Por que investir em sistemas antifraude na sua loja virtual

 

Todo o crescimento que a internet teve nos últimos tempos acarretou, como não poderia deixar de ser, em uma grande onda de hackers e de fraudes no comércio eletrônico. E não é por menos, o comércio eletrônico já movimenta bilhões anualmente. Algumas empresas chegam a concentrar 95% de seus lucros através das vendas pela internet, e isso sem contar com as empresas que nasceram na internet e trabalham apenas em âmbito on-line.

 

Pode-se dizer que a internet oferece mais oportunidades de lucro e de ROI do que a própria bolsa de valores, já que na internet você consegue prever melhor a sua necessidade e as possibilidades de retorno através de um planejamento. E mesmo com toda essa relevância para a economia mundial, existem muitas pessoas que acreditam não precisarem proteger seus sites, pois qualquer ataque pode ser facilmente remediado. E aí é que muita gente se engana.

 

Segurança é Investimento

 

Se você vai em algum lugar comprar e não se sente seguro pois os vendedores não dão atenção, ou os produtos estão desorganizados e na hora do pagamento nem nota fiscal existe, a probabilidade de não voltar lá ou mesmo de não fechar negócio é grande.

 

Semelhante a isso, a segurança de um E-commerce deve ser levada em consideração tanto quanto seu layout, a disposição dos produtos e o acesso às informações. As regras do mundo real continuam valendo para o mundo virtual.

 

Felizmente, a maioria das empresas sérias que trabalham com o comércio eletrônico já estão cientes da necessidade de manter as informações protegidas e transmitir segurança para os clientes, por isso, tentam incluir certificados de segurança e criptografia, o que já dá uma segurança maior para o endereço. Ainda assim, é sempre bom conhecer mais. 

 

E os recursos, quais são?

 

Existem alguns recursos de altíssimo nível que estão disponíveis na própria internet de maneira gratuita (pelo menos no nível básico) e que você pode utilizar para proteger seu site. Na verdade, mais do que programas, queremos falar um pouco sobre os recursos. E nesse quesito, os melhores são os seguintes:

 

Criptografia e certificados de segurança - este já é um velho conhecido principalmente por causa de seu uso em sites de bancos. Através deste recurso, você consegue bloquear o acesso de hackers a informações confidenciais de seus clientes, tais como senha, login, cpf e demais informações que ele precisa incluir na hora de entrar no site ou de fazer o cadastro. No quesito segurança, a grande vantagem é quando, por exemplo, a pessoa precisa inserir dados como o número do cartão de crédito, já que ele estará totalmente protegido contra o acesso de uma outra máquina. Vale lembrar que a criptografia e o uso de certificados de segurança não protege seu site contra ataques de hackers, mas sim protege os dados inseridos nele por terceiros, ou seja, dá segurança a seus clientes.

 

Blindagem ou varredura periódica de segurança -  A blindagem funciona basicamente olhando diariamente ou periodicamente em um período pré-determinado como estão as proteções do site contra ataques de hackers. Basicamente, ele funciona como um antivírus para ajudar a identificar se o endereço eletrônico específico tem alguma vulnerabilidade, se está com algum malware e se os seus certificados de segurança estão em dia. A grande vantagem desse sistema é impedir a cópia de dados sigilosos.

 

Sistema antifraude - este recurso é utilizado especificamente no ato da compra, quando a pessoa está inserindo seus dados. Através de um complexo banco de dados, ele identifica o número do cartão de crédito e automaticamente se conecta com a empresa do cartão, comparando dados e fazendo vários testes que visam identificar se este é um cartão clonado ou não. O mais importante neste caso é que o sistema protege uma transação comercial, além de oferecer recursos capazes de identificar a localização onde a pessoa que inseriu os dados está.

 

Proteção de site seguro - Esta chave representa que este site é seguro, ou seja, que ele tem recursos capazes de proteger os dados do usuário e impedir ataques de hackers. Sites como eBay, Amazon e Aliexpress utilizam este mesmo recurso, além de outros, é claro, para reforçar sua segurança.

