Imagine o seguinte: você entra em uma loja virtual atrás de um celular novo, clica nele para ver mais detalhes, gostou, mas o valor está um pouco acima do que você pretende gastar com um aparelho novo, então, você sai da página e vai ver outras coisas na internet. De repente, enquanto você está navegando, se depara com um anúncio daquele mesmo celular que te interessava, só que mais barato e você pensa “Não pode ser! Que sorte!”. Imediatamente, você volta na página em que estava para aproveitar a promoção.
Assim acontece com milhares de pessoas na internet. O que aparenta ser uma simples coincidência, na verdade é pura estratégia, e se chama: retargeting. O que é:
A palavra retargeting vem do inglês e significa mirar novamente em um alvo. É uma estratégia muito usada no marketing digital para e-commerces e consiste em impactar o usuário pela segunda, ou terceira vez, até que ele realize a compra do produto de seu interesse. Como funciona:
De um jeito simples de explicar, o retargeting funciona da seguinte maneira: primeiro é implantado um código na sua página, chamado de pixel , que irá captar as informações básicas anonimamente dos seus visitantes, incluindo as páginas que eles já visitaram, o tempo em que ficaram no site e onde estão navegando no momento.
Dessa maneira, quando o internauta acessa a sua página, é enviada um cookie para o navegador dele, que deixa uma trilha pelas páginas em que a pessoa passa, permitindo assim, que você envie anúncios diretamente para ele, através da internet e depois que ele deixou o seu site.
A grande vantagem do retargeting é se utilizar da informação de intenção de compra, o que permite que você personalize os anúncios para cada usuário, baseados nos conteúdos que ele interagiu no seu site.
É preciso dizer, que o retargeting não captura ou grava informações identificáveis, somente cookies que são lidos. Como utilizar:
Vantagens:
Como toda estratégia de marketing, o retargeting deve ser muito bem planejado para gerar resultados, visando:
Maior chance de vendas: Segundo estudos, 50% dos consumidores abandonam seu carrinho de compras, e dos outros 50%, ao menos 20% dessas pessoas, não chegam nem a incluir o produto no carrinho. Com o retargeting, a chance de recuperar esses clientes perdidos tem um aumento expressivo.
Melhorar a segmentação: Combinando com a rede de afiliação sobre qual o melhor segmento a ser explorado, podem-se oferecer anúncios para um público específico. É possível filtrar essas pessoas por diversas características, como sistema operacional, localização, navegador, intenções de compra, dentre muitas outras.
Controle de comissões e valores: O anunciante pode saber quantas vezes o internauta viu seu anúncio e, dependendo do número de vezes, ele pode fazer uma promoção para fechar a venda, de uma vez por todas.
Maior feedback: Com o remarketing, você pode fazer um estudo de caso para identificar porque alguns clientes abandonam o carrinho de compras com frequência, conseguindo saber se o frete está muito caro, ou o prazo de entrega está muito longo, ou não parcela o número de vezes desejado, dentre muitas outras opções. Estratégias básicas:
Web Retargeting: Funciona muito bem para o e-commerce, o B2B, mídia e para sites de entretenimento em geral, é uma ótima tática para quem procura o engajamento dos clientes. Ele consiste na combinação de mensagens específicas e inserção de anúncios em sites de notícias, blogs e onde mais o seu cliente passar.
Retargeting Social: As redes sociais proporcionam uma ligação direta entre clientes e anunciantes. Essa estratégia além de darem acesso às maiores audiências online, também permite o uso das ferramentas das redes, como o curtir, o compartilhar, o RT e comentários. Tudo isso ajuda a aumentar o alcance dos seus anúncios.
Retargeting Mobile: Os smartphones já caíram no gosto do público e já são utilizados para se comprar de tudo, desde óculos de sol até aparelhos de TV e produtos mais sofisticados. O retargeting móbile, permite que você recupere aqueles clientes que estão no telefone enquanto não estão usando os computadores. Hoje em dia, o tempo gasto nos smartphones é muito maior que o gasto nos desktops e essa modalidade de retargeting tornou-se obrigatória para quem quer bons resultados. Otimização
A grande vantagem das campanhas digitais é que você pode testar todas as suas ações e saber o que dá certo e o que não dá. Com o retargeting não é diferente. Crie o hábito de testar e otimizar cada vez mais suas campanhas para que seus resultados melhorem a cada dia. Uma boa dica é quando criar uma peça crie também um subconjunto de peças, onde você alterna somente o call to action, as cores, ou texto.
Esses testes vão dar para você um melhor conhecimento sobre os seus clientes e como eles se comportam.
O retargeting é uma das estratégias mais inteligentes que existem para a recuperação de clientes. Se você busca resultados reais, comece agora mesmo a planejar sua estratégia.
Você já utilizou alguma estratégia de retargeting? Divida com a gente nos comentários.
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