Usando o Wordpress como plataforma para blogs

 

O Wordpress é considerado uma das plataformas mais competentes e versáteis para criação de grandes portais e blogs. E talvez seja um dos melhores exemplos de como as plataformas Open Source mostram sua eficiência na prática. Contudo, para quem está entrando na área, pode ser um pouco estranho inicialmente entender por qual razão ele é considerado tão bom.

 

Antes de mais nada, precisamos estabelecer que ele não é o único grande CMS (Content Management System, ou Sistema de Administração de Conteúdo). Joomla, Drupal, Magento e Blogger são outros bem conhecidos, com suas devidas funcionalidades, vantagens e limitações que vão de acordo com as preferências de cada usuário. Mas curiosamente, o Wordpress acaba se destacando por praticamente cobrir todas as características dos seus concorrentes e continuar em franco crescimento.

 

Acessibilidade

 

Segundo as pesquisas da W3Techs realizadas em 2013, a preferência dos usuários pelo Wordpress é de quase 60%, seguido do Joomla com 9%, e todas as demais plataformas com os 31% restantes. Essas estatísticas apenas comprovam a grande preferência do público pela estrutura oferecida pelo Wordpress. Mas afinal de contas, o que faz dele tão especial?

 

A característica mais chamativa no Wordpress é a acessibilidade oferecida para novos usuários. E neste âmbito, não incluímos apenas aqueles que conhecem de programação, mas aqueles que não entendem absolutamente nada do mesmo. Sua interface é simples de ser usada e customizada para quem nunca teve acesso anterior a plataforma, e o próprio site do Wordpress oferece boas dicas de como iniciar suas atividades. 

 

 

Quanto a customização, o Wordpress possui um acervo generoso de opções gratuitas de temas, plug-ins e widgets para que os usuários possam testar de acordo com suas preferências e necessidades. E aqui entra a grande vantagem em comparação a outros CMS: ressaltando a praticidade da interface dita acima, um usuário pode configurar todos os recursos sem a necessidade de usar uma linguagem de programação. Mas para garantir recursos e diferenciais exclusivos, é importante conhecê-las, especialmente o PHP.

 

A acessibilidade do Wordpress permite que novos usuários não apenas descubram com mais facilidade, como incitam a chance de desenvolver suas habilidades técnicas e artísticas na plataforma por meio dos recursos. E é este fator que garante o crescimento contínuo da plataforma.

 

Criação & Adaptação

 

Em um primeiro momento, pode-se pensar que toda essa gratuidade e liberdade não levem a ganhos financeiros. Mas isto está longe de ser verdade. Uma vez que a plataforma é livre para uso, é possível criar recursos pagos e exclusivos, desde que se mantenha a política de código-fonte aberto para que outras pessoas possam criar suas versões. Existem muitas empresas e negócios que vendem seus serviços no Wordpress justamente para criar temas, plug-ins e widgets exclusivos para a plataforma. 

 

Outra vantagem que a liberdade de uso do Wordpress oferece para todos os usuários é o seu suporte. Comunidades Open Source têm como característica em comum o fato de seus usuários estarem sempre se ajudando com novas ideias, eventuais bugs e falhas de sistema, e trocando experiências visando toda a comunidade. Neste ponto, todos saem ganhando, daqueles que estão apenas para sanar dúvidas até quem procura por novos profissionais para gerir os seus projetos. 

 

Fácil Integração

 

Atualmente, é fácil encontrar plug-ins que ligam um blog em Wordpress a redes sociais como Facebook, Twitter, Pinterest, entre várias outras, seja na forma de compartilhamento de conteúdo, seja na possibilidade de usar estas redes sociais para interagir com o próprio blog, como utilizar a conta do Facebook para comentar nos posts, por exemplo.

 

Mas para quem já está um pouco mais acostumado com os recursos da web, sabe da maior vantagem oferecida pelo Wordpress: maior facilidade para gerir os recursos de SEO. Essencial para garantir um bom retorno em visualizações e outros resultados para blogs, o SEO depende de vários fatores para que seja bem sucedido, e o Wordpress é capaz de oferecer as condições necessárias como title, description e keywords.

 

Com tantos recursos disponíveis, e tantos outros em produção ou atualização, o Wordpress é um investimento garantido. A partir dele, é possível não apenas gerar possibilidades incríveis para o blog, como literalmente formar novos profissionais em diversas áreas, de produção de conteúdo a desenvolvedor. Com todas estas vantagens, você pode arriscar sem medo de dar algo errado!

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

Siga-nos também!

Assine nossa newsletter

Quer saber como fazer marketing de conteúdo?