3 erros fatais cometidos no E-commerce


 

O sonho de ter seu próprio negócio faz parte do imaginário de muitos brasileiros. Não ter horário, criar as próprias regras e alcançar um salário maior do que a média são as principais razões pelas quais muitos embarcam neste sonho. Mas chegar lá não é fácil. Além de muito trabalho, abrir um negócio exige um espaço físico, funcionários e um grande investimento. A não ser, é claro, que esse negócio seja um E-commerce.

 

 

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Diariamente centenas de pessoas se tornam empreendedores digitais. Isto significa que não precisarão de um espaço físico e que terão um investimento inicial muito menor. Mas nem tudo é fácil. Além de trabalhar muito, este novo empreendedor precisa descobrir e evitar os principais erros técnicos, que podem colocar seu negócio a perder. Você sabe quais são?

 

Muita complicação

 

Uma das principais razões que levam o consumidor a comprar online é a praticidade da compra. Justamente por isso, muitos acabam desistindo quando percebem que o processo criado pela loja é muito trabalhoso. O cadastro, por exemplo, apesar de necessário, deve ser simplificado ao máximo. Muitas lojas já oferecem a opção de cadastro com base em dados de outros sites, como o Facebook. Assim, cabe ao cliente apenas completar algumas informações. Outra forma simples de facilitar a compra do consumidor é salvar suas informações.

 

Muitos clientes colocam os produtos no carrinho e acabam desistindo da compra, que fica para outra ocasião. Ao acessar o site horas depois, se os produtos selecionados ainda estiverem no carrinho, as chances de que a compra seja efetuada são bem maiores.  A regra de simplificar vale para praticamente tudo: um sistema rápido e fácil, um layout intuitivo, fotos que mostram exatamente como é o produto. Quanto mais simples, melhor.

 

 

Leia um pouco mais sobre o assunto nos seguintes posts: 7 dicas para aumentar aumentar as conversões na sua loja virtual e também sobre Por que os clientes abandonam o carrinho de compras do meu E-commerce? 

 

Ser inacessível

 

Comprar online virou rotina. Mesmo assim, ainda há muita insegurança rondando esse comportamento. Há quem tenha medo de ter seu cartão clonado. Há quem precisa pegar o produto na mão antes de comprar. E há, também, quem desconfia da idoneidade da loja e da qualidade dos produtos. Antes de pensar que este comportamento é injustificado, vamos nos lembrar de todas as histórias que já ouvimos. Quantos conhecidos já compraram e não receberam um produto? Quantos outros receberam um produto diferente daquele que haviam comprado? O cliente precisa sentir segurança na loja antes de decidir pela compra. Saiba mais sobre as principais fraudes do E-commerce.

 

Para estes clientes desconfiados, é sempre bom que haja uma opção de contato. Um SAC, com um número de telefone disponível, pode apaziguar esse medo e criar a confiança que falta para que a compra seja finalizada. Na cabeça do consumidor ele está seguro, pois caso algo de ruim aconteça com sua compra ele sabe com quem falar. A maioria dos clientes não irá sequer ligar, mas saber que eles podem entrar em contato se precisarem torna tudo mais seguro, pois posiciona sua loja como uma empresa acessível e pronta para ouvir. 

 

Perder o contato

 

Quando o cliente faz uma compra, ou pelo menos preenche o cadastro da loja, está fornecendo dados importantes que precisam ser levados em consideração. Muitos empreendedores acabam se esquecendo de usar estes dados como deveriam. Se o cliente quase comprou um tênis de corrida, por exemplo, é certo que ele se interessa por material esportivo e que provavelmente pratica caminhada ou corrida. É interessante, então, separar as ofertas que possuem maior apelo, e que podem despertar seu desejo de compra. Por outro lado, há um limite. Nada de enviar 3 e-mails por dia com ofertas aleatórias – ao invés de influenciar, esse tipo de trabalho cansa o cliente e cria um bloqueio.

 

 

Assim como em qualquer negócio, o e-commerce precisa de tato. É provável que quanto mais tempo a loja estiver no mercado, mais irá entender seu consumidor e com isso estará preparada para atendê-lo cada vez melhor. Apesar disso, é importante aprender com as dicas e com os erros dos outros, assim o processo de profissionalização fica mais rápido e fácil. Colocando estas três dicas em prática você já começa na frente e abre caminho para o sucesso que tanto espera da sua loja virtual!



Leia um pouco mais sobre o como promover sua loja online.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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