5 Estratégias simples de Marketing de Conteúdo para seu e-commerce

 

É ótimo ter um site, uma página e estar presentes em vários canais digitais se comunicando e apresentando seu produto/serviço aos consumidores, mas não adianta nada ser presente e não ter presença. É preciso ter acessos, fluxo de visitantes, compradores, leitores, propagadores e todos de qualidade, é preciso atingir seu público de interesse para que o fluxo traga bons resultados.  Para atingir esse público é preciso fazer um bom SEO, ter uma landing page convidativa e postar conteúdo de qualidade.

 

Você pode ver mais sobre SEO no post : 5 erros de SEO que fazem você parecer amador 

 

O consumidor é prioridade

 

Nossa segunda estratégia é complemento da primeira, já que para qualquer atitude que você for tomar é preciso levar em conta marca e consumidor, mas nada é possível se você não conhecer e reconhecer seu público-alvo.  

 

Todo conteúdo produzido deve ter alguma relevância para o consumidor, compreenda seus clientes, conheça seus interesses e faça bom uso da informações que você tem em mão, por exemplo se você possui um cadastro de clientes e tem acesso aos emails deles, faça uma pesquisa via email marketing, saiba onde seus consumidores estão, quais canais eles costumam utilizar, qual seu grau de instrução, hobbies e faixa etária.

 

Reúna o máximo de informações sobre seu público e ofereça qualidade nos serviços de atendimento ao cliente, afinal nada pior que um cliente insatisfeito. Saiba em quais canais seus cliente estão presentes para que você e sua empresa tenham presença nos mesmos e saiba construir o tom correto para a comunicação.

 

Sua marca não precisa de todo destaque

 

Sabemos que antigamente a marca que mais gritava seu nome (e por mais tempo) que ficava gravada na mente do consumidor, mas os tempos mudaram, hoje na era do Marketing 3.0 o consumidor tem voz e mais, o consumidor pensa, produz e propaga sobre a marca que lhe agrada.

 

Fale sobre outros temas e não somente da marca. Procure temas interessantes, vídeos virais, pautas que remetam indiretamente sua marca ou produto/serviço, dê dicas, faça promoções, opções não faltam para produzir conteúdo que forneça personalidade para sua marca.

 

Para isso é preciso conhecer muito bem seu público e grupos de interesse, entenda com quem você está falando, em que canais seu público está presente.

 

Tente se destacar

 

Entre em um blog que você goste (de moda ou filmes, por exemplo), leia todos os títulos da capa, agora entre em um blog do mesmo tema ou concorrente, compare. Pelo menos um titulo semelhante foi identificado. O grande desafio na internet é se destacar. É muito natural olhar o site do seu concorrente, mas tente se diferenciar nas semelhanças, não use pautas exatamente iguais no mesmo período de tempo que seu concorrente e não faça promoções semelhantes ou iguais, uma dica: se  você  fizer uma promoção afim de concorrer com outro site, seja melhor ou então procure outro método para atrair mais clientes.

 

Conteúdo não é baseado somente em produtos, fale sobre a qualidade e a história do produto, interaja com o cliente se sua equipe não tem habilidade ou disponibilidade para a produção de conteúdos (de qualidade), contrate uma empresa que faça isso.  E não se esqueça de ler o que sua empresa produz , esse conteúdo deve estar alinhado à sua visão geral e valores.

 

Evite postar conteúdo institucional

 

Fazer marketing de conteúdo é se tornar relevante – ou produzir textos que tenham relevância- para seu público. Falar muito sobre si é oferecer mais do mesmo, especificar um serviço ou detalhar um produto tecendo elogios a ele  é como dar motivos para seu cliente buscar defeitos nos seus produtos/serviços. É aconselhável não  criticar a concorrência, outra estratégia seria evitar comentários sobre o crescimento interno da empresa, as conquistas da sua empresa não otimizam a rotina do seu público.

 

Conte sobre seus eventos de forma irreverente e em pautas curtas, fale do seu produto destacando uma qualidade ou curiosidade sobre ele, dê as informações que o cliente precisa, busque mantê-lo entretido com posts que gostaria de ler, pois com conteúdo inteiramente institucional o cliente entra no seu blog/site mas não vê motivo para segui-lo.

 

Defina seus objetivos e monitore resultados

 

Muitas empresas não sabem dizer onde querem chegar ou pra onde estão indo, por isso, traçar objetivos deve fazer parte de seus planos.  Estabeleça metas que você sabe que poderá alcançar, esta não pode ser “vender mais” , o proposito sempre é vender mais, nem “conseguir mais likes”, “conseguir mais tráfego”, para saber onde você está indo é preciso onde você está.

 

Monitore seus resultados para que você possa traçar metas definitivas, como “aumentar em 10% o trafego do meu site”.

 

Monitore seu trafego, taxa de cliques, tempo gasto no site, taxa de rejeição e visitantes únicos (tudo é possível pelo Google Analytics), sabendo quais são suas fraquezas fica bem mais fácil traçar metas e estabelecer prioridades.

 

Enfim não existe receita de bolo para o marketing, é preciso produzir e testar para encontrar o que mais se encaixa com o perfil da sua empresa, lembre-se que ser conectado à vários canais exige mais atenção, use uma abordagem integrada e busque entender  seu cliente, ele é a chave do seu sucesso. 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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