A importância da personalização de um e-commerce

A importância da personalização de um e-commerce

 

Com a crescente onda de pessoas trabalhando pela internet, muitas através de e-commerce, cresceram também as plataformas que se dispõe a hospedar o endereço e as funcionalidades de uma loja virtual. Muitas plataformas oferecem uma loja padrão, e cada uma delas tem diferentes possibilidades de personalização.

 

Ter uma loja virtual não envolve apenas a funcionalidade de vender produtos. É preciso que a loja tenha uma série de características que farão dela uma opção segura e interessante para o consumidor. E para isso, a personalização é o caminho ideal. Listamos algumas razões que comprovam: personalizar sua loja virtual é um passo importante e necessário para alçar grandes voos.

 

Se sua loja parecer profissional as pessoas confiarão nela



Uma loja de grande porte trabalha de maneira profissional. E, justamente por isso, exibe um layout personalizado, exclusivo, desenvolvido para seus clientes. Se você quiser parecer grande e profissional, fazendo com que seus clientes confiem em você, invista nisso. Na internet, ganhar a confiança do cliente é um dos passos mais importantes no processo de compra, já que muitos deles são receosos e ainda estão se acostumando a pagar por uma compra sem ter o produto comprado em mãos. Parecer grande não é uma forma de “enganar” o cliente. Se você trabalhar da maneira certa e entregar o que promete terá de fato um grande negócio – ainda que ele seja pequeno no início.

 

Um layout faz toda a diferença na hora de encorajar uma venda

 

Em uma loja personalizada você pode fazer com que o layout trabalhe a seu favor. A disposição dos produtos, a maneira de categorizá-los, a maneira de exibi-los e muitos outros fatores influenciam diretamente na compra do seu cliente. O importante, neste caso, é que sua personalização seja feita por um profissional que entenda de navegabilidade, para que esta mudança seja sempre para melhor. Inserir um banner, por exemplo, é outra maneira de impulsionar a venda de um determinado produto, que antes estaria esquecido dentre tantos outros. Pra resumir, saiba que o jeito de ser da sua loja pode favorecer – ou não – a compra do seu cliente. Por isso, investir nesta melhoria é sempre a melhor opção.

 

A importância de agregar funcionalidades

 

A maioria das lojas virtuais consideradas padrão possui funcionalidades básicas e bastante limitadas. Personalizar totalmente esta estrutura pode envolver adicionar a esta loja funcionalidades que irão otimizar seus investimentos. O que você precisa para trabalhar melhor? Uma maneira nova de coletar e-mails? Uma maneira de identificar cada cliente que acessa sua loja? Uma melhor integração entre seu e-commerce e as redes sociais? Em cada caso, cabe ao empreendedor enxergar nestas necessidades oportunidades para fazer um trabalho ainda melhor.

 

Com a personalização certa você potencializa seu trabalho de marca

 

Além de vislumbrar um aumento nas vendas, a maioria dos empreendedores que trabalham com e-commerce sonha em fazer da sua loja uma marca de sucesso. Ter uma marca dentro da internet não é tão diferente de ter uma marca no cenário original – e todos sabem que um nome conhecido traz credibilidade e abre as portas para inúmeros negócios. Ter um nome valorizado ainda pode incrementar a sua lucratividade, pois as pessoas pagam mais para comprar alguma coisa que já conhecem e confiam. E o que o seu trabalho de marca tem a ver com a personalização da sua loja? Tudo. Através do layout é possível destacar sua marca, utilizar um esquema de cores exclusivo, associar seu nome a um modelo profissional de trabalho e muitas outras vantagens.

 

Agradar seus clientes da maneira certa exige personalização

 

 

Seus clientes são diferentes dos clientes de outras lojas. Eles possuem um perfil específico, e justamente por isso, buscam sua loja e seus produtos. Falar de acordo com a linguagem deste cliente é a maneira mais rápida de atingi-lo. E a sua loja, na maioria das vezes, é quem fala por você. O primeiro passo para atingir seu cliente da maneira certa é traçar seu perfil. Quem ele é? Quantos anos tem? O que busca em seus produtos? Quanto está disposto a pagar? Fazendo muitas perguntas e respondendo-as da maneira certa você irá traçar um perfil – e deverá criar sua loja para este público. Se você criasse uma loja para vender calcinhas para sua tia e outra para vender celulares para seu irmão: o layout delas seria igual? Com certeza não. Isto prova a necessidade de adaptar sua loja para os gostos e necessidades do seu cliente.

 

Personalizar é sempre uma boa opção

 

Seja qual for o mercado em que você atua, personalizar sua loja só envolve vantagens. Nem sempre é um processo fácil, mas criar um ambiente que seja a cara do seu cliente, com as funcionalidades que você precisa e que potencializa suas vendas e sua marca é um desafio que vale a pena. Mas como toda a mudança, precisa ser feita por profissionais qualificados, que saberão captar a essência do que você espera.

Seus clientes estão por aí, navegando na internet e buscando aqueles que irão captar suas necessidades e transformá-las em produtos. Você precisa estar preparado para receber este cliente em sua loja virtual, para que ele passe a ver nela aquilo que estava procurando.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

Siga-nos também!

Assine nossa newsletter

Quer saber como fazer marketing de conteúdo?