Fim do Internet Explorer irá aumentar ou diminuir o tráfego do E-commerce?

A Microsoft anunciou recentemente o fim do navegador Internet Explorer, presente no Windows desde o ano de 1995. A descontinuação do navegador acontecerá devido à criação do seu sucessor, denominado inicialmente de Project Spartan, mas tendo o nome oficial e logo como Microsoft Edge, depois que a empresa realizou pesquisas de mercado.

 

O navegador IE vinha alimentando uma imagem negativa criada nos últimos anos. A Microsoft até que tentou inúmeras vezes desfazer a má fama, mas falhou. Em 2013, a empresa chegou até lançar um vídeo que lembrava a infância dos anos 90 para alavancar o uso do novo Explorer, mas não obteve êxito.

 

Tudo bem, a informação é interessante, mas o que ela tem a ver com o E-commerce? O fim desse sistema irá influenciar no trafego da minha loja virtual? 

 

Entendendo o contexto

 

Quem atua na internet há tempos, sabe bem o pesadelo que era fazer um site ser exibido nas versões mais antigas do Internet Explorer. O funcionamento ia bem, até ser testado no IE. Interessante que se funcionava no Explorer, não funcionava no restante. Nessa época (antes da versão 9), o Internet Explorer era o navegador mais utilizado no mundo. Ou seja, não tinha para onde correr.

 

Até que o Google lançou o Chrome e a coisa começou a mudar de figura. Importante ressaltar que o Firefox já era querido entre boa parte de programadores, mas não conseguia expandir e encontrar um público mais amplo. Por conta disso, o Google foi dominando, oferecendo o Chrome para cada visitante que chegava até ele por navegador diferente.

 

Não foi preciso muito tempo para que o Chrome chegasse ao topo e se tornasse o navegador mais utilizado no mundo, com exceção dos Estados Unidos, até recentemente. Há pouco tempo atrás, uma pesquisa feita pela Adobe ADI mostrou que o Chrome já atingiu a primeira posição lá também, sendo portanto, o “número 1 do planeta”.

 

Microsoft Edge

 

O Project Spartan na verdade, tem o nome oficial de Microsoft Edge. A empresa explica que ele foi desenvolvido para ser bastante minimalista e básico. O projeto tem algumas funcionalidades já presentes em concorrentes como os já citados Google Chrome e Firefox OS, mas mesmo assim representa um avanço para a companhia.

 

Entre os recursos mais notáveis está a capacidade de anotar com o teclado ou caneta diretamente em uma página da web, podendo o usuário também compartilhar com amigos. O programa também tem um modo de leitura sem distrações, que exibe o artigo de uma página de maneira simplificada, além da presença da funcionalidade Cortana que facilita as pesquisas.

 

Além do mais, a Microsoft anunciou que o projeto terá suporte para extensões no Chrome e Firefox, o que prova o objetivo de fabricar no Windows 10, um sistema que se enquadra em todas as plataformas, inclusive as concorrentes. Essas extensões irão ficar na barra do navegador para que o usuário encontre no Expartan/Edge funcionalidades exclusivas, que atendam suas expectativas. Entretanto, ainda não ficou claro como usar essas extensões.

 

Mas então, atrapalha ou não o E-Commerce?

 

Se no Brasil o navegador do Google é o principal usado pelos navegantes, deduzimos que a maioria do tráfego em das platformas de E-commerce provém dele. Em seguida vem o Mozilla Firefox, mas obviamente que o Explorer ainda detém uma fatia do público, mas será que será suficiente para atrapalhar o comércio eletrônico?

 

Acreditamos que não, afinal, pois a mudança não costuma demorar a acontecer. Nesse caso, os usuários do Explorer em breve estarão migrando para o Chrome ou, se o novo projeto for mesmo tão bom como estão dizendo, utilizando o Spartan/Edge Microsoft. Nesse caso, aconselhamos que você não perca o sono por causa dessa mudança, mas comemore pelo fato da inovação sempre facilitar o mercado de lojas virtuais.

 

Conclusão

 

Existem outras atualizações recentes que merecem mais atenção dos donos de lojas virtuais, como a mudança do algoritmo do Google, que desde 21 de abril está desconsiderando os sites que ainda não aderiram o mobile-friendly, ou seja, que ainda não se enquadram na usabilidade móvel. Até porque as lojas virtuais que não funcionarem bem em smartphones e tablets terão seu ranqueamento reduzido e poderá até sumir das páginas de resultados.

 

Claro que em relação ao fim do Explorer, devemos ficar atentos, mas não é o fim do mundo para o E-commerce.

 

Enfim, esse foi nosso artigo de hoje esperamos ter ajudado mais uma vez. Se restar alguma dúvida, não hesite em nos consultar. Se desejar, interaja com um comentário. Em breve estaremos aqui novamente com mais conteúdos para você elevar os sesu resultados!

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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