Por que os clientes abandonam o carrinho de compras no meu e-commerce?

 

Todo bom vendedor sabe que nem todos os clientes entram em uma loja para comprar. O importante, seja numa loja física ou numa plataforma ecommerce, é saber quais fatores levam a esse abandono, e quais táticas podem ser adotadas para que os clientes prefiram sua loja virtual.

 

Vamos analisar estes pontos negativos, e o que fazer em cada caso, deixando à parte estratégias como Marketing Digital e Social Media; estes são investimentos obrigatórios para qualquer iniciativa na internet, e com o objetivo de se relacionar com os usuários. 

 

Motivos que levam ao abandono do carrinho de compras

 

Existem diversas causas para um cliente deixar de comprar em sua plataforma. Segundo este infográfico, podemos colocar alguns dos seguintes fatores em destaque que levam o cliente a desistir de seu carrinho de compras:

 

Frete – É de tocdos o mais corriqueiro no abandono do carrinho de compras. De todos os motivos relacionados ao frete, os valores altos são os mais comuns; em alguns casos, ele aumentam o valor final da compra de tal maneira que é mais prático para o cliente se deslocar para uma loja física, ou procurar outra loja virtual. Outras razões são a falta de clareza nas informações sobre o frete e o tempo de entrega demorado, mesmo para os padrões normais dos correios.

 

Preço – O ecommerce atual possui valores tão competitivos quanto no mercado físico. Assim, produtos que estejam muito caros, independente dos fatores – taxas extras são cobradas com frequência –, simplesmente não serão comprados pelo cliente, que passará de loja em loja virtual até encontrar valores mais acessíveis.

 

Processo de Pagamento – O caminho que o cliente leva para finalizar a compra e as opções de pagamento disponíveis também definem se ele irá comprar ou não em sua plataforma. Caso o caminho até a finalização seja muito complexo e/ou burocrático, não haja opções de bandeiras de cartão, pagamento online ou boleto bancário, ou mesmo não haja a opção de finalizar a compra, o cliente desistirá de seu carrinho de compras, mesmo que os valores sejam bons e o frete seja baixo.

 

Excesso de Informações – O cliente busca segurança em seu ecommerce não só quanto a pagamentos mas com segurança de dados. Cobrar muitas informações para o cadastro do cliente pode deixá-lo desconfortável ou mesmo ofendido; nem todo usuário está a vontade para oferecer dados pessoais para uma loja. E, dependendo dos dados pedidos, pode ferir até o que foi implementado pelo Marco Civil.

 

Plataforma – Como dissemos algumas vezes aqui no s3commerce, sua loja virtual funciona como um cartão de visitas quanto ao design e usabilidade. Assim, lojas virtuais cujos sites caem constantemente, sobretudo nos momentos de finalização da compra, lentidão no carregamento das páginas, ou ainda spams de ofertas e pop-ups inconvenientes podem irritar o cliente o suficiente para abandonar o carrinho de compras.

 

Indecisão – Esse é um caso mais relacionado ao tipo de cliente, em que mesmo com pesquisas, referências e indicações, ele não tem certeza do que quer. Nestas situações, ele simplesmente deixa o carrinho de compras, para pegá-lo depois caso decida por definitivo.

 

Esses não são os únicos casos de abandono do carrinho de compras, mas são os mais frequentes. Para saber quais são os motivos específicos, o lojista precisa analisar cuidadosamente sua loja virtual. A s3commerce oferece para os interessados ferramentas de análise, bem como uma plataforma de acordo.

 

O que fazer para evitar o cancelamento do carrinho de compras?

 

Uma vez identificado os motivos de desistência dos clientes, o dono do ecommerce pode elaborar estratégias apropriadas para manter seu negócio virtual ativo. Para garantir que elas funcionem, faça testes prévios, e mais importante, analise as opiniões e reclamações de cada usuário. As redes sociais são excelentes ferramentas para avaliar estas informações.

 

Tomando como base os tópicos levantados acima, vamos oferecer saídas a serem tomadas para garantir as vendas de sua loja virtual:

 

Promoções para Frete – Os valores de frete realmente pesam nas compras, e para alguns ecommerces, deixar de cobrá-lo pode se tornar um prejuízo a longo prazo. Como alternativas, o valor do frete pode ser incluso no produto – com descontos de acordo com sua avaliação; lançamentos de produtos podem vir sem frete por um período limitado; ou torná-lo gratuito a partir de determinados valores em compras. Promoções sazonais também são boas alternativas.

 

Valores – Procure saber os preços que estão em voga no seu mercado, e como você pode competir com eles. Uma sugestão é negociar o montante final com o cliente caso ele esteja disposto a comprar em sua loja. Outra saída interessante é oferecer pontuações especiais que podem garantir a ele bônus e descontos futuros, fidelizando-o a sua loja.

 

Sistemas de Pagamentos práticos – Ofereça todas as opções de pagamentos possíveis para o cliente. Caso note um crescimento expressivo num determinado tipo de compra, ofereça promoções especiais para eles. O oposto – sistemas em menor uso – também, para atrair novos públicos.

 

Cadastros Sucintos – Como dissemos acima, o cliente precisa de segurança ao oferecer seus dados. Como na maioria dos ecommerces lidam com entregas, peça apenas os dados relevantes para a mesma finalizar a compra sem entrar em detalhes excessivos. E quanto ao carrinho de compras, deixe-o em aberto para que o cliente possa voltar a ele depois: além de dar o voto de confiança para que o processo de compra seja mais rápido numa visita futura, é um filtro para descobrir quais produtos estão sendo procurados e abandonados.

 

E-mail Marketing – O uso do e-mail marketing é excelente para manter os clientes atualizados de seus produtos e promoções de sua loja virtual. No caso do carrinho de compras, é possível manter seu interesse enviando mensagens especialmente para eles, criando a oportunidade para fechar a compra. Mas analise previamente quais clientes estariam dispostos a este tipo de contato.

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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