Como vender mais mais utilizando cupons de desconto

 

No último artigo tratamos do marketing promocional, falando especificamente de brindes como estratégias de vendas para lojas virtuais. Seguindo do mesmo princípio, daremos dicas matadoras para você elevar os resultados de seu e-commerce utilizando cupons de desconto.

 

Entendendo o conceito

 

Cupons de desconto, uma tática de negócio que visa incrementar vendas de produtos ou serviços, sejam eles online ou off-line. Essa ferramenta ficou bastante conhecida em 1887, quando o empreendedor Asa Candler a utilizou como estratégia de marketing para o lançamento de uma nova bebida, a Coca Cola.

 

Ele distribuiu vouchers impressos em revistas que poderiam ser cortados e trocados gratuitamente por doses do refrigerante em stands de venda. O ato foi considerado agressivo na época, mas fez com que a marca ficasse popular. Esta é a primeira vez que a história registrou os cupons sendo utilizados de maneira efetiva na atração de clientes e aumento das vendas de um produto.

 

Cupons de descontos online

 

Usados por muitas empresas que desejam aumentar suas chances de vendas no comércio eletrônico. Nesse caso, a tática se faz a partir de um sistema de distribuição de cartões online de descontos para determinados produtos ou até para todos expostos numa loja virtual.

 

No Brasil o mercado de cupons online cresceu bastante no ano de 2011. Em 2013, diversos e-commerces atingiram boas metas, seguindo a tendência e oferecendo cupons de descontos a seus consumidores. A prática ainda continua sendo bem aceita e garantindo ótimos resultados para as empresas que se dispõem a usá-los.

 

Vantagens

 

Incentivo de compras – A primeira vantagem de usar um cupom em seu e-commerce é incentivar um novo usuário, que nunca comprou com você, a se transformar num cliente. O desconto é um ótimo incentivador para fazer o público conhecer e comprar seus produtos, que muitas vezes não caberiam num orçamento sem o desconto.

 

Satisfação do consumidor - Outro benefício evidente é a sensação de satisfação que o desconto causa no consumidor. Afinal, ele está economizando seu dinheiro, conseguindo um produto de sua utilidade por um bom preço, levando mais por menos.

 

Viralização e compartilhamento – Outro grande benefício é que os cupons impulsionam o compartilhamento e a viralização. Quando conhecemos uma boa oferta na Internet, a tendência é que a divulguemos para os que nossos amigos também aproveitem o desconto. Isso aumenta consideravelmente a exposição da oferta, elevando as vendas com um menor esforço de marketing e publicidade.

 

Aumento do ticket médio – O cliente fica mais propenso a levar mais produtos tendo um cupom “em mãos”. Esta é uma ótima forma de aumentar o ticket médio em sua loja virtual. Além do mais, a loja poderá condicionar a utilização do desconto a um valor mínimo de compra. Por exemplo, um cupom de 15% de desconto poderá ser empregado se o comprador realizar a compra a partir de R$ 200,00.

 

Algumas estratégias

 

Faça as contas antes de oferecer a oferta - Claro que a ideia de uma estratégia nova é que ela traga lucro e não prejuízos. Então analise fatores como: sua loja tem outros produtos que possam suplementar o negócio no período da oferta? Afinal, seu produto supostamente estará sendo vendido por um preço menor a partir dos descontos. Pense nisso e avalie todos os custos envolvidos antes de criar uma promoção com cupons.  

 

Use a criatividade - Crie novas oportunidades de compra para o cliente, além da que já estará sendo feita. Por exemplo: “Compre um e leve outro em sua próxima compra”. Esta pode ser uma ótima tática. Já que o consumidor pode receber um desconto ou um produto de cortesia na próxima compra. Isso o incentivará a voltar na loja para receber o que foi prometido.  

 

Esta é mais uma estratégia matadora para seu e-commerce. Tem alguma ideia que poderia acrescentar? Deixe um comentário!

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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