Como o instagram pode contribuir para o branding do seu E-commerce

 

A presença de uma empresa no instagram tem se tornado essencial devido à facilidade que  a rede social apresenta em relação a exposição de diversos pontos da marca. Sem contar que, recentemente começaram a serem permitidas publicações patrocinadas o que aumentou ainda mais as possibilidades de engajamento e aumento de conversões de diversas lojas virtuais.

 

A S3Commerce preparou esse post com a intenção de responder algumas perguntas relacionadas à essa rede social que só vem crescendo na rede. A ideia é promover mais um guia para você aumentar as possibilidades de sua loja virtual e se destacar da concorrência.

 


Seja original

 

O Instagram é o aplicativo de fotos mais efetivo nas publicações para negócios e engajamento com consumidores. Com boas práticas, ele se torna um espaço perfeito para elevar o branding da sua loja virtual.

 

No entanto, criar uma conta na rede e não atualizá-la com frequência tem um feito negativo. Outra gafe que você não se deve cometer é postar fotos de banco de imagem, porque sua marca não fica transparente para seu público.

 

O ideal é contar histórias e envolver seus seguidores com fotos próprias. Então, considere obter câmeras com boa resolução e dar atenção à produção fotográfica. Uma boa dica é aplicar sua logomarca no canto das fotos e trabalhar bem sua identidade visual nas postagens.

 

Além do mais, é eficiente incluir informações sobre a marca, usar imagem ou um logotipo e um link para o site no perfil, e enfim, postar imagens que atraiam seguidores e que construam autoridade para seu negócio.

 


Incentivo para o Mobile 

 

Um dos maiores diferenciais do Instagram, é que ele é um aplicativo específico para o mobile. Ou seja, foi idealizado principalmente para ser usado em dispositivos móveis. E como você deve saber, focar no responsivo e e aplicativos é imprescindível.

 

Ser mobile ou até mesmo omnichannel é poder alcançar e estar lado a lado com um maior número de usuários e possíveis clientes e diversos canais.

 

Voltando ao Instagram, a rede social só vem crescendo, e chega a ter atualmente mais de 300 milhões de usuários ativos e se torna cada vez mais popular especialmente pela criatividade das pessoas, famosas ou anônimas, que compartilham suas rotinas de diversos ângulos.

 

 

Tenha ciência de complementar sua estratégia de marketing com o Instagram, e use-o para gerar tráfego para o seu e-commerce, local onde você dita as regras do jogo.


Criação de Comunidade

 

Seth Godin, um dos maiores nomes do marketing contemporâneo deixa claro em seu livro Tribos, que “Criar comunidades é criar o futuro”. Muitos empreendedores digitais, entre eles os donos de e-commerce, se preocupam bastante em criar audiência, afinal, audiência pode significar mais vendas para a loja.

 

No entanto, existe um conceito que supera o de criação de audiência: formação de comunidade. Pode parecer a mesma coisa, mas não é. Ter uma comunidade em torno de sua marca é contar um grupo muito mais fiel, que não apenas aumenta seu status, mas que interage e leva sua ideia adiante.

 

O Instagram pode ser muito efetivo nesse sentido, já que os usuários costumam ser bastante ativos na rede. 

 

Conectando sua conta do Instagram para suas outras redes sociais, é uma ótima maneira de deixar seus seguidores sabendo que você se juntou ao Instagram, e isso ajudará a fazer crescer o seu público-alvo, além de ficar mais fácil de compartilhar o conteúdo.

 


Praticidade

 

O que toda empresa também quer é ser encontrada. Para isso precisam investir em todos os canais possíveis. Como a rede já vem se consolidado como uma das mais importantes do mundo, estar presente é aumentar as chances de ser encontrado na rede.

 

É óbvio dizer isso, mas se os usuários que se interessam pelo seu tipo de produto estão ativos no Instagram, cabe a você ir até eles. Descubra como facilitar a conexão por meio das táticas usadas na própria rede.

 

Uma boa prática é utilizar a API para acessar o conteúdo que você mesmo publica ou o conteúdo gerado pelo usuário com base na hashtag (grande aliada para trazer cliente até você) ou localização. Os usuários do Instagram costumam postar milhões de fotos a cada dia. Aproveite para ver onde, como e o quê os usuários estão falando sobre sua marca.

 

Indo mais além, para se valer desse recurso, você pode criar uma galeria de fotos relacionadas com sua marca, produtos ou ideias, mostrar fotos em tempo real durante eventos ao vivo, criar um mapa digital de suas próprias fotos ou de onde os usuários estão marcados e incentivar que os usuários enviem fotos para concursos ou campanhas.

 


Vídeos rápidos como conteúdo

 

Essa função também pode ser grande aliada na atuação de sua empresa na rede. Tanto a versão para browser, quanto a mobile já estão atualizadas e exibem os vídeos criados pelo usuário. 

 

As gravações duram até 15 segundos e podem incluir áudio, e, assim como as fotos, também podem ser modificadas com 13 filtros diferentes (função específica). 

