O ROI a pequeno, médio e longo prazo

 

O ROI – "Return on Investiment"  – é o termo em inglês que ajuda você descobrir o quanto de lucro líquido sua empresa terá em relação ao capital investido em propaganda digital. Em português seria Retorno sob o investimento. Vários fatores devem ser alinhados ao ROI como uma boa análise qualitativa do conteúdo, tanto do texto publicitário quanto do informativo; investimento em capacitação da equipe e análise constante do relatório geral de métricas.

 

Existem diferentes formas de calcular o ROI, mas uma bem conhecida é (Receita – custo dos produtos vendidos)/custo dos produtos vendidos.

 

Para simplificar: sua empresa tem um produto com custo de produção de R$200,00 e o valor de venda dele sai por R$300,00. A empresa vendeu cinco unidades via publicidade online. O total de vendas será de R$1500,00 e os custos com publicidade seriam de R$300,00.

 

(R$1500 – (R$1000,00+R$300,00 / (R$1000,00+R$300,00) ou seja, um retorno de 15,38%, que pode ser considerado um percentual baixo, mas ainda assim representa um ganho. O importante é que esse resultado seja maior que zero, ou seja, não dê prejuízo. E por que essa métrica é tão importante? Porque ela vai mostrar de forma clara o quanto sua empresa ganhou e os efeitos reais da publicidade digital em seu negócio.

 

Considere o Canal

 

Não importa se você optou por anunciar usando o Google Adwords, a publicidade do facebook, anúncios em páginas segmentadas ou via e-mail marketing. O importante é considerar todo o potencial que cada canal oferece. O próprio Adwords tem uma série de dicas úteis sobre o ROI e você vai aprender com quem fez a plataforma.

 

No caso do e-mail marketing,  deve ser analisado junto com as taxas de aberturas e cliques. Veja qual formato atende melhor o seu negócio e, se ainda não investiu em nenhum deles, a melhor forma é ir experimentando de forma conservadora até ter um histórico que permita decidir com mais consistência.

 

Monitore o seu retorno

 

O momento de calcular o ROI não é no final, mas ao longo da campanha. É preciso conferir os números de cliques diários, taxas de conversão, horários nobres de acesso, quais anúncios são os mais procurados, entre outros. Essa é uma das grandes vantagens da publicidade online: a versatilidade. É possível mudar os rumos da campanha de forma muito mais dinâmica.

 

Seja realista

 

O retorno imediato é muito importante para o capital de giro da empresa, mas é apenas a porta de entrada do cliente. É preciso investir em médio e longo prazo, motivar o retorno do cliente por meio de promoções, fazer com que ele se sinta estimulado a voltar e indicar o serviço para amigos. Não é muito fácil perceber quando o cliente é indicado por outro, mas se ele se mantém fiel à sua empresa e realiza compras a cada dois meses, por exemplo, isso indica que ele está gostando e possivelmente faria uma indicação. Tenha uma estratégia diferenciada para os clientes fieis porque eles contribuem para que o retorno de seu ROI seja perene.

 

Saiba como as mídias sociais podem ajudar com o seu ROI no post: "Mídias sociais: A nova arma do E-commerce"

O trabalho é personalizado e de acordo com o contexto e a sazonalidade. Uma empresa que tem custos de produção ou de operação muito altos tende a ter ROI mais baixo. É uma questão lógica: para aumentar o ROI é preciso reduzir os custos de produção citados no segundo parágrafo deste texto. Para isso, vale reavaliar fornecedores, mudar a matéria prima ou aperfeiçoar processos. O importante é enxugar despesas diretas e indiretas.

 

Como fazer corretamente

 

O importante é não deixar esse número perder o sentido para o seu negócio. Analise de forma criteriosa esse dado e faça um plano de ação para melhorar a lucratividade da empresa. Perceba quais anúncios estão sendo mais rentáveis, quais não deram retorno e movimente a sua campanha de olho em uma performance melhor. E lembre-se: é preciso garantir resultados bons hoje, amanhã e sempre, por isso mantenha seu cliente permanentemente encantado!

 

Leia mais sobre o assunto em ''Métricas Financeiras que toda Startup deve acompanhar de perto''.

 

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CEO na S3Commerce

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