15 Ferramentas para aumentar as conversões de qualquer E-commerce

 

A gestão de marketing digital de uma empresa se dá em vários aspectos, das estásticas que mostram o sucesso ou fracasso de suas empreitadas, a qualidade do conteúdo diário que é veiculado em suas plataformas. E são tantos pontos a se levar em conta que a organização e o ritmo da campanha podem se perder pelo excesso de informações, ou pela falta de discernimento deles.

 

Logo, não é a toa que existem empresas focadas em oferecer em seus serviços de marketing digital todas as ferramentas necessárias para que o projeto seja concluído com sucesso. E quando elas não oferecem, agências menores ou mesmo profissionais freelancers podem recorrer a aplicativos e sites focados em aspectos únicos de uma campanha de marketing.

 

Para facilitar sua busca por tais ferramentas, separamos uma lista especial, contendo aplicativos e sites que oferecem recursos valiosos para a gestão de sua marca e tudo o que é produzido por ela na internet. Dessa forma, sua campanha de marketing será mais profissional e melhor direcionada.

 

Plagium

 

Um dos maiores riscos na produção de conteúdo para mídias sociais ou suas plataformas é o risco de plagiar materiais de outros lugares. Embora os redatores utilizem fontes de terceiros - até mesmo concorrentes - para produzir seus materiais, é muito possível que, para agilizar a produção, copiem por completo o conteúdo de outros sites.

 

Para manter a qualidade do conteúdo, o uso de ferramentas para atestação de plágio é necessário. Uma das mais práticas e fáceis de utilizar atualmente é o Plagium. Acessando o site, você pode analisar o nível de plágio de um texto de até 25.000 caracteres, colocando-o na caixa de texto na parte superior do site.

 

Caso haja plágio, a ferramenta irá mostrar através de uma porcentagem quanto o texto foi copiado de outros sites. Para especificar ainda mais a busca, é possível filtrá-la para URLs específicas ou redes sociais, este último em fase de testes. Para textos acima de 25.000 caracteres, bem como análises mais avançadas, é necessário adicionar créditos na plataforma, após fazer um registro. Os valores são acessíveis, o que garante análises mais profundas de acordo com o porte da empresa.

 

> www.plagium.com

 

Ahrefs

 

O SEO é essencial para manter seus sites e redes sociais visíveis de maneira orgânica para as ferramentas de busca. Por mais que estes cuidados possam afetar o ritmo de produção, com redatores e gestores se preocupando com keywords, headings, URLs e tantos outros recursos para colocar seus entre os primeiros do Google, eles são importantes a longo prazo, garantindo não só um retorno expressivo, mas economia de custos em divulgação.

 

O Arefhz auxilia na gestão de SEO do site. Com suas ferramentas, ele analisa todos os elementos do site, de backlinks a keywords, além de todas as seções do site. Além de aspectos relacionados ao conteúdo em si, ele auxilia em outros pontos, como a arquitetura da informação do site, por exemplo.  

 

A única possível dificuldade é que a ferramenta está em inglês. Apesar da facilidade na compreensão dos recursos, ela pode ser pouco acessível para quem está iniciando na área. Para quem possui um bom domínio do inglês, o Ahrefz se prova uma ferramenta essencial para manter a qualidade de sua plataforma e conteúdo.

 

> Ahrefz Site Explorer

 

Seo Quake

 

Nem todos precisam - ou querem - sites e serviços completos de SEO. Quer seja por motivos de prática pessoal, ou limitações financeiras, bancar uma plataforma apenas para analisar o site pode ser desnecessária, principalmente para empresas menores ou mesmo empreendedores individuais e profissionais freelancers. 

 

Nestes casos, o ideal é optar por extensões para os browsers, auxiliando de maneira prática e dinâmica estes profissionais. Uma das mais funcionais é o SEOQuake. Funcionando em conjunto com Ahrefz, embora este último seja opcional, a extensão analisa diversos pontos do site de maneira rápida para seus gestores, avaliando pontos como backlinks, pageranks, rankeamento em plataformas como Alexa, densidade de palavras-chave, entre várias outras.

 

O SEOQuake está disponível tanto para o Google Chrome como para Fiferox. Neste último, a ferramenta apresenta melhor funcionalidade, oferecendo retornos mais orgânicos para seus gestores. Para quem está iniciando na área, é uma excelente sugestão.

