5 histórias para boi dormir do comércio eletrônico

 

Conversa mole, lero-lero, desculpa esfarrapada, são alguns termos definem a expressão popular “história para boi dormir”. Uma conversa para boi dormir também pode ser uma prosa que não é do agrado, e a pessoa que fala, tenta fingir que entende do assunto. Quantas conversas sobre o comércio eletrônico se encaixam nesse perfil? 

 

Ter uma loja virtual é barato

 

A primeira “história para acalentar bovinos” se trata da crença de que ter um negócio virtual é barato, num todo. De fato, existem vários sistemas de comércio eletrônico em que o sistema é grátis (open source), mas quem os disponibiliza, geralmente cobra um valor alto para manusear. Ou seja, o sistema sai de graça, mas a mão de obra não.

 

Então, a menos que você saiba ou resolva se aventurar em configurar tudo sozinho, vai ter que investir razoavelmente. Claro que em vista do comercio físico, o online é muito mais em conta, principalmente por não exigir tanta logística quanto nas lojas comuns. Mas, nem sempre o conceito de tudo do zero se encaixa. 

 

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Criar uma loja virtual é rápido

 

Outra crença comum, principalmente na área de T.I, se resume em “está pronto, é só instalar". Nesse caso, os problemas pretendem ser descobertos conforme os clientes forem testando o sistema. Esse pode ser um erro grave, fatal. Por isso que antes de começar a programar um ecommerce, deve existir todo um planejamento.

 

Deve-se pensar no que é necessário para o bom funcionamento do sistema, como serão contornados problemas de colisões de regras, entre outros aspectos. Infelizmente, para os aspirantes a donos de comércio eletrônico, predomina a ideia de que basta sentar em frente ao computador e programar. Entretanto, existe todo um processo de análise necessária, que não deve ser negligenciado.

 

Não é necessário boa propaganda

 

A terceira conversa fiada é a afirmação de que lojas virtuais não precisam de Publicidade online e Marketing Digital Geralmente, que acredita e pratica isso cai em grande equivoco. Houve um tempo em que divulgar na internet realmente era bastante barato, e, às vezes desnecessário. Hoje, porém, o sistema de publicidade paga é imprescindível para quem almeja o sucesso.

 

E mesmo as grandes empresas já posicionadas no mercado não abrem mão do uso de ferramentas de divulgação online. Então, se essas companhias, que em tese, já conseguem lucrar sem propaganda a utilizam, porque empreendedores “menores” não querem dar o braço a torcer? Jamais descarte a esta opção.

 

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O sistema é responsável por tudo

 

 O que isso quer dizer? Que não dá para contar que o sistema cuide de todo o processo. Apesar de ser algo moderno e tecnológico, o comércio eletrônico obviamente precisa de trabalho humano. Até porque quem compra em sua loja não são robôs. Claro que já existem diversos recursos que automatizam algumas tarefas, mas outras ainda precisam (e devem mesmo precisar) que pessoas o façam.

 

O atendimento ao cliente e uma delas. A personalização não é possível com sistemas automáticos, por isso, tenha em mente que sua loja virtual precisa de gente dando suporte aos consumidores. Então, esqueça a história de “eu só empacoto os pedidos e mando para os correios” e valorize o trabalho manual e inteligente em seu e-commerce.

 

A culpa é sempre do desenvolvedor

 

A culpa sempre é de alguém! E quando temos o costume de não assumir nossos erros, vamos querer por na conta de algum terceiro. Sabemos que a culpa pode ser mesmo do desenvolvedor, do franqueador, ou de algum outro profissional envolvido, mas acredite que em muitos casos, o erro na maioria das vezes é do dono do negócio.

 

Para evitar isto tente fechar tudo da forma mais transparente possível, pois o comércio eletrônico, em geral, ainda apresenta grande nuvem de fumaça que o faz aparentar ser simples e acessível, quando na realidade exige o mesmo nível de empenho tanto quanto de uma loja física. 

 

Enfim, existem tantas outras balelas sobre negócios digitais, mas essas 5 se destacam no universo do ecommerce. Agora você está mais ciente do que não deve acreditar. Pondere informações e acredite apenas em especialistas. Estamos aqui para lhe ajudar no que for preciso. Se desejar, entre em contato com nossa equipe ou deixe um comentário. Em breve traremos mais dicas para elevar seus resultados!

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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