Conhecendo os influenciadores de compra no E-Commerce

 

Segundo estudos, apenas 6% dos consumidores são influenciados a comprar em uma loja virtual através de mídias tradicionais, como TV, revistas, jornais ou catálogos impressos, por exemplo. Os verdadeiros canais de sucesso são os digitais. Esses e outros dados devem ser conhecidos por você e sua equipe de marketing, a fim de garantir maiores resultados para seu e-commerce. Mas surge a pergunta: o que é ser influenciador? Ou melhor, quem é o agente influenciador?

 

 

Preparamos este artigo a fim de responder esta pergunta e dar a você a chance de entender ainda mais o processo de compra e atrair conscientemente ainda mais consumidores para sua loja virtual. Confira!

 

Os agentes influenciadores

 

Philip Kotler define o influenciador como a pessoa cujos pontos de vista ou sugestões influenciam a decisão de compra. Dessa forma, pode participar em diversas etapas do processo, vindo a conduzir novos clientes à ação no futuro. Tomando como exemplo um e-commerce de roupas íntimas, uma cliente que comprou uma lingerie pode indicar a loja para um grupo de amigas. Ela pesquisou, conheceu as opções disponíveis, realizou a compra, gostou e indicou.

 

 

Este é o exemplo de um consumidor direto, ou seja, uma pessoa que adquiriu o produto e que o recomendou para outras potenciais compradoras. Masexistem outros tipos de influenciadores. Vamos apresentar para que você se aprofunde:

 

 

Propaganda: se seu marketing for bem direcionado, tende a influenciar positivamente seu cliente, especialmente se a estratégia for aplicada em canais digitais como blog, mídia social ou e-mail marketing. Aqui, o segredo é a personalização. Você deve fazer com seus conteúdos e produtos vão ao encontro da necessidade do potencial consumidor.

 

 

Referência: familiares, amigos e parentes podem exercer influência significativa direta em negociações. Esse é um dos motivos para que você trate sempre muito bem aos clientes de sua loja virtual, pois nunca se sabe quando um de seus parentes ou amigos pode desejar comprar em seu e-commerce.

 

 

Preço: um agente influenciador poderoso que pode fazer seu cliente optar por sua loja ou a da concorrente. Cuide de precificar corretamente seus produtos e se diferenciar do mercado. Mas isso não quer dizer que tenha que ser sempre mais barato, mas pelo menos, ideal para seu tipo de público.

 

 

Experiência: usabilidade, design, mobile e facilidade são palavras que fortalecem o conceito de boa experiência. Se seu consumidor teve boa experiência de compra em sua loja virtual, estará aberto a influenciar outros potenciais clientes a comprarem nela. Todo mundo busca boas condições de compra. Quem não deseja fazer seus pedidos com conforto, transparência e segurança?

 

 

Entrega: se seu frete for satisfatório, ou seja, chegar no tempo esperado, com preço competitivo e atrativo, com aspectos que surpreendam o cliente, isso não apenas o fará voltar ao seu site, como certamente fará com que motive outros que passarão a olhar com bons olhos para sua empresa.

 

O Processo

 

O agente influenciador é o canal mais amplo a ser coberto por seu marketing, pois como entendemos é todo o indivíduo ou elemento que apresenta uma opção, orienta, indica, mostra um caminho a quem estiver procurando por algo pelo produto específico. Por esse motivo que os gerentes de marketing de grandes empresas assediam os grandes formadores de opinião.

 

 

Identificar possíveis influenciadores, formadores de opinião de um segmento, é uma atividade que deve comum ao se elaborar um plano de marketing. Para o e-commerce, campanhas de marketing digital, que incluem links patrocinados, marketing de conteúdo, e-mail marketing e outros tipos de comunicação marcante, servem como apoio para incentivar o “boca-a-boca online”. Fazendo com que as pessoas ao serem questionadas sobre seus produtos ou sobre sua marca, tenham boas lembranças sendo fortemente influenciadas por alguma ação destas campanhas. 

 

Objetivo

 

Nosso objetivo aqui não foi esgotar o assunto, mesmo porque o processo de compra e comportamento do consumidor necessita de mais estudos, de pesquisa contínua que identificam nova característica diariamente diante da evolução do próprio consumidor. Quanto mais você conhecer sobre os agentes influenciadores, maiores as chances de resultados satisfatórios.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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