Os principais impactos do novo ICMS no E-Commerce

 

Com o aumento das vendas pela internet e o amadurecimento do comércio eletrônico, novas leis vêm sendo implementadas. Algumas leis relacionadas à logística, custo de operação, tributação, entre outros.

 

Desde o primeiro dia do ano de 2016, entrou em vigor as novas regras do ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) ou Emenda Constitucional 87/2015, e junto à ela, novas dúvidas foram geradas. Com este artigo, esperamos auxiliar você à se posicionar e saber o que é esperado para os próximos anos. Confira:

 

O que é

 

O ICMS ou imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, trata-se de um imposto estadual aplicado no comércio e em alguns serviços essenciais (água, luz, telefone). Por ser repassado aos consumidores através do preço original da mercado, pode ser chamado também de imposto indireto.

 

Importante: O ICMS contém a maior arrecadação de impostos indiretos do país.

 

Maior custo nas operações

 

Com essas mudanças, um dos principais impactos está associado ao custo nas operações do E-Commerce, pois com as novas regras, as vendas entre estados diferentes terão também diferentes impostos.

 

O impacto direto no E-Commerce

 

Com o objetivo de equilibrar as contas, o imposto de uma compra feita em algum E-Commerce passará a ser também recolhido no destinatório. Mas você deve estar se perguntando: “como isso pode atrapalhar uma loja virtual?”

 

É bem simples, as novas regras podem atingir diretamente aqueles E-Commerces B2Cs, ou seja, aqueles que comercializam produtos para usuários finais, já que os mesmos conseguem alcançar facilmente todo o país com um bom trabalho de marketing digital e/ou publicidade online.

 

As novas regras do ICMS

 

  • Ao estado de destino, será recolhido o imposto referente à diferença da alíquota interna do estado de destino e a alíquota interestadual.

  • Ao estado de origem será recolhido o ICMS até o montante das alíquotas interestaduais.

Simplificando, aos poucos, a Emenda Constitucional 87 irá inverter o destino do ICMS, no qual o tributo sairá do estado de origem para o estado de destino. Confira o cronograma:

 

 

Mesmo com a Emenda Constitucional 87, vale lembrar que cada estado possui uma alíquota diferente. Por isso, é aconselhável realizar um balanço para saber as diferenças nos custos dos produtos, para quem não haja prejuízo no E-Commerce.

 

Esperamos ter ajudado você a compreender melhor as novas regras do ICMS. Caso haja alguma dúvida é só estar comentando abaixa para que possamos respondê-lo.

 

Um grande abraço, equipe S3Commerce.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

Siga-nos também!

Assine nossa newsletter

Quer saber como fazer marketing de conteúdo?