Dicas de Marketing de Conteúdo para Lojistas Online

Dicas de Marketing de Conteúdo para Lojistas Online

 

Você já pensou em planejar o marketing de conteúdo de sua loja online? Criar uma estratégia de divulgação é uma das etapas primordiais para sua marca e seus produtos se tornarem conhecidos no mercado virtual.

 

Como funciona:

 

O marketing de conteúdo é utilizado para atrair o público que se interessa pelos temas relacionados ao seu negócio. Esse tipo de captação e retenção de clientes está centrada na ideia de gerar material relevante na internet, através de textos, vídeos, infográficos, podcasts, dentre outros formatos. Apostar em marketing de conteúdo significa fornecer informação para que o cliente se decida espontaneamente a utilizar os seus serviços. E o melhor: é um investimento relativamente pequeno.

 

Quer um exemplo? Se você tem uma loja online que comercializa roupas, é possível produzir vídeos sobre tendências para a próxima estação, postar fotos das peças em alguma rede social e, ainda, disponibilizar textos sobre moda. Quando alguém pesquisar sobre dicas de vestuário, chegará ao seu site. Simples! Porém, há maneiras específicas de produzir conteúdo de forma eficiente. De nada adianta estar nas redes sociais e ter um blog se você não sabe como engajar o público.

 

Quer utilizar essa estratégia de marketing para gerar conversões em seu e-commerce? Confira as dicas a seguir!

 

Público-alvo:

 

Descubra qual é o tipo de cliente que deseja alcançar. O que eles gostam de fazer? Qual é a faixa etária deles? Quais são os assuntos de interesse? Se seu e-commerce é uma loja de skates, por exemplo, há um perfil específico para os clientes. Reunindo as informações importantes, você consegue direcionar à sua produção de conteúdo.

 

Mídia:

 

Logo após determinar o público, é necessário encontrar um canal para a divulgação do conteúdo. Se sua loja comercializa livros, que tal um blog com resenhas dos mais vendidos? Mas se trabalha com móveis modernos pode usar o Instagram e o Facebook para mostrar dicas de decoração através de fotos. O seu negócio é vender jogos? Faça vídeos mostrando truques para ser fera nos games! São muitas possibilidades!

 

A dica aqui é simples: pense no que agradará seu público e pesquise em quais canais poderá divulgar seu material e ser notado.

 

Crie conteúdo atraente:

 

Não basta apenas estar online com coisas irrelevantes somente para tentar vender. É preciso criar uma estratégia inovadora, ser criativo em suas publicações, oferecer ao público um conteúdo interessante que chame a atenção e o faça desejar saber mais a respeito dos seus produtos.

 

Pode parecer complicado produzir material que seja interessante. Mas é possível contratar uma empresa que produza esse conteúdo e que também realize uma consultoria orientando sobre a rede social em que você deve marcar presença, como gerar conteúdo e, ainda, medir o retorno das campanhas.

 

Interaja com o público:

 

Além de publicar conteúdo informativo na internet, é de suma importância estar sempre em contato com seus seguidores. Eles precisam saber que a opinião deles é de extremo valor para sua loja online. Abra canais de contato direto em que eles possam interagir com a empresa e entre si, para trocar ideias sobre produtos e até mesmo tirar dúvidas. Quanto maior a interação e quanto menos questionamentos eles tiverem, maiores as chances de indicarem suas páginas e, consequentemente sua loja, a outras pessoas.

 

Técnicas de SEO:

 

A otimização de sites, conhecida por SEO (Search Engine Optimization) deve ser usada na estratégia de marketing de conteúdo para posicionar as suas páginas nos buscadores. Existem ferramentas capazes de ajudá-lo a definir as palavras-chave, como o Google Adwords. Tornando o seu site mais “encontrável” através dos termos certos, fica mais fácil dos possíveis clientes encontrarem a sua loja.

 

Marketing de conteúdo é uma forma de chamar a atenção e gerar engajamento para que muitas pessoas falem sobre sua marca. Esse é um investimento a médio e longo prazo, porém, capaz de fidelizar clientes.

