4 dicas de design para melhorar suas conversões

 

A taxa de conversão média no e-commerce brasileiro não é das maiores – geralmente não passa muito de 1%-, um reflexo da feroz concorrência e das características do nosso varejo. O desafio de alcançar melhores taxas de conversão é grande e passa por diversas estratégias de marketing e vendas, mas poucos realmente se preocupam em otimizar a sua plataforma de comércio online para se tornar uma máquina eficiente de vendas.

 

Uma das melhores formas de tornar o seu e-commerce mais otimizado é usar o design focado na conversão. A qualidade da sua interface de usuário pode ser uma vantagem ou um obstáculo na performance da sua loja virtual. Por isso, trouxemos 4 dicas de design para melhorar a sua taxa de conversão e potencializar os resultados do seu e-commerce:

 


 

1 – Prefira a simplicidade

 

Desculpe a sinceridade, mas o que um visitante procura no seu e-commerce certamente não é o layout no site. Um design extravagante, cheio de efeitos, de navegação diferente e inovações de interface poderia apenas distrair o seu potencial consumidor; portanto, a ideia é transformar a interface em algo agradável e praticamente imperceptível.

 

Dê destaque para o campo de buscas, no topo do site, de forma elegante. Use imagens grandes, elas vendem muito e têm o poder de equilibrar interfaces discretas ou minimalistas.

 

Claro, é importante ter uma loja virtual bonita e atraente, que transmita confiança e profissionalismo ao consumidor. Mas o design não pode ser o protagonista do seu e-commerce, e sim o seu produto, certo?

 

Isso também ajuda o site a carregar mais rápido. Metade dos consumidores afirmam que desistem do site se ele demorar muito a carregar, piorando sua taxa de conversão e perdendo receita.

 


 

2 – Seja acessível em todas as telas

 

Em países como os Estados Unidos o volume de buscas feitas em dispositivos móveis já ultrapassou o de computadores desktop, e a tendência é a mesma praticamente no mundo todo. Este é um claro sinal de que estar acessível em qualquer tamanho de tela é essencial para lojas virtuais que buscam receber visitantes vindas de sites de buscas como o Google, Bing e similares.

 

Geralmente se opta por uma versão mobile do site ou um design responsivo, que se adapta a qualquer tamanho e proporção de tela. A ideia é que o seu consumidor possa concluir tranquilamente as suas compras independente de estar no celular, no notebook ou tablet, por exemplo.

 

 

 


 

3 – Facilite o processo de compra

 

O design do sistema de pagamentos é um dos pontos mais críticos para a taxa de conversão de uma loja virtual. Aqui, também é bom seguir o princípio da simplicidade, facilitando e guiando o consumidor aos passos necessários para que ele possa concluir a compra.

 

Uma dica interessante é o uso do Checkout Transparente, um formato de sistema de pagamentos que viabiliza melhores taxas de conversão ao simplificar todo o processo de compra, mantendo o usuário no ambiente da loja (sem sair para telas do banco ou de outro serviço de pagamentos) com segurança e funcionalidades como a compra com 1 clique.

 

 

 


 

4 – Mantenha o desenvolvimento constante

 

O e-commerce é um tipo de negócio muito dinâmico, assim como o design aplicado às lojas virtuais, que deve estar em evolução constante. Fique sempre ligado nas novidades e possibilidades das interfaces de usuário, pesquise os concorrentes e sites de outros mercados em busca de insights para a sua loja, e seja curioso.

 

Faça testes A/ B para se decidir entre variações de cores, posicionamento e estilos de botões, textos call to action e produtos relacionados. Não pare de pensar em melhorias para a sua loja virtual, pois os seus concorrentes também não param.

 

E é claro, continue acompanhando o blog da S3Commerce e do MOIP para estar sempre por dentro das melhores técnicas e informações para a sua loja virtual estar sempre evoluindo.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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