10 funcionalidades essenciais para o sucesso do seu e-commerc

 

O número de lojas virtuais espalhadas pela internet aumentou muito nos últimos anos. Enquanto algumas são profissionais e sofisticadas, outras apresentam apenas os recursos mais básicos, que não garantem ao empreendedor uma boa dose de controle sobre o negócio. Mas como saber quais funcionalidades desempenham maior impacto no sucesso da sua loja virtual? Separamos algumas dicas que podem garantir ao seu e-commerce um desempenho digno das melhores lojas virtuais.

 

1 - Pesquisa de produtos e divisão por categorias

 

É verdade que muitos clientes chegarão até o seu produto pelos buscadores. Mas uma vez dentro do site, eles precisam encontrar aquilo que procuram. A melhor maneira de garantir isso é dividir seus produtos por categoria, além de disponibilizar um buscador para que os produtos sejam encontrados de maneira direta. É básico e simples, mas pode fazer toda a diferença para a navegabilidade do seu cliente.

 

2 - Cross-selling & Up-selling

 

Cross-selling é oferecer ao cliente um produto relacionado àquele que ele está comprando. É por conta do conceito de Cross-selling que, por exemplo, o supermercado disponibiliza o queijo ralado namesma prateleira do macarrão. Na teoria eles não possuem nenhuma similaridade, mas na prática um pode vender o outro. Já o conceito de Up-selling envolve oferecer um produto que está uma categoria à cima do produto original, como maneira de dar um upgrade na compra. Quando seu cliente visualiza um secador de cabelo na sua loja virtual, por exemplo, ele pode ter acesso a um segundo link, com o kit completo de secador, escova e chapinha. Em ambos os conceitos, é uma maneira de aumentar o valor gasto pelo cliente na sua loja, oferecendo produtos pelos quais ele possui real interesse – e justamente por isso, ambas as estratégicas possuem um bom índice de conversão de vendas.

 

3 - Gestão de produtos

 

Você precisa conseguir acrescentar, deletar ou alterar um produto de maneira rápida e fácil. Esta possibilidade faz com que você tenha mais liberdade para analisar que fotos, descrições e informações convertem mais vendas. Estar constantemente analisando e alterando estas informações é uma forma de otimizar a aparição dos produtos, garantindo o melhor aproveitamento de sua exposição.

 

4 - Incorporação com as Redes Sociais

 

Muitos clientes gostam dos seus produtos, confiam em sua loja e estão dispostos a desembolsar o valor de sua compra. Mesmo assim, uma boa parcela deles não realizar esta compra na hora, deixando para depois. Quando há uma sincronia entre sua loja e a as redes sociais, esse cliente é levado a interagir e acaba ficando envolvido com sua loja muito tempo depois de deixar o site. Através das atualizações das redes sociais ele irá lembrar constantemente da compra que deixou de fazer, e a chance de que ele venha a comprar é muito maior. Investir em uma boa integração entre sua loja virtual e as redes sociais é uma maneira efetiva de manter contato não apenas com seus clientes, mas também com seus prospectos.

 

Veja mais sobre Mídias sociais no nosso post : Como alavancar as vendas da minha loja online nas redes sociais?

 

5 - Possibilidade de comprar com apenas um click

 

A pior parte de comprar pela internet, para muitas pessoas, é o processo de preenchimento de informações, cadastro de método de pagamento, cálculo de frete... E tudo isso é realmente necessário em uma primeira compra. A partir daí, seu cliente já possui as informações cadastradas e pode ser poupado deste processo. Para evitar que o cliente desanime de comprar por ter que fazer um cadastro você pode implantar um sistema de compra com apenas um click, que usa as opções já conhecidas pelo sistema para gerar um pedido de maneira fácil e rápida.

 

 6 - Lembre seu cliente daquilo que ele deixou de comprar

 

É comum que os clientes abandonem o carrinho de compra antes de efetuarem oficialmente o pagamento. Os produtos que foram deixados para trás continuam sendo objeto de desejo deste consumidor, por isso você precisa lembra-lo do que ele deixou de comprar. Há maneiras de cruzar estas informações com um sistema de anúncios ou mesmo com o envio de e-mail marketing. Assim, você lembra aquele cliente do que está perdendo – e aumenta as chances de converter essa venda.

 

7 - Sugestão de produtos baseada nas compras anteriores

 

Depois que seu cliente comprou um computador, por exemplo, você precisa oferecer para ele todos os produtos que são compatíveis com esse computador. Pode ser uma capa, um fone de ouvido, um HD externo... Aqui vale, novamente, o conceito de Cross-selling. Você pode fazer estas sugestões por e-mail marketing, cruzando as informações existentes.

 

8 - Diversifique os métodos de pagamento

 

Quanto mais métodos de pagamento você dispor, melhor. Supor que todos os clientes possuem cartão de crédito é um erro relativamente comum e que pode lhe custar vendas importantes. Boleto bancário, várias bandeiras de cartão, transferência bancária, PayPal... Vale tudo que seja viável para você e para o seu cliente.
 
 
Veja mais sobre métodos de pagamento no nosso post: O que são Gateways e Intermediários de Pagamento? Qual escolher?
 

9 - Sistema de comparação de produtos

 

Se você possui produtos similares em sua loja, que podem de alguma maneira confundir o consumidor, é muito importante que exista um sistema para cruzar estas informações. Ele irá comparar estes produtos, dando ao cliente as informações necessárias para finalizar sua compra. Um consumidor que não tem certeza sobre o produto que está escolhendo dificilmente irá concretizar sua compra.

 

10 - Otimização nas Buscas

 

Por último, mas um dos itens mais importantes desta lista, está a otimização da sua loja para que ela seja localizada pelos buscadores. Esta é a principal maneira pela qual os clientes irão encontrar seu produto, por isso é tão importante. Alguns profissionais desenvolvem um trabalho de qualidade focando sua atuação em melhorar o posicionamento da sua loja nas buscas. Mas se você quiser começar este processo sozinho, procure por dicas de SEO – elas certamente irão ajudá-lo.

 

A cada dia novas opções e funcionalidades surgem para facilitar e melhorar o trabalho dos empreendedores virtuais – estes são apenas alguns exemplos do que você pode fazer. Quanto mais controle você possuir, mais fácil fica identificar as oportunidades que existem para utilizar com sabedoria todas as informações que você possui - sempre em busca de integrar e potencializar o funcionamento 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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