 

Disponibilize as melhores ferramentas

 

A grande vantagem de lidar com comércio eletrônico é que atualmente as maiores empresas do mundo são ligadas a esse meio. E como elas não têm interesse de perder dinheiro, elas acabam investindo pesado para manter a segurança em todos os recursos utilizados. Assim, o mercado atualmente disponibiliza várias ferramentas que estão facilmente à sua disposição e que podem blindar totalmente seu site contra fraudes. São eles:

 

Código de segurança do cartão de crédito - se você lembra, há uns 15 anos atrás os cartões de crédito não vinham com o código de segurança. Atualmente, todo cartão de crédito tem esses números. Eles são importantes pois são personalizados de acordo com a bandeira do cartão e o tipo do cartão que o cliente tem, ou seja, indiretamente, com este recurso, você já tem acesso a uma segmentação do perfil do cliente e sua origem.

 

Rastreamento da origem da compra - Esta é uma ferramenta bem complexa, mas que de certa forma pode oferecer grandes vantagens a nível de identificação do usuário que realizou a compra. Através deste recurso, é encontrada a localização do computador que realizou a compra através de seu número de IP. Mesmo com ferramentas que mascaram o IP atualmente, é muito fácil identificar estes dados mesmo com as proteções de acesso do usuário. A grande falha aqui é no caso de pessoas que usam lan houses ou computadores públicos, o que dificulta a verificação.

 

Banco de dados - Muitos especialistas apontam o uso de banco de dados como a forma mais efetiva de deter rapidamente a fraude no comércio eletrônico. Com um grande banco de informações complexas, é possível conseguir rapidamente identificar se um dado está incorreto ou se foi utilizado de maneira maliciosa. Atualmente, existem bancos de dados tão complexos que até mesmo é possível flagrar as mais simples situações, como uma compra em uma loja física de roupas e a recompra do mesmo produto on-line.

 

Escala de probabilidade de fraude na compra de determinados produtos - A lógica desta ferramenta é simples: os produtos que mais são comprados através de recursos ilícitos recebem um cuidado maior na hora de realizar a venda. Os produtos menos fraudados, recebem uma atenção menor. Embora pareça algo meio sem sentido baixar a guarda para determinados produtos, esta escolha foi feita pensando em como identificar os fraudulentos, pois estes produtos com baixas chances de fraude normalmente são do tipo que depende de uma logística mais complicada para se receber.

 

Soluções Antifraudes no mercado

 

Atualmente, existem várias opções antifraude disponíveis na internet. E mesmo com todas as opções, ainda existem empresas que investem nos seus próprios programadores afim de conseguir um projeto personalizado. Atualmente, já é possível encontrar ferramentas antifraude por valores a partir de R$50,00 Porém, vale lembrar que existem soluções que podem custar até R$20.000,00 Via de regra, na maioria das vezes as empresas cobram por análises, e essas análises também variam de preço de acordo com o plano contratado. Mesmo com soluções baratas já é possível encontrar grandes resultados, como os que citamos agora:

 

Clearsale - talvez seja a maior fornecedora de proteções antifraude para o e-commerce do Brasil. Atualmente, oferece uma ampla gama de soluções, mas para nós, as duas melhores são a Clear Sale Total Garanteed e a Clear Sale ID.

 

FControl - Suas soluções são de acordo com a demanda do site, variando entre diversos planos.

 

ZipCode - esta solução faz parte da plataforma ZipOnline 3.0, que permite total automatização do seu sistema antifraude. Outra vantagem é que através do ZipCode, você pode acessar seu banco de dados de qualquer lugar, a qualquer hora.

 

Faça você mesmo

 

Quanto menos lógico for o sistema de segurança montado, mais difícil será burlá-lo. E antes que você decida utilizar tudo, saiba que não é uma boa ideia, pois em alguns casos podem haver incompatibilidades. A melhor solução mesmo é solicitar a ajuda de um especialista, explicar o que você gostaria de ter e esperar as sugestões dele. Quanto mais planejado for o seu sistema antifraude, maiores são as chances de ele ser efetivo durante muito tempo. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco

 

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

Siga-nos também!

Assine nossa newsletter

Quer saber como fazer marketing de conteúdo?