O ecommerce é esse novo canal de vendas que leva milhares de pessoas diariamente a comercializar seus produtos mundo à fora. As possibilidades são infinitas - mas a concorrência também é alta, por isso, investir num layout profissional e agradável é sua chance de sair na frente e influenciar positivamente seus potenciais consumidores – que são todos aqueles que chegam ao seu endereço virtual.
Dentre tantas técnicas utilizadas para criar um ambiente de compra confortável e convidativo, a escolha das cores é uma das mais importantes, e mesmo assim, ela ainda é feita de uma maneira muito leviana. Não sabe por onde começar? Separamos um conteúdo especial pra tirar todas as suas dúvidas e fazer com que o seu e-commerce tenha as cores do sucesso!
Entendendo as cores
Podemos entender melhor as cores a partir de diferentes classificações. A primeira delas diz respeito a sua essência, que pode ser quente ou fria. Cores quentes estimulam a ação, a energia e a mudança. As cores frias, por outro lado, estimulam a calma, a confiança e a tranqüilidade. Escolher entre estes dois grupos de cores significa escolher a maneira que o cliente irá encarar sua loja – que pode tender para um lado sereno ou para um lado energético. Entendeu agora por que toda promoção utiliza vermelho ou amarelo em sua divulgação? O objetivo é estimular a ação do cliente.
Os significados individuais de cada tonalidade
Cores primárias, secundárias e terciárias
A classificação das cores ainda passa por estas três vertentes. As primárias são aquelas puras e essenciais, que formam todas as outras. As secundárias são formadas por duas cores primárias e são parte da paleta tradicional de cores. Já as terciárias são variações específicas de cores alcançadas através da mistura de uma cor primária com uma secundária.
Combinando cores
Apesar de geralmente ter uma tonalidade de destaque, a maioria das lojas virtuais usa uma combinação de cores.
Como combinar as cores
Quantas vezes você já olhou para a roupa de alguém e pensou que a combinação de cores não fazia uma composição agradável? Em sua loja virtual isso também pode acontecer. E um cliente incomodado com o visual e as cores da sua loja pode não sentir a simpatia e confiança necessários para que você efetue uma venda.
Assim como as cores são amplamente estudadas e discutidas, as possíveis combinações entre elas também são um assunto importante. Na hora de combiná-las, algumas técnicas foram desenvolvidas e têm como objetivo fazer com que a combinação transmita a maior harmonia possível. Separamos as principais técnicas para que você possa escolher com facilidade as cores ideais para seu ecommerce. Graças ao círculo cromático, fica muito mais fácil entender e combinar as cores que o seu negócio precisa. |