ads trarão melhores retornos sobre seu investimento.

 

Mídias Sociais

 

Interaja nas mídias sociais, demonstre transparência, atenção e bom conteúdo para que seus clientes e futuros consumidores se engajem, compartilhem e lhe promovam. Isso vai gerar credibilidade para seu site, além de mais visitas. Mídias sociais como o Facebook, Twitter são primordiais, além disso, Google Plus, Pinterest e outras são boas opções. Isso o ajudará a conversar com seu público e colher feedbacks sobre seus serviços e produtos.

 

As mídias sociais podem ser impulsionadas através do patrocínio de posts, páginas ou mesmo inserção de anúncios. Possuem ótimas possibilidades de configuração e, se bem usadas, trarão resultados relevantes e duradouros para seu negócio. Em mídias sociais, segue a máxima de compartilhar bom conteúdo. Esse é o caminho mais fácil para obter seguidores e pessoas promovendo sua marca.

 

Criação de Mailing

 

Cadastre e-mails e mantenha uma comunicação constante com eles. Já percebeu que em diversos e-commerces o seu e-mail é pedido antes mesmo que você possa ver o conteúdo do site? Não que isso seja o ideal para sua loja. Contudo, obter o e-mail de quem passa por ela é, sem dúvida, bem relevante. Com isso é possível manter esse usuário nutrido de conteúdo relacionado à sua loja. Promoções e novidades pertinentes podem ser comunicadas com quem já esteve em sua loja ou blog, mesmo que não tenha comprado nada. Estima-se que um usuário acessa mais de 5 vezes uma mesma loja virtual antes de efetivar a primeira compra. Com o e-mail em mãos, você pode trazer esse usuário mais vezes até seu site, até que em uma dessas visitas ele faça a compra. Aposte na produção de newsletters interessantes, bem como na divulgação de promoções e itens relacionados aos que seu cliente costuma procurar.

 

É fundamental para um e-commerce que se criem caminhos que levem as pessoas até ele. Elevando seu número de acessos você pode transformar os visitantes em clientes satisfeitos! Explore as dicas e certamente encontrará um caminho para sua loja crescer e prosperar.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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