Se preparando para a Black Friday 2015

 

A próxima Black Friday está chegando no dia 27 de Novembro, e tal como nos últimos anos, o E-Commerce prevê altas expectativas de vendas. E não pense que por conta da crise financeira tais oportunidades passarão desapercebidas pelo grande público: é justamente pelos tempos de orçamentos mais apertados que as chances de promoção se mostram mais assertivas.

 

Outro fator que torna as vendas da Black Friday deste ainda maiores é a acessibilidade cada vez maior de aparelhos mobile, fazendo com que as compras sejam virtualmente de qualquer lugar. Os comerciantes virtuais precisam se preparar para este dia não apenas com o intuito de aumentar as vendas no período, mas ser uma alternativa viável para o público a qualquer época do  ano.

 

E o primeiro ponto, é ter uma estrutura pronta para a data.

 

Estruturação

 

Podemos considerar a Black Friday para o E-Commerce o que é o Natal para as redes físicas de lojas. Ou ainda, o “13º mês de vendas”. Isso se deve ao fato de que o crescimento de em vendas na data questão chega a quadruplicar em comparação aos períodos mais regulares. Sim, de acordo com seus devidos segmentos de mercado, é possível lucrar em um dia o equivalente ao mês.

 

Obviamente, ter um volume tão grande de vendas e visitas em único dia pode gerar problemas estruturais que podem trazer mais problemas ao seu negócio do que benefícios. Portanto, é importante que sua loja virtual tenha uma estrutura de site de acordo com suas previsões de venda.

 

Esses ajustes vão desde a adequação dos preços visados pelo público – e que podem gerar lucros efetivos para a loja – até o suporte dos servidores com a quantidade de visitas em sua loja. Vamos listá-los de maneira organizada para que possa trabalhar cada uma destas questões com mais facilidade.

 

Plataforma: sua loja virtual precisa ter suporte de servidores e banda larga capaz de sustentar o enorme volume de visitas. Por se tratar de poucas horas, nem todos os usuários terão a paciência de esperar longos segundos para conferir as ofertas – se outra loja oferecer uma estrutura mais dinâmica, ele irá para lá-.

 

Estoque: este é um fator que só pode ser especificamente mensurado em suas previsões de venda. Mas basicamente, garanta que seus produtos mais importantes tenham um bom estoque para o Black Friday, não apenas para evitar perdas significativas de vendas, mas também não afetar a imagem do seu e-commerce, que poderia estar despreparado para um evento deste porte.

 

Preço: deixe os valores claros de vendas com descontos, os que estão sem descontos, e quais promoções em conjunto (os chamados “Bundles”) estão disponíveis. Se houver estrutura para isso, deixe seus canais de comunicação em pleno funcionamento até o fim da Black Friday. Se estiver aberto a negociações de produtos ou vários deles com alguns clientes, as chances de fidelizá-lo para futuras recompras é garantida.

 

Entrega: por fim, outro fator de peso nas compras realizadas na Black Friday. Seu sistema de entregas deve possuir uma estrutura tão bem arquitetada quanto a do próprio site. Por ser parte do processo de pós-venda, os clientes terão referências mais frias dos locais onde realizaram suas compras. Logo, seja a previsão de entrega dentro dos padrões em épocas mais “tranquilas”, até a qualidade da entrega, devem ser garantidas.

 

Propagandas Enganosas

 

Um dos fatores que acabaram manchando um pouco a imagem do Black Friday aqui no Brasil foram as propagandas enganosas de várias lojas, que aumentavam os preços de determinados produtos semanas ou mesmo poucos meses antes do dia de promoções, abaixando para os valores originais como meio de atrair o público. Felizmente, hoje existem os comparadores de preço, que se tornaram o melhor histórico de reclamações e elogios, além de oferecer aos usuários relatórios nas variações de preço.

 

Ter sua loja virtual na vitrine de um comparador de preços é um fator extra de divulgação que pode ajudá-lo a se organizar para o Black Friday. Uma vez que os próprios comparadores servem como um filtro para os compradores escolherem suas lojas de maneira segura, seu e-commerce pode se preparar nas mesmas proporções.

 

Novas Tendências

 

Em um ano, muitos fatores podem mudar na internet. E no caso deste ano, uma tendência cada vez mais frequente está na compra mobile. Com sistema de segurança mais robusto em smartphones e tablets, e a própria confiança do público, agora mais habituado com os aparelhos, a possibilidade de compra a qualquer momento e em qualquer lugar é real.

 

E isto começa na própria estrutura da loja, com um UX adequado ao mobile, suas vendas serão sem dúvidas um sucesso.

 

Outro fator importante é com relação aos horários de divulgação e estratégias de marketing. Os usuários finais agora tem acesso a novas ofertas em qualquer horário, o que significa que você pode surpreendê-los com suas propostas. Neste ponto, deixe a criatividade ajudá-lo.

 

Lembre-se que, apesar da Black Friday ser um único dia, suas promoções e divulgações podem se estender tanto antes como depois da data em questão. Prepare sua loja com cautela, e faça bom proveito das vendas!

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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