5 erros de logística que os iniciantes do e-commerce cometem

 5 erros de logística que os iniciantes do e-commerce cometem

 

Falta de integração dos sistemas:

 

Um dos principais erros que os iniciantes cometem é ter sistemas que não conversam entre si: o programa de controle de estoque e a loja virtual. Vale a pena investir nesta integração! Isso poupa tempo dos recursos humanos, diminui a margem de erros e garante uma operação mais automática.

 

Além disso, com a informatização dos ciclos de suprimentos também é possível já alertar os fornecedores quando seu estoque atingir o nível mínimo. O sistema já dispara um pedido de compras assim que identificar que determinado produto pode vir a faltar. Desta forma, a reposição do estoque também é automática e com isso sua loja virtual nunca terá itens indisponíveis. Por isso, invista na integração do seu sistema de controle de estoque na sua loja virtual.

 

Não utilizar boas embalagens:

 

É preciso também estar atento a alguns detalhes do processo de entregas. Esta etapa é muito importante para ganhar a confiança de seus clientes. Antes de despachar o produto fique atento à embalagem. Este é um erro comum que os empreendedores menos experientes do e-commerce cometem. É um detalhe importante, pois você não quer que o cliente devolva o produto porque ele foi danificado durante o transporte. Designe alguém de sua equipe para isso e aposte em embalagens que garantam a integridade dos produtos.

 

Prazo de entrega:

 

Quando um cliente efetua a compra na loja virtual ele sabe que não terá o produto disponível em instantes. Ainda assim, os consumidores criam a expectativa do recebimento. Se sua equipe não providencia o envio imediato do item, é provável que aquele cliente não ficará satisfeito com a demora. Por isso, seja ágil no embalo e envio do produto. Estabeleça e cumpra os prazos acordados com os consumidores. Um dos erros frequentes no comércio eletrônico, especialmente cometido por empresas em crescimento, é o atraso das encomendas.

 

Esquecer do rastreamento:

 

Uma forma de demonstrar segurança e confiança a seus clientes é acompanhar junto a eles o status do produto enviado. Nada de postar nos Correios, ou outra transportadora, e se esquecer da venda. Informe periodicamente ao comprador sobre o processo de entrega. O produto já foi postado? Qual o número do localizador? Já chegou na cidade de destino? Quando a encomenda chegar, verifique também se o cliente ficou satisfeito. Ele pode recomendar sua loja virtual pelo atendimento e atenção oferecidos durante a entrega.

 

Não subestime esta etapa do negócio! O ideal é que todo este processo esteja automatizado em sua Loja Virtual, desde o disparo de e-mails até a impressão e envio do código de rastreio. Você sabia que o SIGEP  pode ser integrado direto em sua Loja Virtual ? O SIGEP é um serviço de postagem dos correios, com o propósito de preparar e gerenciar as postagens de clientes dos Correios. Seus principais atributos técnicos são: facilidade e rapidez na preparação das postagens e gestão das informações sobre os objetos postados.

 

Logística Reversa:

 

Se mesmo tomando todos estes cuidados de embalagem, acompanhamento e agilidade no envio, o cliente ainda não ficar satisfeito e quiser devolver o produto sua loja virtual precisa estar preparada. O sistema integrado deve ser capaz de computar uma reentrada do produto no estoque, ou seja, operar com a logística reversa. O cliente tem direito ao ressarcimento do valor de acordo com o Código do Consumidor. Por fim, caso isso ocorra, certifique-se dos motivos que levaram a restituição a mercadoria para que isto não ocorra novamente!

 

Há alguns investimentos que são necessários à sua loja virtual. Não se esqueça de que a satisfação do cliente é essencial para mantê-lo em sua base e gerar recomendações. Portanto, conte com um serviço de logística organizado e eficiente.

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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