As principais fraudes do E-commerce, o Comércio Digital

 

Comprar online virou rotina, o que antes era desafiador e arriscado tornou-se banal. No Brasil, a cultura de consumo mudou muito graças ao comércio digital. Agora é possível comparar preços, comprar sem sair de casa e conseguir condições de pagamento e entrega bem melhores. Tudo parece um mar de rosas, certo? Mas nem sempre é assim. 

 

Para o consumidor a compra tem se tornado cada vez mais segura, veja as formas de pagamento no Post: Meios de Pagamento, Qual escolher?

 

Mesmo assim, há relatos de clonagem de cartão e distribuição de dados pessoais – além, é claro, de lojas fraudulentas, que não cumprem aquilo que prometem. Quando falamos do empresário, a situação é ainda mais complicada, graças a uma série de fraudes.  Apesar do cenário difícil, com um pouco de cuidado e informação, é possível driblar os inconvenientes e fazer excelentes negócios. Você conhece as três principais razões pelas quais vender e comprar online pode gerar uma grande dor de cabeça?

 

Lojas mal intencionadas

 

Este é um perigo real para o comprador. Ele seleciona um produto, libera seus dados financeiros e aguarda a chegada da encomenda. O produto, por sua vez, pode nunca chegar – ou chegar com especificações diferentes do combinado. O ideal nestes casos é negociar direto com a loja. Caso não consiga uma solução, o melhor é acionar o PROCON. Mesmo assim, muitas vezes o negócio acaba sendo desvantajoso para o comprador. Além disso, é prudente desconfiar de ofertas muito abaixo do mercado, apesar dos preços baixos, a internet não faz milagres.Para evitar estas situações, há varias opções para ver se a loja é realmente real ou de confiança. que possuam clientes satisfeitos.

 

- Pesquisar o CNPJ da loja para ver se realmente é real. 

 

- Use o Reclame aqui, uma das maiores redes de reclamações sobre determinada empresa mostrando os maiores problemas dos consumidores. 

 

- Faça uma busca sobre a determinada loja em redes socias, pergunte a amigos se já compraram em determinado website, procure saber mais sobre o determinado E-commerce que você deseja usufruir. 

 

Phishing

 

O Phishing é um termo utilizado quando há tentativas de adquirir dados pessoais de diversos tipos, senhas, dados financeiros como número de cartões de crédito e outros dados pessoais. O phishing na maioria das vezes acontece quando o comprador libera seus dados pessoais e financeiros está confiando na idoneidade da loja e também no sistema com o qual ela trabalha. O vazamento destas informações é assunto sério, pois com eles é possível fazer compras indevidas em diversos outros sites.

 

Até que o golpe seja descoberto, o furo já foi feito – e correr atrás do prejuízo costuma causar uma grande dor de cabeça. Nestes casos, o ideal é mais uma vez preferir lojas sérias e profissionais, que normalmente possuem sistemas de segurança mais preparados para bloquear estes golpes.

 

Clonagem de Cartões

 

Até algum tempo atrás, os cuidados para não ter um cartão bloqueado eram mais simples. O principal deles era não deixar o vendedor sozinho com o seu cartão. Em tempos de internet, a clonagem de cartões evoluiu. Ficou mais fácil para o golpista acessar os dados pessoais e financeiros e usá-los para compras indevidas. Este é um dos principais temores dos consumidores virtuais – e uma das fraudes mais comuns. 

 

Sempre que pagar a fatura do cartão é importante conferir os gastos e verificar qualquer irregularidade. Caso a fraude seja comprovada, cabe ao banco fazer a devolução deste dinheiro – mas até lá, a dor de cabeça já aconteceu. Para os empresários a situação é ainda pior: como eles aceitaram um cartão de crédito clonado, são responsáveis pela compra e arcam com o prejuízo. Algumas dicas podem ajudar a minimizar os riscos da clonagem de cartões. Você sabe quais são?

 

- Nunca digite a senha do seu cartão na internet. As lojas sérias pedem apenas o número, o nome do titular, a validade e o número de verificação.

 

- Use conexões seguras. Acessar seu banco ou fazer compras em uma lan house ou mesmo utilizando um sinal aberto de wifi aumenta seus riscos.

 

- Escolha lojas profissionais e conhecidas, que geralmente possuem um sistema melhor de segurança contra este tipo de golpe.

 

- Não acredite em e-mails que pedem senhas, dados pessoais e financeiros. Nenhum banco sério pede estes dados por e-mail.

 

 

- Lembre-se de olhar o cadeado do navegador, que está visível quando o ambiente de compra é seguro. Se ele não estiver lá, desconfie.  

 

Veja também algumas taxas de cartões de crédito no nosso outro Post sobre formas de pagamento.

 

Charge Back

 

chargeback é um dos grandes problemas para os donos de E-commerce, é responsável por um bom número de fechamentos destas lojas. Muitos não sabem sobre esse termo pois as empresas de cartões de crédito não divulgam sobre as fraudes cometidas para não espantar os clientes é claro.

 

 

Mas o que é? Chargeback é simplesmente o cancelamento de uma venda com cartões, que acontece pelo não reconhecimento da compra pelo titular do cartão ou pelo fato de a transação não seguir às regulamentações e termos mencionadas nos contratos. Para resumir, a loja vende e depois descobre que o valor não será creditado. Não há como deixar as vendas online por meio do cartão de crédito ou débito fora da jogada.

 

 

O crescimeto da sua loja depende do uso de tais meios então fique atento as formas mais seguras de fazer as compras online, por meio de algumas ferramentas, como o Pagseguro e o Bcash.

 

Já que o consumidor mudou sua maneira de comprar, também é necessário que ele mude sua maneira de pagar, estando ainda mais atento para possíveis riscos. Quando feita de maneira cautelosa, a compra online costuma compensar financeiramente e trazer muita satisfação e praticidade. Com estas dicas é possível evitar fraudes e fazer ótimos negócios pela internet. Acesse seus sites preferidos e boas compras! 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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