Por que utilizar o retarketing como estratégia

 

Imagine o seguinte: você entra em uma loja virtual atrás de um celular novo, clica nele para ver mais detalhes, gostou, mas o valor está um pouco acima do que você pretende gastar com um aparelho novo, então, você sai da página e vai ver outras coisas na internet. De repente, enquanto você está navegando, se depara com um anúncio daquele mesmo celular que te interessava, só que mais barato e você pensa “Não pode ser! Que sorte!”. Imediatamente, você volta na página em que estava para aproveitar a promoção.

 

Assim acontece com milhares de pessoas na internet. O que aparenta ser uma simples coincidência, na verdade é pura estratégia, e se chama: retargeting.

O que é:

 

A palavra retargeting vem do inglês e significa mirar novamente em um alvo.  É uma estratégia muito usada no marketing digital para e-commerces e consiste em impactar o usuário pela segunda, ou terceira vez, até que ele realize a compra do produto de seu interesse.

Como funciona:

 

De um jeito simples de explicar, o retargeting funciona da seguinte maneira: primeiro é implantado um código na sua página, chamado de pixel , que irá captar as informações básicas anonimamente dos seus visitantes, incluindo as páginas que eles já visitaram, o tempo em que ficaram no site e onde estão navegando no momento.

 

Dessa maneira, quando o internauta acessa a sua página, é enviada um cookie para o navegador dele, que deixa uma trilha pelas páginas em que a pessoa passa, permitindo assim, que você envie anúncios diretamente para ele, através da internet e depois que ele deixou o seu site.

 

 

A grande vantagem do retargeting é se utilizar da informação de intenção de compra,  o que permite que você personalize os anúncios para cada usuário, baseados nos conteúdos que ele interagiu no seu site.

 

É preciso dizer, que o retargeting não captura ou grava informações identificáveis, somente cookies que são lidos.

Como utilizar:

 

  • Crie campanhas de e-mail marketing  onde o cookie possa ser gravado sempre que o leitor acessar um link.

 

  • Ofereça um produto baseado na categoria ou conteúdo ligado a determinado artigo.

 

  • Identifique um produto com que está com uma taxa baixa de conversão e direcionar o leitor para uma página intermediária, para explicar mais vantagens sobre o produto.

Vantagens:

 

Como toda estratégia de marketing, o retargeting deve ser muito bem planejado para gerar resultados, visando: 

 

Maior chance de vendas: Segundo estudos, 50% dos consumidores abandonam seu carrinho de compras, e dos outros 50%, ao menos 20% dessas pessoas, não chegam nem a incluir o produto no carrinho. Com o retargeting, a chance de recuperar esses clientes perdidos tem um aumento expressivo.

 

Melhorar a segmentação: Combinando com a rede de afiliação sobre qual o melhor segmento a ser explorado, podem-se oferecer anúncios para um público específico. É possível filtrar essas pessoas por diversas características, como sistema operacional, localização, navegador, intenções de compra, dentre muitas outras.

 

Controle de comissões e valores:  O anunciante pode saber quantas vezes o internauta viu seu anúncio e, dependendo do número de vezes, ele pode fazer uma promoção para fechar a venda, de uma vez por todas.

 

Maior feedback: Com o remarketing, você pode fazer um estudo de caso para identificar porque alguns clientes abandonam o carrinho de compras com frequência, conseguindo saber se o frete está muito caro, ou o prazo de entrega está muito longo, ou não parcela o número de vezes desejado, dentre muitas outras opções.

Estratégias básicas:

 

Web Retargeting: Funciona muito bem para o e-commerce, o B2B, mídia e para sites de entretenimento em geral, é uma ótima tática para quem procura o engajamento dos clientes. Ele consiste na combinação de mensagens específicas e inserção de anúncios em sites de notícias, blogs e onde mais o seu cliente passar.

 

Retargeting Social:  As redes sociais proporcionam uma ligação direta entre clientes e anunciantes. Essa estratégia além de darem acesso às maiores audiências online, também permite o uso das ferramentas das redes, como o curtir, o compartilhar, o RT e comentários. Tudo isso ajuda a aumentar o alcance dos seus anúncios.

 

Retargeting Mobile:  Os smartphones já caíram no gosto do público e já são utilizados para se comprar de tudo, desde óculos de sol até aparelhos de TV e produtos mais sofisticados. O retargeting móbile, permite que você recupere aqueles clientes que estão no telefone enquanto não estão usando os computadores. Hoje em dia, o tempo gasto nos smartphones é muito maior que o gasto nos desktops e essa modalidade de retargeting tornou-se obrigatória para quem quer bons resultados.

Otimização

 

A grande vantagem das campanhas digitais é que você pode testar todas as suas ações e saber o que dá certo e o que não dá. Com o  retargeting não é diferente. Crie o hábito de testar e otimizar cada vez mais suas campanhas para que seus resultados melhorem a cada dia. Uma boa dica é quando criar uma peça crie também um subconjunto de peças, onde você alterna somente o call to action, as cores, ou texto.

 

Esses testes vão dar para você um melhor conhecimento sobre os seus clientes e como eles se comportam.

 

O retargeting é uma das estratégias mais inteligentes que existem para a recuperação de clientes. Se você busca resultados reais, comece agora mesmo a planejar sua estratégia.

 

Você já utilizou alguma estratégia de retargeting? Divida com a gente nos comentários.

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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