 

> SEOQuake

 

Google Serp Optimization Tool

 

Ainda sobre a importância do SEO nas ferramentas de marketing digital, o Google pode sugerir recursos para que os gestores possam otimizar suas plataformas de acordo com suas especificações. Aliás, estar atento ás alterações no algoritmo de buscas do Google é uma das táticas mais simples para antever mudanças em suas abordagens.

 

Entre estas ferramentas, está a SERP Snippet Optmization Tool. A ferramenta pertmite que gestores de conteúdo, ou mesmo os redatores, otimizem URLs, títulos de posts e meta-descrições de seus conteúdos para as robôs de busca, auxiliando na indexação do conteúdo no buscador.

 

De forma similar ao Yoast, plug-in exclusivo do Wordpress, o SERP sugere limites de caracteres para a meta-descrição, para os títulos, até mesmo o posicionamento das keywords neste ponto. Sendo os títulos e os links dois pilares essenciais para um bom conteúdo, a ferramenta exclusiva do Google Chrome se torna prática para quem precisa direcionar o uso destes recursos.

 

> Google SERP

 

Screaming Frog

 

Testes são um dos meios mais simples e diretos de descobrir prováveis falhas antes da aplicação de ferramentas e recursos, e com o SEO não é diferente. Contudo, até então a única maneira de saber como as estratégias de SEO estavam funcionando ou não em um site era através das ferramentas de análise. Agora, é possível realizar testes com antecedência, através do Screaming Frog.

 

A screaming frog é uma empresa que oferece serviços e aplicativos relacionados ao SEO. Seu recurso mais conhecido é o SEO Spider, um software que simula os robôs de rastreamento do Google, fazendo uma “análise” de SEO na página. Uma vez realizado, o programa mostra todos os dados levantados, o que possibilita aos gestores se antecipar em suas táticas de SEO antes de colocar o conteúdo em ação.

 

O download do software da Screaming Frog é gratuito, e seus usuários podem fornecer todo o feedback que acharem necessários para ajudar nas atualizações constantes que ele precisa fazer para se adequar aos algoritmos do Google. Entretanto, a versão livre é limitada a um número de URLs testadas, sendo prejudicial para grandes empresas, que contam com muito material. A versão paga é acessível, cerca de 99 libras anuais (média de R$ 280.00). 

 

> Screaming FROG

 

Woorank

 

A maioria das ferramentas até agora encontram-se unicamente em inglês, com exceção do Plagium. Como comentado anteriormente, quem não possui um bom conhecimento em inglês pode se ver perdido em tantos termos. Mas felizmente, existem boas plataformas em português que oferecem serviços completos para seus usuários, como o Woorank.

 

O Woorank faz análises completas em seu site, verificando todos os pontos relacionados ao SEO. Você pode configurar quais informações desejam ser averiguadas, e sua extensão para navegadores deixa o trabalho ainda mais prático. 

 

O sistema de análise do Woorank é parecido com outra ferramenta, o Alexa. Após verificar todos os pontos de uma URL destacada, o Woorank oferece uma nota para a página, mostrando detalhadamente quais fatores aumentaram ou diminuíram o resultado final. 

 

Além de analisar as páginas e URLs, o Woorank verifica as influências dos usuários, bem como o conteúdo de cada página. E caso deseje um serviço mais completo, é possível fechar valores mensais com a empresa para verificações regulares, Boa alternativa para quem busca mais profissionalismo e direcionamento em SEO.

 

> WooRank

 

Keyword Planner

 

Além de ditar as tendências quanto às técnicas e práticas de SEO, o Google oferece ferramentas para que os gestores de conteúdo possam direcionar suas páginas. Embora o AdWords seja o mais conhecido, ele é voltado para financiamento de palavras-chave, deixando a busca orgânica das keywords de lado. Ainda assim, dentro deste recurso existem boas ferramentas tanto para o investimento em anúncios, como para o SEO em geral.

 

A Keyword Planner é uma ferramenta dentro do Adwords que permite aos seus usuários analisar quais as palavras-chave mais utilizadas no momento, verificar históricos de suas palavras-chave em sua página, e criar campanhas de marketing digital através de grupos de palavras-chave.

