5 Fatores importantes sobre Marketplaces

 

Marketplaces são ambientes democráticos, seguros e com uma grande variedade de fornecedores, aonde sua loja pode se tornar mais conhecida! Acompanhe um pouco mais!

 

Conhecendo a área

 

É bom saber que os marketplaces, embora sejam normalmente associados às compras pela internet, é um espaço originalmente físico. Os espaços tradicionais chamados de marketplaces são como os shopping centers, mas eles podem ser dos mais variados tipos, tais como shoppings de materiais de construção, de artigos esportivos e mesmo os tradicionais shoppings centers, onde há vários tipos de lojas.

 

Acompanhe os tipos de marketplaces:

 

- B2B (Business to Business)  - Empresa para empresa.

 

- B2C (Business to Consumers) - Empresa para consumidores.

 

- C2C (Consumer to Consumer) - Consumidor para consumidor. 

 

- B2B2C (Business to Business to Consumers) - Empresa para empresa e depois para consumidor.

 

- G2C (Governement to Consumers) - Espaço onde o governo presta serviço para os consumidores.  

 

- G2B (Governement to Business) - Espaço onde o governo oferece serviços de pagamento para empresas.

 

É seguro?

 

Vale à pena lembrar o seguinte: não adianta você criar um espaço agradável de navegar se ele não for seguro o bastante para o seu público. Para isso, os marketplaces buscam ferramentas cada vez mais complexas para oferecer ambientes totalmente seguros e livres de ataques de hackers. Como tais, é preciso investir em uma equipe competente, capaz de prever qualquer fraqueza e deter rapidamente qualquer ataque.

 

Na maioria das vezes, as empresas contratam uma empresa tercerizada, que também atende outros ambientes de negócios. Embora seja um valor um pouco menor, essa segurança pode não ser completa. Por isso, é importante saber como o marketplace que você está pretendendo fechar negócios trabalha com o sistema de devolução de valores no caso de uma transação mal-sucedida. A título de curiosidade, vale saber que os bancos têm os melhores sistemas de segurança da internet brasileira.

 

Melhor atendimento = maior lucro

 

Um ponto em que a maioria dos marketplaces peca é no fator pós-venda. Esse item é extremamente importante, tanto que já existem cursos de formação especializadas apenas na questão do pós-venda. E no geral, não é algo difícil de fazer: é preciso escutar a queixa do cliente e oferecer soluções rapidamente. Embora algumas vezes as reclamações sejam infundadas, o problema pode ter a ver com uma situação causada pela própria empresa que oferece o produto.

Para remediar essa situação, a maioria das empresas criaram um sistema de rankeamento dos seus fornecedores. Quanto mais seguras forem as transações realizadas, melhor. Essa é uma boa técnica, mas que leva um tempo para conseguir ser colocada em prática.

 

Parceiros

 

Para o mundo dos marketplaces, é comum ver negociações no sistema de join ventures. Esses sistemas são interessantes principalmente porque muitas vezes as empresas não têm em estoque tudo o que eles oferecem para seus clientes.

 

Dessa forma, contar com o estoque dos seus concorrentes pode ser uma excelente ferramenta para conseguir lidar com essa situação. Além disso, fica mais fácil realizar os serviços de vendas em conjunto, o que aumenta o ticket médio das compras e garante uma maior possibilidade de permanência do cliente no site, o que pode significar maiores possibilidades de uma nova compra.

 

Fique do lado dos seus clientes

 

Semelhante ao que falamos a respeito de rankear as empresas que estão reunidas em um ambiente de marketplace, os clientes são uma parte muito importante nos negócios realizados nesses ambientes. 

 

Como tal, é muito importante mantê-lo por perto, através de um espaço aberto e simples de comunicação. Sempre que eles quiserem, é importante ter como eles entrarem em contato com o site. Em muitos casos, empresas criam sistemas de obrigação de um feedback, o que não é muito positivo, já que qualquer coisa que você faz obrigado você faz de má vontade. Assim, outras empresas também oferecem um sistema de recompensa pela parceria, seja um desconto, uma pontuação ou qualquer outra vantagem do tipo.

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre Marketplaces, dê uma olhada no nosso parceiro ZaionShop.

 

Os marketplaces são um espaço que vem oferecer grandes vantagens para quem pretende ter espaço para negociar, conversar e conseguir atrair parceiros e clientes para comprar uma grande variedade de produtos. Como tal, só existe um alerta: os marketplaces normalmente são ambientes grandes demais para ficar limitado a pequenos nichos de comércio. Como tal, é preciso pensar grande: ter grandes sistemas de segurança, grandes formas de pagamento, grandes ferramentas de pós-vendas. Você está disposto a lidar com essa grandeza? Então talvez exista uma oportunidade aí na internet esperando para ser descoberta, e esperando para suprir as suas ambições.

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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