Muitos vendedores frequentemente fazem a mesma pergunta: na hora em que o cliente abandona a compra na loja virtual, a possibilidade de venda acabou? Na verdade, não. E a recuperação de carrinho é uma estratégia que, quando adotada de forma organizada, pode ser mais uma forma de aumentar as conversões no seu e-commerce. Portanto, vamos ver como e quando usar essa ferramenta estratégica!
As possibilidades da recuperação de carrinho
Imprevistos acontecem. E sua empresa deve sempre levar em consideração os motivos de um abandono de carrinho antes de ignorar as chances de vender. A internet e a eletricidade podem ter sofrido quedas bruscas, a conexão em si pode estar mais lenta do que o normal, uma emergência pode ter surgido ou aquela compra acabou ficando para depois.
É aí que deve haver um olhar mais atento. A análise dessa porcentagem de compras não fechadas, os valores, o perfil do cliente, tudo deve ser levado em consideração para uma tomada de decisão. Qual o impacto dessas vendas em aberto na sua organização e quanto custa para tentar reverter uma porcentagem delas?
Às vezes, na preocupação em conquistar clientes, podemos oferecer mais do que somos capazes de oferecer e criar um vício de negociação. Frete grátis, brindes e outras vantagens, ao longo do tempo, vão, com certeza, pesar nas suas contas.
As estratégias de Marketing
Às vezes, tudo o que o cliente precisa para fechar a compra é de um lembrete. Usando essa estratégia, as taxas de recuperação de carrinho costumam ser bem atrativas e o custo é relativamente baixo.
Essa técnica é bem interessante, principalmente quando o contato é feito nas primeiras horas depois do abandono. Faça também mais uma tentativa depois de 24h e depois de 7 dias. Se, depois disso, o cliente ainda não demonstrou interesse, aí sim é hora de desistir dessa conversão.
Aliás, é interessante também investir na automação desses processos. Assim, você não precisa se preocupar em salvar na agenda cada e-mail a ser enviado, o que é muito mais prático e efetivo.
A personalização do contato
O cliente gosta de ser lembrado, mas nunca de ser cobrado por algo. A recuperação de carrinho é uma venda que você deseja concretizar, ou seja, ele não lhe deve nada. Portanto, uma boa ideia é aproveitar esse momento para personalizar a mensagem com um texto que agregue valor à sua marca e mostre que você coloca a preocupação do cliente em primeiro lugar.
Afinal de contas, o que é melhor? Um e-mail com o assunto “Pedido #XXXXXX — carrinho em aberto” ou algo em uma linguagem mais atraente, segmentada para o seu público-alvo? Aproveite a recuperação de carrinho também como uma ferramenta de relacionamento!
Use-a também para incluir outras ofertas e itens semelhantes recomendados para essa pessoa. Assim, a compra vira um lembrete de alguém que não apenas espera o pagamento ser registrado no financeiro, mas que se importa com a pessoa com quem está fazendo negócios. Quem sabe assim você não aumenta o valor final da compra?
O mais importante de tudo isso é lembrar que a recuperação de carrinho é uma estratégia que precisa de cuidado para ser implantada. Com organização e afinco, a sua empresa pode aumentar as conversões e fidelizar ainda mais a clientela com um atendimento diferenciado.
Acha que vale a pena usar a estratégia da recuperação de carrinho a seu favor? Quais são os outros métodos que você usa para vender mais? Compartilhe nos comentários! Fonte: Amauri Moura, Moip |