E-mail marketing: A arma secreta do e-commerce

E-mail marketing: A arma secreta do e-commerce

 

Erros cometidos:

 

Antes de falarmos sobre as vantagens, alertamos para o principal erro cometido por quem usa o e-mail para divulgar seus serviços e produtos: os spams.

 

Os spams (“conhecidos como unsolicited bulk e-mail (UBE)”) são e-mails indesejados que recebemos diariamente e entopem nossas caixas de entrada, sem a nossa autorização. Ao elaborar uma campanha de marketing e antes de enviá-la para sua lista de contatos, é preciso certificar-se de que isso será feito de forma responsável.

 

Para o sucesso nessa empreitada, é necessário o consentimento de seus clientes para continuar o encaminhamento desses e-mails, independentemente de seu conteúdo. Esse método é chamado opt-in, ou seja, seu destinatário precisa querer receber aquilo que você está enviando.

 

Já o opt-out permite ao usuário cancelar o recebimento dos e-mails através de um link, normalmente ao fim da mensagem, e descadastrar seu e-mail da lista de destinatários das empresas. Dessa forma, diferenciam-se as mensagens de marketing direto dos detestados spams.

 

Vantagens:

 

Quem acessa a internet, certamente reserva um tempo para checar e-mails. Por isso, o e-mail marketing é um grande facilitador para aumentar vendas, divulgar campanhas, manter seu cliente informado de suas ações, promoções, produtos, serviços e de tudo aquilo que for de seu interesse. E esse contato pode ter diferentes formatos como newsletters, artigos e banners, de maneira rápida, fácil e com custos reduzidos. Além disso, o alcance dessa ferramenta é imenso, basta que você consiga uma boa lista de e-mails.

 

Outro ponto positivo é quanto à interatividade proporcionada por essa ferramenta. Qualquer tipo de informação, dúvida ou esclarecimento pode ser feito com maior rapidez e facilidade, momentos após o envio da mensagem original. E isso permite um contato permanente com seus clientes, sendo possível criar um relacionamento de longo prazo, de forma personalizada.

 

Essa prática também serve como um excelente feedback para sua empresa e as ações desenvolvidas por ela. Após o envio do e-mail marketing é possível gerar um aumento de cliques e visualizações em sua página, mensurar a eficiência de sua campanha, e, se necessário, aprimorá-la.

 

Ofereça conteúdo cativante:

 

Para uma pessoa acessar a página do seu e-commerce, você precisa oferecer algo interessante, não apenas encher o e-mail de propagandas e dados que não fazem muito sentido. É necessário chamar a atenção, especialmente de seu público-alvo, pois parte dele não está na lista de clientes da sua loja online. Para isso, conquiste esse nicho de consumidores com conteúdo de qualidade, informações úteis, e, principalmente, com as vantagens oferecidas por sua empresa. Evite enviar somente mensagens comerciais, o mais importante é se relacionar com seu cliente.

 

Criar campanhas atreladas a promoções ou sorteio de brindes também é uma forma válida para atrair potenciais clientes e reter consumidores antigos, o que lhe dará maior visibilidade e, por consequência, audiência, acessos e conversão. Entretanto, tenha em mente que qualidade é muito melhor do que quantidade. Sua campanha não será um sucesso se muitas pessoas acessarem sua página, mas poucas comprarem seus produtos. Por isso, é importante focar em seu público-alvo e conhecer seus anseios, aquilo que ele necessita e quer comprar.

 

Procure gerar campanhas, via e-mail marketing, que sejam mais inteligentes utilizando como parâmetro o comportamento dos seus consumidores. O produto que o comprador mais visitou, aquele que mais comprou ou o tempo médio em que ele permaneceu no link de determinado item, são algumas das variáveis que podem gerar listas mais específicas e segmentadas.Dessa forma, você consegue produzir um conteúdo ainda mais atraente.

 

Momentos indesejados:

 

A pior das abordagens é aquela feita em um momento indesejado! E isso ocorre nos tempos atuais, principalmente via telefone. E por conta disso, o e-mail marketing também leva vantagem sobre os outros meios de comunicação, uma vez que a mensagem é encaminhada e permanece na caixa de entrada, permitindo ao seu cliente escolher o melhor momento para lê-la, sem atrapalhá-lo.

 

Formas de envio:

 

Você pode disparar seus e-mails marketing de diversas maneiras. É possível designar alguém de sua empresa para essa tarefa específica por meio de uma lista de contatos própria ou gerar suas leads através de LandPages, eventos, cupons e promoções como pop-up em sua loja virtual. Estas formas são as mais recomendadas, pois contratar uma empresa especializada para realizar esse serviço (campanhas para captar leads ou comprá-las) pode ter um custo elevado e não ser muitoconfiável.

 

Essas são as regras básicas para utilizar esta ferramenta da melhor maneira possível e fazer dela a arma secreta de seu negócio.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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