9 dicas para quem está começando no E-Commerce

 

Tudo bem, você já decidiu empreender, ou até mesmo já empreende com uma loja virtual. A pergunta que segue é: você abe o que deverá fazer daqui para frente? Qual é o próximo passo? Você e sua equipe precisam estar cientes das melhores práticas iniciais para diminuir as chances de erro. Listamos 9 dicas essenciais para quem está começando no E-Commerce, acompanhe lendo o post completo.

#1 Trabalhe a Identidade de sua marca

Muito importante que você não pense pequeno na hora de lançar sua loja na web. Seu negócio está entrando em uma zona de guerra, onde a concorrência não brinca em serviço. Nesse sentido, é indispensável trabalhar a identidade de sua marca. Comece consultando uma agência ou um profissional de branding, cuide de ter uma logo apresentável, um slogan chamativo e demais elementos o mais profissional possível.

#2 Aplique o M-Commerce

Estamos na era da telefonia e internet móvel. O design do seu E-commerce tem que ser responsivo, ou seja, se encaixar perfeitamente em dispositivos móveis, como smaptphones e tablets.Sem contar que em relação aos motores de busca,  o mobile deixou de ser opcional, para ser obrigatório. Sites que não seguem esta regra estão sendo “descartados” pelo Google, que dá preferência para quem já é mobile. Estar disponível em telas menores é proporcionar maiores chances de negócios.

 

#3 Produza conteúdo

Falando sobre estratégia e marketing, a primeira dica que compartilhamos com você é sobre a produção de conteúdo. O marketing de conteúdo é considerado a melhor estratégia comercial da atualidade. Sua eficácia é comprovada todos os nos mais diversos setores e meios de comunicação digitais.

 

 

Entre os canais mais praticados, podemos citar o Blog, as redes sociais, o e-mail marketing e o Youtube. Onde textos, imagens e vídeos formam excelentes estratégias que permitem assegurar geração de tráfego, engajamento, conversão, vendas certas, aumento da autoridade, entre outros.

#4 Invista em E-mail marketing

Uma ferramenta que com certeza não pode faltar! O e-mail aumenta as possibilidades de vendas de maneira considerável. A Forrester Research divulga que pessoas que recebem ofertas através do e-mail gastam 138% a mais do que as pessoas que não recebem. Além do mais, e só através do e-mail marketing que se consegue construir um dos maiores ativos que um negócio digital pode ter: a construção de uma base de leads. 

 

 

#5 Garanta atendimento personalizado

É fato que conquistar cliente não é tarefa fácil. O processo envolve diversas variáveis que precisam ser trabalhadas, seja na experiência de compra, qualidade do produto ou atendimento. Para facilitar, sua empresa precisa ter uma política de atendimento o mais personalizado possível.

 

Por isso procure entender a necessidade do cliente na primeira oportunidade e sempre se esforce em solucionar os problemas dele. Dessa forma, seu cliente bem tratado, será fiel a sua loja e indicará sua marca para outras pessoas, o que lhe fará economizar tempo e dinheiro na captação de novos consumidores.

#6 Crie canais de interação

Alinhando a dica anterior, aconselhamos que você e sua equipe busquem garantir credibilidade criando uma rede de canais de atendimento para o consumidor. Na prática, você pode facilitar a comunicação através do telefone, e-mail, chat online e perfis nas redes sociais.

 

Isso não apenas mostra que sua loja virtual é séria e competente, como facilita no atendimento, esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas. Importante ressaltar, porém, que o lado humano jamais deve ser descartado. Falamos isso porque alguns empresários acreditam que a solução é automatizarem tudo, mas nada substitui o lado humano do atendimento.

 

 

#7 Ofereça benefícios e diferenciais

Não deixe que seu comprador vasculhe sua loja para descobrir quais vantagens ele poderá receber. Crie diferenciais, bole ofertas, divulgue promoções. Algumas ideias sempre funcionam bem, como frete grátis, opções variadas de pagamento e parcelamento, compra segura, desconto à vista no boleto, entre outras ideias.

#8 Busque parceiros

A busca de parcerias e exploração de outros canais é uma grande dica para quem está começando. Em relação a novos canais de vendas, os marketplaces abrem o caminho para vendas mais assertivas. Comece a analisar a possibilidade de além de ter seu próprio e-commerce, fazer parte de um marketplace. Você estará abrindo as portas para mais vendas e mais lucro.

#9 Faça um bom SEO

Quanto mais bem planejado for o seu SEO, maiores serão suas possibilidades de vendas.Esse ranqueamento pode ser feito de duas formas: modo pago e modo orgânico. O primeiro é quando você investe em links patrocinados, em publicidade paga, para fazer chegar o tráfego até seu site. O segundo é feito pelo próprio conteúdo, quando você programa as palavras-chaves no que você produz. A ideia é se valer dos dois.

 

 

Concluindo

Acabamos de apresentar a você 9 dicas essenciais para entrar com tudo no setor de comércio virtual. Você pode começar a colocá-las em prática hoje mesmo. E isso vale tanto para quem está engatinhando, quanto quem já tem uma loja virtual em pleno funcionamento. Para fechar, incluímos um último conselho em forma de reflexão:

 

“Nenhuma estratégia funciona no papel. O que vale mesmo é a execução”. Como assim? Buscar as melhores formas de alcançar seu público e aumentar suas vendas só trará benefícios se você decidir aplicar.

 

Gostaria de completar nossa lista com mais alguma dica? Deixe nos comentários!

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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