Utilizando o frete de maneira inteligente no E-Commerce

 

O frete é um elemento fundamental a ser explorado dentro de um E-Commerce, pois ele completa a experiência final do seu possível cliente na loja, o “fechar compra”.  Seu negócio pode ter o melhor design do mundo, com o processo de pagamento mais eficiente, mas se falhar no frete, estará perdendo clientes e arranjando recorrentes dores de cabeça.

 

Em muitos casos, o frete acaba gerando estresse desnecessário entre o lojista e o consumidor, criando incertezas sobre o bom serviço e idoneidade da loja. Mas esse martírio não precisa e não deve existir.

 

O frete para lojas online é tão importante que um estudo realizado pela Invesp indica que 44% dos carrinhos de compra acabam sendo abandonados por conta dos custos de entrega, sendo esse o principal motivo das baixas em vendas no setor de comércio eletrônico.

 

Fizemos este post para lhe ajudar evitar estes problemas e aumentar o potencial da sua loja no mercado. Conheça agora os principais pontos para utilizar o frete de maneira inteligente dentro do seu E-Commerce!

 


Dados sobre frete no setor de E-commerce

 

A Axado, empresa de TI que atua na gestão de fretes para o e-commerce, realizou uma pesquisa chamada “Panorama sobre o frete no e-commerce”, e apontou os seguintes dados:

 

 


Quais são as opções de entrega no E-Commerce?

 

Frete via Correios: as entregas feitas pelos Correios já são popularmente conhecidas pelos consumidores, que em algum momento já utilizaram este serviço. Um detalhe importante: os Correios oferecem um contrato para o proprietário da loja virtual, proporcionando algumas comodidades, como o pagamento do frete por meio de fatura.

 

O lojista também consegue obter descontos de acordo com o volume de envio mensal, tal como o e-Sedex, serviço de entrega expresso voltado exclusivamente para compras realizadas em lojas virtuais.

 

Para utilizar os Correios, existe um limite de peso, 30 kg de envio para encomendas nacionais e internacionais. Serviços que exigem maior rapidez na entrega, como o Sedex 10, diminuem ainda mais esse limite restringindo-o para 10 kg.

 

Frete por transportadoras: esta opção pode ser mais cara que os Correios, no entanto, não possuem restrição de pesagem. Sendo assim, uma ótima opção para quem vende produtos mais pesados e/ou com dimensões que ultrapassam o limite estabelecido pela ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos).

 

Outra grande vantagem de utilizar transportadoras para fretes de sua loja virtual é que o risco de incidência por alguma greve ou paralisação é menor, diminuindo a possibilidade de atraso da encomenda.

 

Entregas Alternativas: dependendo da abrangência de seu e-commerce, é interessante também utilizar métodos alternativos de entrega. Por exemplo, se a encomenda precisa ser entregue em locais próximos à loja ou estoque, é possível diminuir o prazo com a utilização de um motoboy ou veículo próprio.

 

Você também pode oferecer a opção de retirada na loja, que dependendo do caso, pode ser vantajosa, tanto para você, quanto para o cliente. Isso pode aumentar seu repertório de frete e proporcionar maior eficiência nas comercializações realizadas em seu e-commerce.

 


Correios ou transportadoras?

 

Antes de definir isso, é preciso avaliar as vantagens e desvantagens de cada opção, e, principalmente, se eles são adequados ao seu tipo de negócio. 

 

Correios: Cerca de 90% das lojas online usa os serviços dos Correios para seus fretes. Trata-se do principal meio de envio de correspondências e produtos no Brasil, sendo eleito um dos dez melhores do mundo nesta categoria.

 

Para o pequeno empreendedor, inclusive donos de e-commerce, a utilização dos Correios pode atender praticamente todas as necessidades.

 

A maior desvantagem é que com determinados produtos, dependendo do peso e das dimensões, o serviço fica mais caro. Nesse caso, pode ser melhor optar por uma transportadora.

 

Tranportadoras: Usar os serviços de uma transportadora, em muitos casos, será a solução.

 

 Muitas empresas oferecem este tipo de serviço, o que gera preços competitivos por causa da concorrência, não existem restrições de pesagem ou dimensões, os valores de entrega são pré-estabelecidos, mas também com opções de personalização conforme sua necessidade, sendo que transportadoras possuem maior flexibilidade para negociação de preços e descontos.

 

Entre as desvantagens, podemos citar o fato de alguns produtos frágeis terem que ser transportados com maior cuidado, e, dependendo da transportadora, não haverá cuidado. Produtos muito grandes, pesados ou caros, podem encarecer consideravelmente o serviço.

 

 

Conhecendo melhor estas opções, basta fazer uma análise detalhada das necessidades do seu E-Commerce, avaliar os custos e escolher qual delas vai lhe atender melhor.

 


Logística de frete

 

Frequência de coleta: você precisa identificar os pontos de entrega em sua cidade. Determinados locais de coleta fornecem materiais continuamente, mas em pequenos volumes para cada rota.

 

Tipos de Fluxo: Estes diferentes tipos de transporte devem ser postos em prática de acordo com as características de cada operação. Vale ressaltar que é possível a utilização de mais de um modelo para a mesma empresa. A escolha correta do fluxo permite uma operação logística mais eficiente e mais barata.

 

Milk run - Planejamento de entregas mantido por empresas de transporte, onde para cada dia, a empresa realiza uma coleta dos componentes em quantidades pré-determinadas.