 

O maior trunfo do Keyword Planner está na sugestão de palavras-chave que as empresas podem utilizar ao investir em novas campanhas. Acessando a ferramenta, você pode testar se uma keyword, ou um grupo delas, e confirmar se elas valem o uso ou não. E a partir destes testes, a própria ferramenta sugere outras palavras-chave. Para utilizar o Keyword Planner, basta apenas ter uma conta no Adwords

 

> Keyword Planner

 

Market Samurai

 

Nem toda campanha de marketing digital precisa se resumir a técnicas de SEO. Quando se trata de conteúdo e visibilidade, ou apenas iniciar-se no mercado, conhecer as palavras-chave a serem utilizadas em suas campanhas já são suficientes. Mesmo assim, elas precisam ser aplicadas corretamente para surtirem os efeitos desejados, e além do já citado Keyword Planner, outra bem interessante é o Market Samurai.

 

Um software tal como o Screaming Frog, porém voltado para palavras-chave. Apesar de contar com recursos relacionados ao SEO, mais especificamente para analisar a concorrência, são nas keywords que ele se concentra. Ao digitar uma palavra-chave, a ferramenta analisa os domínios disponíveis com ela, a possibilidade de alcance de sua plataforma através dela, e até conteúdos relacionados a palavras-chaves, oferecendo uma panorama possível para seu site.

 

O ponto negativo, tal como o Screaming Frog, é que ele está disponível apenas em inglês. Caso já esteja familiarizado com a língua, ou pelo menos com os termos relacionados a keywords, é um excelente investimento. Do contrário, procure ferramentas mais acessíveis.

 

> Market Samurai

 

Semrush 

 

Entre os aspectos esperados de uma ferramenta de análise de marketing digital, está os avanços da concorrência quanto ao que ele veicula em suas plataformas, bem como ela se organiza através das Keywords. Boa parte das ferramentas atuais oferecem tais recursos, mas nem sempre com os detalhes desejados. Para este fim, uma ótima saída é o SEMRush.

 

Voltado unicamente para avaliar os concorrentes, o SEMRush trabalha através de palavras-chave. O usuário pode integrar o serviço com o Keyword Planner transferindo seus dados para a plataforma, o que agiliza o processo caso você já tenha uma base por lá. 

 

Uma vez inserida a palavra-chave, o SEMRush avalia quantos concorrentes a sua empresa possui e qual suas abordagens de conteúdo, seja através de anúncios pagos ou buscas orgânicas. Dados mais específicos, como taxas de visitação e rejeição do público, não são acessíveis obviamente. Contudo, é possível saber, pelo nível de relevância, quais concorrentes estão mais ativos, e como traçar suas estratégias.

 

> SEMrush

 

Google Trends

 

Os recursos do Google quanto ao SEO não se resumem apenas ao Adwords e suas ferramentas. Na verdade, nem todos os usuários buscam gráficos e análise unicamente para utilizarem em suas estratégias de conteúdo. Pesquisas, formulação de palestras e webinários, ou pura curiosidade em saber quais as últimas tendências em buscas impulsionam a procura por gráficos, o que faz do Google Trends essencial.

 

O Google Trends é uma ferramenta acesssível para qualquer usuário, em que ela cria gráficos a partir de um período de tempo estimado pelo usuário sobre uma palavra-chave específica. Os gráficos podem ser comparativos, em escala, abranger uma ou mais categorias, separar por regiões específicas, entre outros dados relevantes.

 

Por conta deste dados de fácil acesso, o Trends se torna ideal para pesquisadores e analistas, permitindo uma visualização mais fácil do mercado e elaborar estratégias de marketing digital com mais foco. Ainda assim, eles não oferecem dados mais precisos, como os voltados para SEO, por exemplo, o que exige ferramentas mais elaboradas para análises mais profundas.

 

> Google Trends

 

Search Metrics Visibility Charts

 

Geralmente, as ferramentas de SEO são voltadas para análises estáticas, destacando um período específico de uso de suas plataformas, bem como as últimas movimentações da concorrência. Mas há empresas que prefiram acompanhar tais dados em tempo real, analisando cada informação sua e de seus concorrentes. Para tamanha tarefa, existe uma ferramenta própria.

 

O SearchMetrics Visibilty Charts verifica os dados em tempo real de grandes páginas de um país, ou de um grupo específico de palavras-chave. Além de saber a visibilidade das URLs e outros dados relacionados ao SEO das páginas, a ferramenta classifica os dez melhores e os dez piores domínios em termos de alcance de público. Neste ponto, a ferramenta levanta os dados anteriores até a data desejada pelo usuário.

 

Você pode utilizar a ferramenta de maneira gratuita, colocando um domínio em sua caixa de texto logo na entrada do site, ou garantir um registro pago, que oferece mais informações sobre domínios e keywords, sendo prático para quem procura uma campanha de marketing mais dinâmica e agressiva em relação aos concorrentes.

