Como vender online para públicos regionais

 

A internet mudou a maneira de fazer negócios. Graças a ela, as fronteiras foram derrubadas. E a localização geográfica, que antes era primordial para o sucesso, passou a não ter mais tanto valor para a nova geração de  negócios.

 

Na onda dos investimentos sem fronteiras, pode parecer estranho limitar a atuação da sua empresa na internet a um público específico. Mas às vezes é extremamente necessário para evitar o desperdício de verbas.

 

Negócio local = investimento local

 

Imagine um negócio que funciona com limitações geográficas, como uma fábrica de gelo, por exemplo.  Ela pode vender online – mas apenas irá conseguir atender aqueles que estão a uma distância razoável para a entrega. Por isso, ela não pode anunciar e manter sua presença online de uma maneira indiscriminada. Aliás, até pode, mas irá desperdiçar tempo, verba e trabalho para conquistar pessoas que jamais conseguirão comprar em sua loja virtual.

 

A mesma coisa acontece com uma empresa de paisagismo. Ela apenas irá conseguir atender aos clientes que fazem parte de uma localização específica, que compensem seu deslocamento. Os exemplos são vários. E a maneira de atuar, nestes casos, é similar.

 

Muitos ainda dizem: nestes casos, a internet não é o melhor investimento. Mas essa afirmação antiga não é mais aceita. As lojas virtuais podem alavancar as vendas mesmo em uma pequena área geográfica. Elas podem, ainda, facilitar a organização de pedidos e a logística dentro da própria região.

 

A chave é saber como utilizá-la da maneira correta. É possível alinhar os investimentos em internet levando em consideração os públicos regionais. Separamos algumas práticas que podem ajuda-lo a vender online para públicos regionais. Quer saber mais a respeito?

 

Anúncios: uma maneira de se manter regional

 

Se você pensa em anunciar sua marca ou sua loja virtual na internet, saiba que as modalidades mais tradicionais de anúncios permitem que você segmente os anúncios por região. É possível delimitar as fronteiras do público que você irá atingir, assim sua verba é investida apenas em potenciais clientes – e não em qualquer internauta aleatório que pode não estar em sua localidade.Outra estratégia é deixar usar os anúncios do AdWords que também podem ser segmentados por locais. 

 

Se você deseja se informar mais sobre como usar o AdWords para impulsionar suas vendas leia nosso post exclusivo no link: Por que usar o Google Adwords aumenta minhas vendas ?  

 

Veículos regionais: opções já segmentadas

 

Procure pequenos veículos de comunicação online, especializados em noticiar a região onde você e ele estão inseridos. Portais de notícias regionais tendem a ter um custo de anúncio muito menor quando comparado a grandes portais. Além da economia a curto prazo, você garante um investimento mais assertivo, pois está inserido dentro do rotina do seu potencial cliente.

 

Considere a mídia offline

 

Para pequenas regiões você deve considerar a mídia tradicional offline como mais uma opção de investimento – mas nunca a única. Quando a meta do seu negócio é diminuir a presença offline e aumentar a presença online, isto é ainda mais relevante. Seu papel neste caso é reeducar seus clientes, expondo a eles esta nova modalidade de compra. As maneiras para conseguir isso vão depender das suas opções, do seu objetivo, da sua verba e de inúmeros outros fatores. O importante é não desprezar essa possibilidade.

 

Crie relações nas redes sociais

 

O grande benefício de atuar nas redes sociais é criar um vínculo entre seus clientes e sua marca. Esse vínculo, no entanto, pode ser estendido a outras pessoas que se relacionam com seus clientes. É comum recebermos diariamente um aviso que diz: “sua amiga curtiu tal página”. Para você, que procura expor seu negócio de uma maneira regional, estes avisos são excelentes vitrines, pois falam da sua página, da sua marca ou da sua loja para amigos de amigos – que normalmente fazem parte da mesma região.

 

Construir um relacionamento com seus clientes nas redes sociais é um projeto diário, que tem mais a ver com persistência do que com verba. E esta rede normalmente cresce em uma mesma região, pois um novo curtidor impulsiona o outro. Você ainda possui a possibilidade de anunciar dentro destas redes, garantindo a segmentação geográfica.

 

Você pode se informar melhor sobre redes sociais no nosso post : Como vender mais pelo facebook?

 

Invista em seus benefícios exclusivos

 

Só quem trabalha de maneira regional pode oferecer alguns benefícios como frete grátis, entrega no mesmo dia ou retirada do produto no local. Seu papel é explorar estas vantagens, garantindo que seu cliente prefira comprar na sua loja do que em um grande magazine.

 

A verdade é que a internet tem se tornado uma grande aliada dos negócios, sejam eles globais, nacionais ou regionais.

 

O desafio, neste último caso, éencontrar o melhor caminho para atingir apenas os clientes que lhe interessam, sem desperdiçar verbas. Apesar das diretrizes citadas, não há receita infalível.A grande dica é trabalhar sempre com muita criatividade mantendo o foco em conquistar seus clientes, onde quer que eles estejam.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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