10 dicas para montar minha primeira loja virtual

10 dicas para montar minha primeira loja virtual

 

Com a expansão da tecnologia e o crescimento do mercado via internet, ficou mais fácil, rápido, prático e até mais barato fazer compras através do computador, sem sair de casa, em lojas virtuais do Brasil e do mundo todo. E o comércio eletrônico, que era impensável há alguns anos, hoje movimenta mais de R$20 bilhões por ano e tende a crescer cada vez mais.

 

A expectativa de consultores e especialistas é de que o Brasil, sétimo país que mais compra online, pule para a terceira posição do ranking em até três anos, segundo a consultoria italiana e atinja faturamento recorde de mais de R$ 28 bilhões até o fim de 2013, de acordo com o E-bit.

 

Tendo em vista esses fatores e por conta do grande número de brasileiros conectados à rede mundial, a quantidade de lojas virtuais cresceu consideravelmente e gerou maior praticidade aos seus consumidores. Mas, apesar disso, não é tão simples vender produtos ou serviços pela internet, portanto, alguns cuidados devem ser tomados. A seguir, vamos enumerar alguns dos pontos mais importantes para ajudá-lo a entrar no setor de vendas online, atrair clientes e gerar lucro.

 

Planejamento estratégico:

 

Uma loja virtual requer dedicação, cuidado e planejamento e é tão complexa quanto um empreendimento físico. Definir público-alvo, quais produtos serão vendidos, logística, formas de pagamento, qual será o diferencial do serviço oferecido, plataforma que será utilizada, número de colaboradores e o quanto investir. Esses são apenas alguns itens a serem pensados antes de se iniciar um novo negócio e adentrar no mercado.

 

 

Diversidade de produtos:

 

Existem diversas possibilidades de mercado e produtos a serem comercializados. Quanto maior a variedade, mais fácil será atrair um maior número de interessados. Dependendo do tamanho do seu projeto, de seus recursos disponíveis e de seu conhecimento no ramo, será preciso definir um segmento, um público-alvo específico e conhecê-lo muito bem para criar um serviço eficiente e lucrativo. Assim ficará mais fácil e haverá um foco para direcionar suas ações e forma de trabalho.

 

Segurança e privacidade:

 

Todos os itens dessa lista são importantes, mas a segurança dos dados de seus usuários e a proteção de sua privacidade são fatores essenciais para fazer e manter um bom negócio atraente, uma vez que seus clientes terão que cadastrar informações pessoais e, na maioria das vezes, seu número de cartão de crédito ou dados da conta bancária ao efetuar pagamentos.

 

 

Além disso, muitos usuários têm o receio de comprar algo, pagar e não receber seus produtos. Por isso, quanto mais confiança você transmitir ao seu cliente, mais tranquilo ele ficará. Assim, informar o status da compra (informando desde o recebimento do pagamento, até quando a encomenda foi postada para entrega) e manter um canal aberto para informações para os consumidores é importante.

 

Interface atrativa:

 

Para cativar clientes e novos usuários, sua loja precisa ser visualmente atrativa e ter uma boa navegabilidade para facilitar a busca e a visualização de produtos, dar sugestões baseadas no gosto do cliente e facilitar o pagamento. Os itens devem ser divididos em abas e seções, e estar com especificações completas em suas descrições.  Criar um design único,  um nome inspirador e uma logomarca de fácil identificação certamente são coisas que vão contribuir para seu negócio ser notado.

 

Plataforma que atende necessidades:

 

É possível encontrar diversos tipos de plataformas no mercado. Algumas gratuitas, outras pagas e com variedades de recursos e dispositivos. Mas é preciso pesquisar com cuidado qual delas se encaixa melhor às suas necessidades e ao seu tipo de negócio. Mensurar o custo-benefício e a possibilidade expansão ou alterações com o passar do tempo também precisam ser levadas em consideração no momento dessa escolha.

 

Devemos lembrar que a plataforma não funciona sozinha! Precisamos de bons profissionais para implementar tudo o que você precisa na plataforma que escolheu para que ela atenda suas expectativas de acordo com seu modelo de negócio.

 

Formas de pagamento:

 

A maioria das compras online são realizadas via cartão de crédito e por isso existem diversas formas de implementar este recurso na sua loja virtual.

 

Esteja atento às armadilhas do mercado pois definir as formas de pagamento é uma das escolhas mais importantes para o sucesso do seu e-commerce. Contar com uma pesquisa, um estudo detalhado ou contratar uma consultoria especializada são ideias para que você possa entender e encontrar qual a forma de pagamento mais adequada para o seu modelo de negócio.

 

 

Não oriente sua escolha apenas pensando em optar pelo que for mais barato e fácil para você porque existem diversas outras variáveis que influenciam diretamente na ação de compra do consumidor. Hoje em dia,  gateways e intermediários de pagamento são muito utilizados para dar boas possibilidades para os clientes de seu e-commerce. Para esclarecer, os intermediários são empresas facilitadoras como Moip, Akatus, Bcash, PagSeguro, Paypal e Skrill Moneybookers e os gateways são empresas que desenvolvem soluções que integram os pagamentos com a administradora do cartão de crédito.

 

Logística:

 

Ponto crucial no sucesso de sua loja virtual, a logística de entrega de produtos pode causar boas ou más impressões perante seu público. Rapidez, agilidade e cuidado com a mercadoria, principalmente se for algo frágil como um eletrônico, podem lhe render pontos positivos ou negativos. E prazos determinados são para serem cumpridos!

 

Social Commerce:

 

É a fusão entre o comércio eletrônico e as redes sociais. Nessas mídias, principalmente Facebook e Twitter, é possível divulgar seus produtos, por meio de posts e campanhas, e interagir com seu público. Mas é preciso ter cuidado! É necessário verificar quais plataformas atendem melhor suas necessidades, pois participar de várias, mas sem produzir conteúdo interessante e de qualidade, pode prejudicar seu negócio.

 

Promoções e concursos culturais que são revertidos em prêmios, produtos e descontos são interessantes e atraem seguidores e clientes, mas podem prejudicar sua imagem se forem utilizados critérios controversos para indicar ganhadores.

 

SAC:

 

Um canal de atendimento ao consumidor é outro item indispensável. Interagir, tirar dúvidas, esclarecer questionamentos quanto a informações sobre produtos e aproximar-se de seu público é extremamente necessário para criar uma boa relação entre empresa e clientes.

 

Outro ponto importante é quanto a troca ou devolução de produtos. Muitas vezes os itens adquiridos podem vir errados, danificados ou simplesmente não servir em quem comprou. Por isso, esse serviço precisa funcionar de modo que tais problemas não afetem a credibilidade de sua empresa e sejam contornados com a maior rapidez possível.

 

Feedback:

 

Por fim, receber retorno de todas suas ações e produtos, principalmente em canais abertos aos demais clientes como fóruns, redes sociais ou comentários em seu próprio site são um grande medidor de qualidade, seja de experiências boas ou ruins. E com a internet, a troca de depoimentos ficou muito mais fácil e eles são ótimos para gerar confiança para os clientes e alavancar a credibilidade de sua empresa.

 

Essas são dicas preciosas para iniciar uma loja virtual de sucesso! Se você tiver mais alguma dica ou quiser compartilhar suas experiências conosco, deixe seu comentário.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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