Você já pensou em planejar o marketing de conteúdo de sua loja online? Criar uma estratégia de divulgação é uma das etapas primordiais para sua marca e seus produtos se tornarem conhecidos no mercado virtual.

 

Como funciona

 

O marketing de conteúdo é utilizado para atrair o público que se interessa pelos temas relacionados ao seu negócio. Esse tipo de captação e retenção de clientes está centrada na ideia de gerar material relevante na internet, através de textos, vídeos, infográficos, podcasts, dentre outros formatos. Apostar em marketing de conteúdo significa fornecer informação para que o cliente se decida espontaneamente a utilizar os seus serviços. E o melhor: é um investimento relativamente pequeno.

 

Quer um exemplo? Se você tem uma loja online que comercializa roupas, é possível produzir vídeos sobre tendências para a próxima estação, postar fotos das peças em alguma rede social e, ainda, disponibilizar textos sobre moda. Quando alguém pesquisar sobre dicas de vestuário, chegará ao seu site. Simples! Porém, há maneiras específicas de produzir conteúdo de forma eficiente. De nada adianta estar nas redes sociais e ter um blog se você não sabe como engajar o público.

 

Quer utilizar essa estratégia de marketing para gerar conversões em seu e-commerce? Confira as dicas a seguir!

 

Encontre o público-alvo

 

Descubra qual é o tipo de cliente que deseja alcançar. O que eles gostam de fazer? Qual é a faixa etária deles? Quais são os assuntos de interesse? Se seu e-commerce é uma loja de skates, por exemplo, há um perfil específico para os clientes. Reunindo as informações importantes, você consegue direcionar à sua produção de conteúdo.

 

A escolha da mídia

 

Logo após determinar o público, é necessário encontrar um canal para a divulgação do conteúdo. Se sua loja comercializa livros, que tal um blog com resenhas dos mais vendidos? Mas se trabalha com móveis modernos pode usar o Instagram e o Facebook para mostrar dicas de decoração através de fotos. O seu negócio é vender jogos? Faça vídeos mostrando truques para ser fera nos games! São muitas possibilidades!

 

A dica aqui é simples: pense no que agradará seu público e pesquise em quais canais poderá divulgar seu material e ser notado.

 

Crie conteúdo atraente

 

Não basta apenas estar online com coisas irrelevantes somente para tentar vender. É preciso criar uma estratégia inovadora, ser criativo em suas publicações, oferecer ao público um conteúdo interessante que chame a atenção e o faça desejar saber mais a respeito dos seus produtos.

 

Pode parecer complicado produzir material que seja interessante. Mas é possível contratar uma empresa que produza esse conteúdo e que também realize uma consultoria orientando sobre a rede social em que você deve marcar presença, como gerar conteúdo e, ainda, medir o retorno das campanhas.

 

Interaja com seu público

 

Além de publicar conteúdo informativo na internet, é de suma importância estar sempre em contato com seus seguidores. Eles precisam saber que a opinião deles é de extremo valor para sua loja online. Abra canais de contato direto em que eles possam interagir com a empresa e entre si, para trocar ideias sobre produtos e até mesmo tirar dúvidas. Quanto maior a interação e quanto menos questionamentos eles tiverem, maiores as chances de indicarem suas páginas e, consequentemente sua loja, a outras pessoas.

 

Técnicas de SEO

 

A otimização de sites, conhecida por SEO (Search Engine Optimization) deve ser usada na estratégia de marketing de conteúdo para posicionar as suas páginas nos buscadores. Existem ferramentas capazes de ajudá-lo a definir as palavras-chave, como o Google Adwords. Tornando o seu site mais “encontrável” através dos termos certos, fica mais fácil dos possíveis clientes encontrarem a sua loja.

 

Marketing de conteúdo é uma forma de chamar a atenção e gerar engajamento para que muitas pessoas falem sobre sua marca. Esse é um investimento a médio e longo prazo, porém, capaz de fidelizar clientes.

 

Seu e-commerce já começou as estratégias de marketing de conteúdo?

 

 

 

 

 

 

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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