Um famoso dito popular diz “quem vê cara, não vê coração”. Realmente, não podemos basear as nossas ações apenas em aparências, por outro lado, no mundo moderno em que vivemos, o visual tem ganhado cada vez mais importância.
Trazendo este conceito para o comércio eletrônico, o coração do seu negócio está na qualidade do produto/serviço que comercializa – juntamente com fatores complementares, como excelência no atendimento ao cliente, eficiência na entrega dos produtos, boa comunicação com seu público, etc.
Mas, atenção, este conselho vai para os mais conservadores: sim, a embalagem do seu produto é extremamente importante para a fidelização do cliente. Quer saber os motivos? Investir em embalagem é importante para:
Preservar a integridade do produto: Parece óbvio, mas muitos empreendedores “escorregam” nesta questão. Avalie se o produto que comercializa é frágil, perecível e sensível e encontre a embalagem que melhor preserve a integridade do produto até o momento da entrega. Com isso, sua empresa evita a logística reversa e a insatisfação do cliente.
Conquistar o cliente: Sabe aquele momento de conquista da pessoa amada? Você faz de tudo para agradar, causar uma boa impressão e não cometer gafes. Então, porque com o seu cliente, o principal foco da sua empresa, tem que ser diferente? Além de investir em uma embalagem de qualidade, invista também em um pacote charmoso e elegante, mas sem exageros. Crie aquela expectativa gostosa por meio de uma embalagem criativa.
Aumentar a confiança: a escolha de uma boa embalagem é essencial para criar uma boa impressão e, com isso, aumentar a confiança do cliente em sua marca, ou seja, seu branding. Você também pode colocar folders ou até mesmo um agrado para o cliente, como por exemplo, um bônus para a próxima compra.
A embalagem no e-commerce tem muito mais importância do que simplesmente ser um mero pacote para envio.
Analise seus concorrentes e pense em maneiras de se diferenciar deles. Parece algo simples, mas pode fazer toda a diferença.
Fonte: Amauri Moura (Blog do Moip) |