Entendendo as diferenças entre SEO On Page e Off Page

 

O tráfego na sua loja virtual está baixo, a concorrência está aumentando, o custo com propaganda está alto e você não sabe mais o que fazer para ter mais visualizações? Uma das soluções para o seu problema se resume em 3 letrinhas: SEO.

 

O SEO (search engine optimization) é um conjunto de ferramentas que, se bem trabalhadas, ajudam, em muito, o seu site a ser encontrado nas ferramentas de busca, como o Google ou o Bing.

 

Para isso, é necessário uma boa estratégia On e Off Page. Achou que complicou mais? Calma, iremos explicar agora as diferenças para você.

SEO On Page

 

SEO On Page são as configurações que você faz no seu site ou blog para que os buscadores o encontrem com maior facilidade. Veja em que você pode mexer no seu site para melhorar a performance dele.

 

Palavras-Chave: As palavras-chave são aquelas que são mais procuradas sobre certos assuntos e nichos nos sites de busca. Para você saber quais são, é preciso fazer uma pesquisa. Existem programas pagos que realizam uma busca bem aprofundada mas a ferramenta mais indicada para isso é o próprio Google.

 

Primeiro use o Planejador de Palavras do Google AdWords com a ajuda do Google Trends para avaliar quais são as melhores opções para o seu site ou seu negócio virtual.

 

A partir destas palavras-chave, você trabalha o conteúdo do seu site. Por exemplo, se você possui uma loja virtual para o mercado Pet, e na busca por palavras-chave apareceram adestramento de cães, alimentação saudável para cães, brinquedos para gatos. Você pode criar uma seção com cada tema para que elas fiquem em evidência.

 

Você também pode descobrir as palavras-chave mais utilizadas navegando no site da concorrência e descobrir os termos mais citados em seus conteúdos e analisando as palavras citadas nas meta tags.

 

Meta tags: Em primeiro lugar, você precisa saber o que são Tags. Tag é o nome dado aoscomandos do HTML, linguagem de programação usada para a construção de sites. Pronto, tendo em mente esta explicação básica, vamos às Meta Tags.

Meta Tags descrevem o conteúdo do seu site para os buscadores. As principais meta tags são Title (título da página), Description (descrição da página) e Robots(indica as páginas que podem ou não serem indexadas). Acompanhe agora, uma breve descrição sobre elas e mais algumas que você precisa conhecer.

 

Title: É o título da página. Aquele título que fica escrito lá em cima na aba do navegador. palavra-chave deve estar presente nele, que deve conter no máximo 63 caracteres.

 

Description: É um resumo onde deve conter informações básicas sobre o conteúdo da página, sem esquecer nunca da palavra-chave e um call-to-action do tipo: leia mais, saiba mais, confira aqui.

 

Ela não interfere no resultado dos buscadores, mas é ela que faz o usuário clicar no link da sua página. Então, dê uma atenção especial para ela.

 

Robots: com elas você pode indicar para os buscadores quais páginas devem ou não ser indexadas pelos motores de busca.

 

Indexação é uma ajudinha para o Google localizar as páginas que você deseja e mostrar o que deve ser seguido. Ela indica para o mecanismo de pesquisa a sua preocupação com os conteúdos oferecidos na internet.

 

Sitemap.xml: um arquivo que indica para os mecanismos de buscas as principais páginas do seu site, mesmo indicando quais as principais páginas, ele não interfere muito no posicionamento do seu site nas buscas.

 

URL Amigável: em vez de apresentar uma URL cheia de letras e números, a URL amigável é um indicativo sobre o assunto do conteúdo. Além disso, esse tipo de URL transmite mais credibilidade ao internauta. Os mecanismos de pesquisas também passaram a usá-la.

 

Atributo Alt: serve como uma descrição da imagem, caso ela não consiga ser exibida por algum motivo. Os robôs de buscam utilizam o conteúdo desta tag para relacionar as imagens com as palavras-chave.

 

Head Tags: conteúdo escaneável, divididos por subtítulos claros, como este em que é divididopelas tags h1, h2, h3, h4, além de deixarem o texto mais agradável de ler, deixa o conteúdo mais acessível pelos buscadores.

 

Conteúdo Otimizado: conteúdo de qualidade, com bons argumentos e boas explicações e com as palavras-chave certas, conseguem, normalmente, ter moral com o Google. Um exemplo prático disto é que se você escolhe as palavras-chave “comprar um notebook” para a sua loja virtual, elas devem aparecer no mínimo 3 vezes no conteúdo por todo o corpo do texto, contendo no inicio, no meio e no final.

SEO Off Page

 

São estratégias de SEO utilizadas fora da sua página, que servem para aumentar a relevância do seu site. Por exemplo: quanto mais links estiver na web direcionando para a sua página, mais relevância ela vai ter perante os mecanismos de busca. Como conseguir isso? Simples.

 

Conteúdo Diferenciado: escreva um artigo com o assunto relacionado ao seu site e crie um link para ele. O ideal é que você produza um conteúdo diferente para cada diretório de artigo que você tiver.

 

Fóruns: participe ativamente de fóruns e sempre que possível, insira um link para o seu conteúdo, que seja útil para os participantes.

 

Parcerias: faça parcerias (saiba do nosso programa de parceria) com blogs e outros sites. Sempre que possível, faça um link para o conteúdo de seus parceiros em retribuição, eles farão o mesmo com você.

 

Diretórios de empresas: você pode incluir a sua loja virtual em diversos cadastros de empresas e incluir localização, descrição dos produtos e links para o seu site.

 

 

Essas foram só algumas estratégias que você pode utilizar para aumentar cada vez mais o número de visitas no seu site. Você já utiliza alguma delas? Deu algum resultado? Compartilhe sua experiência nos comentários.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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