O número de indivíduos que estão substituindo a compra online tradicional pela móvel aumenta a cada dia. Por isso, as lojas virtuais devem obter o máximo de informações sobre o assunto para atenderer esse público. Trouxemos 5 fatores importantes sobre o Mobile Commerce para você acompanhar de perto!
Compras por impulso
O Mobile começou a se tornar popular por conta dos jogos, aplicativos e ringtones. Os usuários podiam pesquisar por suas músicas favoritas, aplicativos que lhes convinham e jogos de sua preferência. Mas para fazer os downloads destes produtos digitais, precisavam comprá-los, realizando pagamentos que lhes fossem acessíveis, principalmente por créditos colocados no aparelho.
Com o avanço do comércio eletrônico, o Mobile passou a ser mais uma das opções de comercialização, não apenas de bens digitais, mas também de produtos tangíveis. Um dos fatores que colaboram para esse tipo de comércio é a compra por impulso. Pois se caso o valor online cobrado por determinado produto for menor do que o exercido numa loja física, a probabilidade do consumidor comprar aumenta consideravelmente.
Design Responsivo
Você, dono de uma loja virtual, deve saber que experiência do usuário pelo Mobile é diferente do site convencional. Por isso é preciso aplicar o conhecido design responsivo. Essa é uma técnica de estruturação HTML e CSS, em que a plataforma se adapta ao browser do dispositivo usado pelo indivíduo. Então, em muitos casos, será preciso criar uma versão diferente de seu site original, no intuito de acomodá-lo em aparelhos de displays consideravelmente menores.
Se seu desejo é que seu cliente encontre sua loja através do telefone, e que compre nela, deve garantir que ele tenha uma ótima experiência. Mantendo o site apenas no formato convencional, a experiência pode ser muito frustrante.
Atrenção aos seus consumidores
O terceiro fator a ser considerado é que antes de entrar nesse mercado, os empreendedores devem estar atentos ao que seus consumidores finais buscam. Para isso pesquisas relevantes devem ser feitas. Isso faz evitar a precipitação de algum e-commerce em migrar para o m-commerce, sem ao menos saber se seus usuários estarão dispostos a comparem desse jeito.
Por exemplo, apesar de ser o líder na América Latina, o Brasil ainda tem pouca expressão na utilização do Mobile Commerce. A verdade é que a maioria dos adeptos do comércio eletrônico prefere transações pelo computador. A boa notícia é que este mercado está em constante expansão, o que incentiva os empreendedores a estarem atentos ao movimento, certos de que os aplicativos para celulares tornam-se um diferencial na facilitação das vendas.
Segurança nas transações
O fator segurança também é algo que merece atenção, tanto das organizações quanto dos compradores. Os aparelhos celulares não possuem capacidade necessária para processar e armazenar as informações contra fraudes, Por isso que as empresas necessitam de um servidor que assegure esse processamento. Alguns itens necessários para esse processo são:
Futuro do E-Commerce
Pesquisas realizadas por diversas empresas, inclusive pelo Twitter, indicam que boa parte dos compradores estará utilizando dispositivos móveis para comprarem no futuro. Entre os registros, está o dado de que 87% dos indivíduos entrevistados acreditam que, em menos de uma década, obterão aparelhos móveis como principal canal de compra.
Hoje em dia, o uso de smartphones representa cerca de 21% do total de compras online. A pesquisa também registrou que aproximadamente 97% das pessoas disseram que realizam ou já realizaram compras através do computador. Os dados descortinam a pré-disposição dos brasileiros em adquirirem produtos pela internet, o que tende a facilitar a transição de plataformas e-commerce para m-commerce.
Então, o que acharam dessas informações? O Mobile Commerce merece atenção de seus esforços de marketing? Interaja deixando um comentário, ou tire suas dúvidas entrando em contato com nossa equipe. Até o próximo artigo e sucesso nas vendas!
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