 

Crossdocking - Processo de logística em que a mercadoria recebida é redirecionada sem armazenagem prévia. O principal diferencial é redução do tempo do processo.

 

Formato e empilhamento: O formato das embalagens usadas na entrega também deve ser pensado, considerando as medidas do veículo de carga. Por exemplo, no caminhão pode existir capacidade ociosa em termos de espaço, mas devido ao tamanho e formato das embalagens não ser possível adicionar mais objetos.

 

Limite de peso e volume: A taxa de ocupação das entregas deve ser calculada sempre levando em consideração a saturação, o peso ou volume. Alguns tipos de materiais são leves, no entanto, volumosos. Outros nem sempre ocupam tanto espaço, porém são pesados. Tudo isso precisa ser analisado por você e o setor de logística.

 

Tamanho do veículo: Nesse contexto, deve-se arranjar o veículo certo para a embalagem certa. Significa que embalagens maiores exigem veículos maiores. O mesmo vale para embalagens mais pesadas. Você pode se certificar desse e dos demais pontos juntamente com os responsáveis pela transportadora ou funcionários dos Correios.

 


Descubra o quanto você gasta

 

Você está ciente da média de quanto já é gasto de frete na sua loja virtual? Você pode calcular o preço pelo site dos Correios. Para que você entenda, desde 2011, os serviços de encomenda dos passaram a ser precificados a partir do peso cúbico.

 

O peso cúbico, diferente do peso físico em quilo, considera o volume da encomenda. Isso porque o custo de transporte leva em conta o volume das encomendas que serão transportadas, e não apenas seu peso real.

 

Por isso que foi adotado o preço cúbico como forma de equilibrar a relação peso x espaço ocupado pela carga no veículo, e que já era praticado no transporte aéreo no Brasil e no exterior.

 

Calculando o peso cúbico: para calcular o peso cúbico de uma encomenda você pode usar a seguinte fórmula:

 

(C x L x A)/6.000*

 

A = Altura do objeto (em centímetros)

 

L = Largura do objeto (em centímetros)

 

C = Comprimento do objeto (em centímetros)

 

6.000 = coeficiente resultante da relação entre peso e volume mais adequada e comercialmente justa à cubagem, conforme recomendado pela IATA, entidade internacional que congrega as empresas aéreas. 

 


Fique atento ao frete grátis

 

O frete grátis, de fato, é bastante atraente para o cliente. Mas você precisa ficar atento para não acabar tendo prejuízo. Já ouviu aquele ditado: “Não existe almoço grátis?” Então, isso cabe perfeitamente no setor de comércio eletrônico.

 

Atente-se ao seguinte: Se não é o cliente que paga o frete, então o custo de envio fica por sua conta. E dependendo da região e da forma como é concedida a entrega, esse custo pode ultrapassar em muito a sua margem de lucro, obviamente lhe dando prejuízo.

 

Atraídos pelo aumento imediato das vendas, muitos lojistas incorporam a taxa de entrega no preço final. E uma vez que começam, não conseguem mais parar, sob o risco de terem suas vendas prejudicadas.

 

O ideal é já colocar o valor do frete na margem praticada no produto, desde que isso fique bom para a loja. Confira na imagem abaixo uma pesquisa relacionada ao frete grátis feita em 2013 pela E-bit.

 

 


Quais as diferenças entre Sedex, E-Sedex e PAC?

 

 

 

PAC – O tipo de encomenda econômica disponibilizada pelos Correios para o envio exclusivo de produtos. Os prazos de entrega podem variar de acordo com os locais de origem e destino, e dias da semana. O PAC é disponível para qualquer território nacional. Tanto pessoas físicas, quanto jurídicas com ou sem contrato podem solicitar.

 

SEDEX – É o segundo tipo de entrega disponibilizado pelos Correios para o envio expresso de produtos e documentos. Os prazos de entrega são feitos de acordo com as localidades de origem de destino. Podem ser feitas em todos os dias da semana, exceto domingo. O SEDEX se divide em algumas modalidades como: SEDEX 10, SEDEX Hoje, SEDEX Mundi, entre outros.

 

E-SEDEX - Serviço expresso semelhante ao SEDEX, mas para mercadorias adquiridas em comércio eletrônico, tem tratamento prioritário e entrega em domicílio. A diferença básica é o valor do frete, tendo o E-SEDEX, custo menor. Um detalhe importante é que o serviço não está disponível em todas as cidades.

 


Principais transportadoras do E-commerce brasileiro

 

Jadlog – A empresa conta com 480 unidades, se posicionando como uma das maiores transportadoras do Brasil e atende todo o território nacional.

 

Gollog – Empresa de serviços de cargas da GOL. Em seus 10 anos de experiência vêm conquistando cada vez mais o mercado. Atualmente, conta com 103 unidades localizadas em 78 municípios, atendendo a mais de 3.400 cidades.

 

Azul Cargo – Atende mais de mil municípios brasileiros. Atualmente, é considerada a solução mais pontual do mercado de transporte de carga aérea.

 

UPS – Considerada a maior empresa do mundo em transporte expresso e entrega de pacotes, se destacando também com transporte especializado em serviços de e-commerce.

 

Direct – Empresa especialista em entregas de produtos adquiridos por meio de vendas virtuais, realizadas através de E-Commerce. 

 

Total Express – Se dedica à entrega fracionada de pequenas e médias encomendas para qualquer lugar do país. 

 

Esperamos ter ajudado! Utilize essas informações e torne o frete inteligente em sua loja virtual. Se restar alguma dúvida, não hesite em nos consultar.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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