Mídias Sociais: A nova arma do E-commerce

 

A cada dia que passa, a nova geração está  mais apegada a pequenos aparelhos de bolso com fácil acesso à internet, andam por todo lado com smartphones e notebooks, fazendo-os sempre mais presentes e necessários no cotidiano. Almoçam de olho no Facebook, participam de uma reunião verificando a caixa de emails e andam de ônibus ou de táxi assistindo vídeos ou lendo blogs.

 

 

Levando em consideração a participação direta do público alvo em tais mídias, seja por compartilhamentos e diálogos, isso contribui positivamente para a expansão de conteúdo e informação, bem como o seu alcance.  Mas, seria as mídias sociais uma boa ferramenta para o seu serviço? Descubra agora!

 

Um canal de relacionamento

 

Para começar, uma empresa/empresário que use das mídias sociais como estratégia pode adquirir facilmente um panorama que lhes mostre como o público recebe o seu produto ou serviço. Essa é uma estratégia excelente para descobrir o que deve ser melhorado, mantido ou retirado dentre as coisas que tal marca ou serviço podem oferecer. Se reparar bem, isso evita pesquisas de mercado ou aqueles questionários chatos que muitos clientes detestam responder. O cliente fica a vontade em expressar sua opinião ou insatisfação quando bem quiser.

 

Existe então uma maior facilidade de comunicação com o cliente e conhecimento do público alvo e suas tendências, mantendo o empresário sempre atento às mudanças. Pensando assim, uma mídia social, seja qualquer mídia que for usada, torna-se um canal de relacionamento da empresa e público.

 

A primeira impressão

 

Outro ponto é que as mídias sociais se encaixam com perfeição naquele velho ditado: "A primeira impressão é a que fica". Através de tais recursos, o cliente tem maior facilidade em dizer diretamente à sua equipe, o que achou dos seus serviços ou até mesmo pedir por mais informações, consolidando assim um sistema de atendimento ao cliente, com direito a receber opiniões, reclamações, elogios, novas ideias e etc.

 

Ao falar de primeira impressão, não se esqueça do Design, saiba mais nos posts: 

 

"As cores certas para alavancar sua loja virtual" & "5 sinais de que você precisa mudar o Design do seu e-commerce".

 

Defina suas metas

 

O panorama de mercado e maior contato com o público são consequências do uso correto dessa ferramenta a favor de sua empresa. Entretanto, existe um terceiro item que é fundamental para a harmonização desses três itens em conjunto e pleno funcionamento : O cumprimento do objetivo da empresa, a construção de sua imagem diante do público. Quais são os objetivos de sua empresa? Qual o lema por trás dos seus serviços e produtos? Você coloca seus clientes em primeiro plano? Faz jus a frase "O cliente sempre tem razão"? Clientes gostam de saber o quanto estão seguros e o quanto podem confiar nos serviços que solicitam.

 

Escute os seus clientes

 

Leve sempre em consideração o público e como a sua empresa chega até ele,  isso inclui o "por qual meio" e "como" chega. Por isso, considere as opiniões dos mesmos. Ouça seus clientes, ouça o que o público alvo pede o que deve ser mudado e melhorado. Capriche no conteúdo disponibilizado em redes sociais ou blogs, torne-os interessantes e de leitura leve. Isso rende acessos e compartilhamentos, trazendo consigo destaque e audiência.

 

 

É indicado que você compartilhe conteúdos publicados por outros membros, isso demonstra respeito pelo trabalho do próximo, além de passar o direito para que o outro também compartilhe aquilo que foi publicado por você. Outra dica é nunca ignorar ninguém que entrar em contato com você e sua empresa. Além de ser uma questão de educação, isso mostra respeito com o seu cliente e que a participação dele é importantíssima.

 

Mesmo depois de todos esses pontos abordados e discutidos, vem o conselho principal: seja muito paciente. Ao usar mídias sociais, é preciso calcular os resultados em longo prazo, além de se responsabilizar fortemente na manutenção dessa mídia, sempre trazendo novidades, atualizações e algumas promoções em certas ocasiões. Mesmo assim, o investimento em mídias sociais para o seu E-commerce é fortemente indicado. Sempre que surgirem dúvidas quanto ao investimento nesse tipo de marketing, pense na era em que vivemos atualmente e em toda a velocidade e fluxo de informações, a necessidade da conexão que nos domina, e que por essa razão a distância para um bom negócio está a um simples toque de tela.

 

Leia um pouco mais sobre o assunto no post: "7 Motivos importantes para você investir em Social Commerce".

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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