 

A ideia aqui é poder incluir este recurso no plano de conteúdo de sua marca no Instagram. Se você tiver criatividade e entregar bons vídeos para seus usuários, com certeza eles estarão mais propensos a gostar de sua loja virtual, como é o caso dos vídeos recentes do ponto frio.

 

Por isso, não pense apenas em fotos, inclua também os vídeos em seu cronograma também.

 


Eventos 

 

Bem, se você quiser também usar o Instagram para completar as táticas para eventos, fique sabendo que é uma ótima ideia. Mostre suas fotos e vídeos em tempo real, tente ser dinâmico.

 

Seu perfil do Instagram pode ser usado antes, durante e depois do evento. Por exemplo, você pode utilizar o aplicativo para postar as fotos antes do dia do evento como forma chamar atenção das pessoas e deixá-las curiosas.

 

Já durante a data estabelicida para o evento você pode ser interativo com os convidados, fazendo-os entrar na brincadeira e se sentirem envolvidos. Você também pode incentivar as pessoas a postarem fotos durante o evento, criando suas próprias tags e divulgando o evento por meio de hashtags estabelicidas por você como forma de promoção, que você verá logo abaixo.

 


Promoções

 

Apesar de suas peculiaridades diante das outras redes sociais, o Instagram pode contribuir  na criação de promoções. Por exemplo, você pode pedir as pessoas que sigam seu perfil e lançar desafios para elas.

 

Incentivar a foto mais bonita, engraçada ou criativa, da pessoa usando um produto, ou com uma legenda que tenha ver com o que você faz, enfim, pode explorar bastante as possibilidades para fazer com que elas se engajem mais com suas promoções. confira alguns exemplos:

 

 

Lembre-se também de criar um pequeno regulamento para sua promoção ou sorteio, como: Postar a foto, incentivar o número de curtidas, seguir o perfil e indicar 3 amigos nos comentários. Ou você pode criar as suas próprias regras, de acordo com seu perfil e público. 

 


Grandes marcas já usam

 

Se há outro motivo para você investir no Instagram é o fato dele ser bastante popular entre as grandes marcas. Para se ter ideia, das 500 maiores empresas eleitas pelo ranking da Fortune, 123 possuem já aderiram a moda das hashtags.

 

Dentre elas, podemos citar marcas como Starbucks, Nike, Ralph Lauren, Whole Foods, Coca Cola, entre outras. Elas estão explorando todos os recursos na rede para conquistar mais e mais consumidores.

 

A Nike, por exemplo, está entre as 10 marcas mais seguidas na rede, contabilizando mais de 2.4 milhões de seguidores. O grande diferencial da marca em relação a outros perfis de vestuário, são suas publicações de paisagens urbanas e cenários radicais de muito bom gosto.

 

A cafeteria mais famosa do mundo foi uma das primeiras a fazer sucesso no Instagram. As postagens que mais conectam seus usuários são as que destacam os bastidores da sede do Starbucks, o cotidiano das lojas  filiais e o lançamento de produtos.

 

Outros cases para você se inspirar para elevar ainda mais os resultados de sua loja virtual, são do Ponto Frio e da Magazine Luiza. As duas decidiram investir em mascotes oficiais e estão utilizando o Instagram para aumentar a popularidade de seus lojas.

 

No caso do Ponto Frio, que já utiliza o Pinguim como mascote há décadas, tem elevado suas estratégias de comunicação na rede social. Depois de fazer sucesso na rede com postagens bem-humorados e interagindo com os seguidores, o mascote agora é estrela do pedaço, principalmente na loja virtual.

 

A marca exibiu muita criatividade ao criar o Y&R, seu primeiro filme, chamado “Leva Tudo”, que mostra o personagem antenado em relação às tendências de tecnologia e disposto a promover ofertas para os clientes.

 

 

Já a Magazine Luiza apostou em um avatar muito bacana, que representa a própria Luiza. Ao acessar as lojas virtuais, você se depara com a personagem que está sempre exibindo um sorriso carinhoso.

 

É ela, inclusive, que dá destaque as postagens da loja no Insta. Conhecida por Lu, o papel é ajudar as pessoas a fazerem a compra certa, fornecendo informações de produtos, tirando dúvidas, promovendo ofertas e muito mais.

 


Vai aderir?

 

Muito mais que uma mera tendência, o Instagram está provando que é um dos espaços mais promissores no setor das mídias sociais

 

Esse pode ser um canal com um grande diferencial para sua loja virtual. Por isso não deixe de seguir estas dicas e estar sempre se inspirando para novas estratégias. Se precisar de auxílio para aplicar uma estratégia com esses pontos, fique a vontade para nos consultar. E, se você já usa o Instagram, continue a avançar e aderir as dicas que disponibilizamos neste post. Afinal de contas, você tem que nadar junto à maré do comércio eletrônico para fazer sucesso! 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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