 

> SearchMetrics Visibility

 

Similar Web

 

Ainda no uso de ferramentas para analisar a concorrência, existem empresas que fornecem tais serviços, analisando sutilmente as movimentações de outras empresas na área, oferecendo dados completos sobre visitação de usuários, keywords utilizadas com frequência, e qual o nível de influência na web.

 

E  uma das empresas que realiza tal serviço de maneira eficaz é a Similar Web. Funcionando de maneira similar a plataformas como o Screaming Frog e o Market Samurai, ela oferece todos os dados que você precisa saber sobre seus concorrentes. Apesar de soar ilegal, o site não invade contas ou algo do gênero; apenas utiliza robôs de busca e ferramentas de estatística como outras empresas como o Google.

 

Uma vez escolhido o site, o Similar Web oferece dados comparativos entre a empresa visada e a sua própria plataforma, mostrando como está sua posição em relação a ela. Este tipo de dado é importante principalmente para empresas em crescimento, que precisam se posicionar no mercado de acordo com sua influência, e como direcionar suas campanhas de marketing adequadamente.

 

> Similar Web

 

Whois Look up

 

Uma das primeiras preocupações ao entrar no ambiente online para divulgação de sua marca está na criação de um domínio que se encaixe com as necessidades de sua empresa. Embora pareça uma questão pequena, a verdade é que tal domínio precisa ter pelo menos o nome de sua empresa ou uma keyword dentro de sua área de atuação, de preferência ambos. 

 

E a dificuldade que antes era pequena pode se tornar realmente problemática quando os principais nomes já estiverem registrados. Para evitar que isto aconteça com sua empresa, durante o processo de briefing procure listar possíveis nomes de domínios, e utilize o Whois Lookup para averiguar se o domínio está registrado ou não.

 

Além de garantir o registro de domínio, o Whois Lookup também auxilia as empresas em verificações de segurança e violação de direitos online. Isto é importante tanto para proteger a propriedade intelectual de sua marca, como evitar a infração com possíveis concorrentes, e gerar transtornos desnecessários.

 

> Whois Lookup

 

Panguil Tool

 

Já falamos algumas vezes até aqui sobre a atenção que se deve ter nas atualizações dos algoritmos de busca do Google, a fim de se adaptar as mudanças constantes que a plataforma realiza para oferecer um melhor serviço para seus usuários finais.

 

Uma das atualizações mais recentes, que pegou muitos gestores de surpresa, foi o Google Penguin, que reestruturou diversas práticas consideradas injustas quanto a indexação de links em seus buscadores.

 

Existem ferramentas para analisar suas páginas levando em conta destas atualizações. A Panguin Tool, da Barracuda, por exemplo, oferece um rápido tutorial de como avaliar sua página através do Google Analytics. Mas ela oferece recursos além, como sugestões e análises mais detalhadas sobre como estas atualizações influenciam seu site. Mantenha pelo menos uma destas ferramentas preparadas para o caso de atualizações, para que possa preparar suas páginas de acordo.

 

> Panguin Tool

 

Site Map Generator

 

Produtores de conteúdo e gestores de mídias sociais geralmente estão mais preocupados em organizar seus materiais e administrar suas ferramentas para criar campanhas de marketing completas e eficientes para o público. Contudo, outro ponto importante, principalmente para cuida dos mais técnicos de um site, como arquitetura da informação e back-end dos sites, é organizar tais seções para que estejam devidamente organizadas, facilitando possíveis alterações. 

 

Para tanto, o uso de sitemaps é necessário. Criar um Sitemap é uma tarefa demorada e complexa, mais voltada para programadores. Porém, mesmo para eles pode ser complicado caso sua plataforma seja mal construída ou otimizada. Para facilitar o processo, o uso de geradores de Sitemaps pode ser integrado aos servidores de uma plataforma, economizando tempo e recursos para sua empresa, principalmente em períodos de organização para campanhas de marketing. No link acima, há indicações de como usar um Sitemap Generator em vários tipos de código de programação, facilitando ainda mais para os programadores.

 

> SiteMap Generators

 

E assim encerramos esta primeira parte de indicações. Existem ainda muitas outras ferramentas para gerir melhor sua campanha de marketing, e mesmo que apresentemos várias sugestões, a escolha final cabe unicamente a você e suas necessidades. Não deixe de conferir a segunda parte!

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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